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- Banking Products In PortugalPublication . Couto, Gualter; Pimentel, Pedro; Toste, Luís Miguel da SilvaThe offerings of financial products to investors have evolved considerably over the last decades. This study was undertaken to understand the importance of financial products in Portugal for banks and private clients. Different financial products can provide to banks an important role on their revenues and liquidity. For clients allows to invest their savings according the risk, complexity and potential return they pretend be exposed. Financial products can be divided into four groups: deposits, investment funds, securities, and insurance banking. The six largest banks with Portuguese headquarters were identified based on an analysis of net asset value, and the products offered were analyzed. It was found that on an overall basis, the offerings of financial products available in banks are rather diverse and, at the same time, uniform. It was also noted that investment decisions are dependent on the investors and there are financial innovations that attract differentiated savings.
- Bio-diversidade e co-ExistênciaPublication . Patrão Neves, Maria do Céu; Araújo, FernandoPartilhamos o planeta com outros animais. Pertencemos a uma espécie animal, reconhecendo noutras espécies similitudes da sua condição com a nossa. Tal suscita um conjunto de questões com relevância moral a que este volume se dedica: como devemos lidar com os outros animais? Qual o interesse de lhes reconhecermos um estatuto subjectivo relevante? Ou ainda, terá o Direito um papel nesse reconhecimento? Qual o equilíbrio na partilha de recursos do planeta? E o que é que a nossa condição animal nos diz sobre o nosso próprio estatuto moral? Destas questões preliminares decorrem muitas outras, sobre a domesticação, as simbioses, os hábitos, a alimentação, a companhia, os abusos, a desnaturação, a medicalização, a experimentação, a industrialização, o sofrimento - todas desafiadoras e a reclamarem respostas da Ética.
- A Educação Pré-Escolar hojePublication . Gil, Ana Cristina Correia, dir.; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte, ed.
- O contributo de Axel Honneth para a teoria política internacionalPublication . Fontes, Paulo VitorinoO trabalho do filósofo Axel Honneth e a sua conhecida Teoria do Reconhecimento ganharam importantes debates nos últimos anos. Honneth ao estender a sua teoria às relações internacionais opõe-se à conceção utilitarista dominante de que os governos nacionais orientam a sua ação essencialmente em relação a fins e mostra que os atores estatais orientam o seu agir a partir de um substrato moral, procurando o respeito e o reconhecimento da comunidade por eles representada. Deste modo, na presente comunicação, serão destacadas as razões a favor de uma maior consideração da dimensão do reconhecimento na explicação das relações internacionais e exploradas as implicações normativas que surgem a partir de tal mudança de paradigma para a compreensão e o tratamento das relações internacionais.
- Evocações em Pedra e em Bronze : um estudo para a conservação preventiva da estatuária pública do Centro Histórico de Ponta Delgada, S. Miguel, AçoresPublication . Oliveira, Carolina Maria; Albergaria, Isabel Soares; Romão, Paula MariaA presente dissertação constitui um trabalho de investigação focalizado nas práticas de conservação preventiva das pedras mármore e lioz, assim como do bronze, articuladas à valorização da estatuária pública tradicional de Ponta Delgada. O objeto a estudar diz respeito ao conjunto de vinte e um monumentos integrados no centro histórico da cidade, encontrando-se estes circunscritos às freguesias de S. José, S. Pedro e S. Sebastião. A proposta surge motivada pela ausência de estudos similares desenvolvidos a nível Açores, aliada a uma contínua constatação de problemas concernentes à manutenção e preservação dos monumentos públicos locais, para os quais a ausência de informação aparenta ser a principal causa. O propósito deste estudo passa sobretudo por procurar fornecer um conjunto generalizado de normas e diretrizes suscetíveis de guiar as entidades responsáveis na tarefa de preservar o conjunto de obras referenciado, bem como outros casos similares existentes na RAA.
- Isolation and characterization of bioactive compounds produced by lactic acid bacteriaPublication . Ribeiro, Susana Isabel Chaves; Silva, Célia Costa Gomes; Stanton, Catherine; Ross, R. PaulA caracterização de queijos tradicionais, em especial os de denominação de origem protegida, é extremamente importante, não só para a obtenção do produto final desejável, mas também de um ponto de vista económico e até ecológico. Estes queijos fabricados com leite cru são uma fonte crucial de bactérias do ácido láctico (BAL) geneticamente diversificada, que podem apresentar características promotoras de saúde e tecnológicas relevantes. Desta forma, 114 BAL isoladas de um queijo tradicional Açoriano (queijo do Pico) foram avaliadas pelo seu potencial em produzir compostos bioativos que podem ser benéficos para a saúde e para a segurança do produto final. As características tecnológicas destes isolados foram igualmente estudadas, tendo em mente o desenvolvimento de produtos funcionais com aplicações industriais. Os isolados de BAL foram primeiramente analisados pela sua capacidade de produzir substâncias antimicrobianas, bacteriocinas, contra várias bactérias patogénicas. […]. Em conclusão, o presente trabalho demonstrou o potencial de algumas estirpes de BAL isoladas do queijo do Pico, em produzir compostos bioactivos com relevância para serem utilizados no desenvolvimento de produtos alimentares funcionais.
- A atividade física na cultura de infância : delinear práticas e dinâmicas a partir do contexto de estágioPublication . Oliveira, Marta Moniz Almeida; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e apresenta-se como um resultado das práticas pedagógicas realizadas nos Estágios Pedagógicos I e II. Ao longo da sua elaboração apresentamos um aprofundamento da temática no sentido de realçar a importância da atividade física na cultura de infância, uma vez que, esta deverá estar sempre presente nas aprendizagens das crianças, por proporcionar um desenvolvimento integral. Para além disso, foi nossa intenção em contexto de estágio delinear práticas na implementação de atividades e jogos tradicionais, tanto em situação de sala de aula como no recreio, dando a conhecer aos alunos, a sua importância nas suas aprendizagens, assim como a cultura lúdica dos seus progenitores. Nas nossas práticas supervisionadas recorremos à observação e reflexão. No trabalho empírico optámos por uma metodologia mista, quantitativa através da avaliação de parâmetros num grupo de crianças e na aplicação de um inquérito, por questionário, aos seus encarregados de educação com o objetivo de conhecer as rotinas das crianças das duas escolas de estágio; e qualitativa na aplicação de uma entrevista realizada a 5 profissionais de educação (Grupos Focus), com questões relacionadas com a prática de atividade física nas suas escolas, partindo da cultura de infância. Os resultados do estudo permitiram-nos conhecer as rotinas de crianças das duas escolas de estágio, bem como as opiniões dos vários profissionais, no que se refere à Atividade Física das Crianças nas Escolas e do Papel da Cultura de Infância – Das Políticas Educativas às Práticas Atuais e Futuras na Escola. É de salientar que, foram consideradas, atividades desenvolvidas nos dois contextos de estágio que proporcionaram um enorme contributo para a minha formação profissional e enriquecimento a nível pessoal.
- (Re)Colocar as expressões artísticas no currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência no âmbito do estágio pedagógicoPublication . Travassos, Sílvia Guiomar; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio tem como título (Re)Colocar as Expressões Artísticas no Currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma experiência no âmbito do Estágio Pedagógico, uma vez que o nosso principal propósito é analisar e refletir sobre o lugar e o papel das Expressões Artísticas no currículo, em particular, partindo da ação educativa desenvolvida no nosso Estágio Pedagógico. Este documento vem no seguimento do Estágio Pedagógico I e do Estágio Pedagógico II, unidades curriculares integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. A escolha desta temática partiu da necessidade de se aprofundar o nosso estudo sobre o papel das Expressões Artísticas no cenário educacional, bem como refletir sobre as suas potencialidades pedagógicas e didáticas. Neste particular, o estágio assume um papel essencial, uma vez que se torna num espaço privilegiado de observação, experimentação e aprendizagem, não só ao nível das Expressões Artísticas, como também ao nível da própria docência, visto que procuramos aprofundar questões relacionadas com a mesma. Tendo em conta o principal objetivo deste Relatório, realizámos uma investigação que nos permitiu analisar as representações de futuros educadores/professores, em processo de formação inicial na Universidade dos Açores, relativamente à eficácia do seu percurso académico na área das Expressões Artísticas, bem como às suas expetativas e dificuldades relativamente à sua abordagem futura. Tendo por base a análise e reflexão acerca das nossas práticas, podemos concluir que as Expressões Artísticas se assumem como lugares privilegiados de aprendizagem, pelo que lhes deve ser dado um papel mais presente e ativo na educação dos nossos dias, valorizando o seu currículo e contrariando a ideia de que funcionam apenas como apoio e suporte ao trabalho realizado nas demais áreas curriculares. Para que este cenário se verifique, é essencial investir na formação inicial dos futuros educadores/professores, uma vez que estará nas suas mãos dar o devido valor ao currículo e às potencialidades das Expressões Artísticas, junto das futuras gerações que lhes vierem a ser confiadas.
- Estatística em ação, rumo ao desenvolvimento das competências dos estudantesPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daO conhecimento, na sociedade atual, evolui muito rapidamente, promovendo transformações tecnológicas e sociais, o que exige um aperfeiçoamento constante das competências dos seus cidadãos, para que estes sejam capazes de acompanhar essas transformações. Essa dinâmica requer que haja uma educação que prepare os cidadãos para continuarem a aprender após o seu tradicional percurso escolar. Dessa forma, é preciso desenvolver, cada vez mais, nos estudantes a autonomia para que estes possam construir o seu próprio conhecimento, baseando-se nas múltiplas informações com as quais se confrontam no seu dia a dia, para que possam exercer as suas funções de forma informada e ajuizada. […]. Só com o desenvolvimento das competências no contexto da literacia estatística é que podemos cumprir esse desígnio de avaliar criticamente as informações que nos chegam a todo o momento. Reflita se está devidamente capacitado para não ser manipulado pelas informações difundidas. Esteja alerta!
- As expressões artísticas como uma janela aberta para a criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Catarina Lourenço; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio surge no seguimento da análise e reflexão acerca da ação educativa desenvolvidas no nosso estágio pedagógico, nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrado na 2.ª edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A razão que esteve na base do seu título - As Expressões Artísticas como uma janela aberta para a Criatividade, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - fundamentou-se na necessidade de compreendermos a forma como a criatividade, uma capacidade intelectual hoje em dia tão solicitada, é explorada em contexto escolar, nomeadamente através da lecionação das Expressões Artísticas. Neste sentido, procurámos compreender a forma como as Expressões Artísticas contribuem para o desenvolvimento das crianças, bem como explorar eventuais conexões entre estas áreas de conteúdo e a criatividade. Nesta ordem de ideias, averiguámos ainda a forma como criatividade é potencializada na escola, em especial, mediante a prática das Expressões Artísticas e nos contextos escolares em que realizámos os nossos estágios. Paralelamente à análise e reflexão acerca da nossa ação educativa, e com o objetivo de compreendermos as perspetivas dos docentes das escolas acerca desta matéria, realizámos entrevistas a docentes de ambos os níveis de ensino (quatro no total). Com o recurso a esta técnica, investigámos se, nas suas práticas diárias, fomentavam o exercício da criatividade, que meios e recursos utilizavam, se convocavam as áreas das Expressões Artísticas neste particular e que lugar atribuíam ao exercício da criatividade no processo de desenvolvimento das crianças. A análise e reflexão acerca das nossas práticas permitiu-nos concluir que as Expressões Artísticas são excelentes veículos de promoção da criatividade, contribuindo para uma prática pedagógica mais rica e diversificada e promovendo o desenvolvimento dos alunos, nos seus diferentes domínios. Concluímos ainda que, apesar de esta realidade ser valorizada pelos docentes de ambos os níveis de ensino em causa, é na Educação Pré-escolar que ela se revela mais flagrante, principalmente quando é convocada a área da Expressão Plástica.