Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-03"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- (Re)Colocar as expressões artísticas no currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma experiência no âmbito do estágio pedagógicoPublication . Travassos, Sílvia Guiomar; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio tem como título (Re)Colocar as Expressões Artísticas no Currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma experiência no âmbito do Estágio Pedagógico, uma vez que o nosso principal propósito é analisar e refletir sobre o lugar e o papel das Expressões Artísticas no currículo, em particular, partindo da ação educativa desenvolvida no nosso Estágio Pedagógico. Este documento vem no seguimento do Estágio Pedagógico I e do Estágio Pedagógico II, unidades curriculares integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. A escolha desta temática partiu da necessidade de se aprofundar o nosso estudo sobre o papel das Expressões Artísticas no cenário educacional, bem como refletir sobre as suas potencialidades pedagógicas e didáticas. Neste particular, o estágio assume um papel essencial, uma vez que se torna num espaço privilegiado de observação, experimentação e aprendizagem, não só ao nível das Expressões Artísticas, como também ao nível da própria docência, visto que procuramos aprofundar questões relacionadas com a mesma. Tendo em conta o principal objetivo deste Relatório, realizámos uma investigação que nos permitiu analisar as representações de futuros educadores/professores, em processo de formação inicial na Universidade dos Açores, relativamente à eficácia do seu percurso académico na área das Expressões Artísticas, bem como às suas expetativas e dificuldades relativamente à sua abordagem futura. Tendo por base a análise e reflexão acerca das nossas práticas, podemos concluir que as Expressões Artísticas se assumem como lugares privilegiados de aprendizagem, pelo que lhes deve ser dado um papel mais presente e ativo na educação dos nossos dias, valorizando o seu currículo e contrariando a ideia de que funcionam apenas como apoio e suporte ao trabalho realizado nas demais áreas curriculares. Para que este cenário se verifique, é essencial investir na formação inicial dos futuros educadores/professores, uma vez que estará nas suas mãos dar o devido valor ao currículo e às potencialidades das Expressões Artísticas, junto das futuras gerações que lhes vierem a ser confiadas.
- Estatística em ação, rumo ao desenvolvimento das competências dos estudantesPublication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daO conhecimento, na sociedade atual, evolui muito rapidamente, promovendo transformações tecnológicas e sociais, o que exige um aperfeiçoamento constante das competências dos seus cidadãos, para que estes sejam capazes de acompanhar essas transformações. Essa dinâmica requer que haja uma educação que prepare os cidadãos para continuarem a aprender após o seu tradicional percurso escolar. Dessa forma, é preciso desenvolver, cada vez mais, nos estudantes a autonomia para que estes possam construir o seu próprio conhecimento, baseando-se nas múltiplas informações com as quais se confrontam no seu dia a dia, para que possam exercer as suas funções de forma informada e ajuizada. […]. Só com o desenvolvimento das competências no contexto da literacia estatística é que podemos cumprir esse desígnio de avaliar criticamente as informações que nos chegam a todo o momento. Reflita se está devidamente capacitado para não ser manipulado pelas informações difundidas. Esteja alerta!