Browsing by Issue Date, starting with "2017-01"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Olhares sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares : relatos de estagiários a educadores de infância e professores do 1.º CEBPublication . Condessa, IsabelA escolha da área do brincar e do jogo como temática a investigar nos relatórios de fim de curso de vários estudantes, estagiários em Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) despertou o nosso interesse em saber o verdadeiro motivo que os levou a escolher esta área, assim como, das potencialidades e limitações encontradas no contexto de ensino nas suas escolas, considerando o jogo como uma ferramenta pedagógica ao serviço do ensino-aprendizagem na educação infantil. Contámos com a colaboração de 24 estagiários e recorremos a um estudo qualitativo, com base nos seus relatos e reflexões sobre as atividades desenvolvidas em prática pedagógica; e, das recolhas que foram realizadas sobre testemunhos de profissionais de educação. Da análise de conteúdo efetuada, para recolher as práticas e perspetivas de estagiários e profissionais sobre o papel do jogo nas aprendizagens escolares puderam-se retirar algumas ilações: 1. os estagiários recorreram frequentemente ao jogo e as expressões serviram muitas vezes para a sua funcionalidade pedagógica: ajudar as crianças a aprender com alegria e pleno envolvimento; as atividades de jogo não foram aceites do mesmo modo nas práticas da EPE e 1.º CEB, verificando-se algumas resistências por parte dos professores; 2. As perspetivas dos profissionais confirmam a grande plasticidade do jogo para garantir um ensino apelativo, promover aprendizagens, criar uma maior adesão e motivação das crianças; contudo, há ainda alguma resistência aos seu recurso nestas escolas que abrem as portas aos estagiários.
- O mercado está saturadoPublication . Tavares, João(...) No âmbito das comemorações do 40º aniversário da Universidade dos Açores, cada unidade orgânica organizou um dia para divulgar as suas atividades. Neste dia, que é o dia nacional da cultura científica, o departamento de biologia organizou uma exposição fotográfica que contam a história do departamento, o objeto de missão desde o ensino à investigação, ao desenvolvimento experimental, à divulgação, às expedições científicas e os dirigentes. É verdade, que nem toda a atividade pode ser expressa aqui, já que ela é de tal maneira grandiosa, mostramos aqui uma amostra da qual tínhamos imagens para poder afixar. Foi muito difícil recorrer a imagens de há 40 anos, que estavam quase todas em slide, sendo que, muitas delas já não estavam em condições de serem editadas. Mas, conseguimos imagens desde o arranque do departamento de biologia (...)
- Invasions changing marine biodiversityPublication . Barreiros, João P.
- Entrepreneurship Promotion in Higher Education InstitutionsPublication . Sousa, Áurea; Couto, Gualter; Branco, Nélia Cavaco; Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, HelenaThe importance of entrepreneurship promotion has increased significantly in today's society, especially during periods of crises. This work is based on the responses obtained through a survey conducted on a sample of 305 undergraduates of the University of the Azores, enrolled in different science programs. The aim is to deepen the knowledge of the entrepreneurial propensity of higher education students in the Azores, and in that way the university can stimulate their interest in creating businesses. The main results obtained, using exploratory data analysis (from the univariate to the multivariate), are presented and discussed.
- Regionalismo, Europeísmo e Federalismo em Denis de RougemontPublication . Vieira, Fábio António Lourenço; Amaral, Carlos Eduardo Pacheco; Miúdo, Berta PimentelO presente trabalho dedica-se a uma análise prospetiva da obra de Denis de Rougemont (1906-1985), pensador suíço e escritor francófono, o qual teve um profundo impacto no século passado no movimento personalista, no pensamento sobre as regiões e, sobretudo, no valor de um projeto federal europeu. Através da leitura da sua obra e de outros ensaios e teses sobre o pensador suíço, procura-se fazer um levantamento exaustivo de três dimensões do pensamento rougemontiano: regionalismo, europeísmo e federalismo. De entre as diversas áreas do pensamento a que Rougemont se dedicou, as três dimensões acima mencionadas vão enformar um quadro concetual original e atual que encontra no federalismo a resposta para os desafios europeus. Para um melhor entendimento da estrutura de pensamento do escritor suíço, traça-se uma breve resenha do homem e o seu contexto e a profunda influência do personalismo e cristianismo na sua produção literária e legado intelectual. Recorrendo à sua vasta obra, observamos a forma como a região se vai tornar um espaço de vivência das comunidades, por oposição ao Estado-nação que se revelava desadequado, e até um obstáculo, à implementação de uma Europa federal. Olhamos, ainda, para o ideal federalista preconizado por Rougemont, que se aplica à Europa - um continente evidente visto de fora – e o modo original como vai conciliar realidades diversas com o objetivo comum de unir os europeus em torno de um projeto comum.
- Perceções dos residentes sobre os impactos do turismo na comunidade localPublication . Quadros, Marlene; Moniz, Ana Isabel Arruda; Vieira, José CabralEsta dissertação tem como objetivo principal avaliar a perceção dos residentes da ilha de São Miguel em relação aos impactos do turismo na comunidade local, resultantes da liberalização do espaço aéreo com a entrada de companhias low-cost em 2015, e identificar os fatores que poderão influenciar a opinião dos residentes em relação ao desenvolvimento do turismo. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as perceções dos residentes, os impactos do turismo na comunidade local, os impactos do turismo em ilhas, os modelos de avaliação das atitudes e perceções dos residentes e os fatores que influenciam as perceções dos residentes face ao desenvolvimento do turismo, tendo em conta os princípios de desenvolvimento turístico sustentável. Pretende-se determinar se as caraterísticas sociodemográficas dos residentes e o grau de envolvimento no sector influenciam as suas opiniões e perceções e se é possível identificar grupos homogéneos de residentes com base nas suas perceções de impactos do turismo. A metodologia de investigação assenta na recolha de dados através de um inquérito por questionário aos residentes da ilha de São Miguel. A identificação de clusters de residentes e o conhecimento do seu perfil será útil para o planeamento e gestão do destino, contribuindo para uma melhor compreensão da estrutura das reações da comunidade local em relação à atividade turística.
- O comportamento do consumidor e a perceção de risco : uma aplicação aos produtos bancáriosPublication . Correia, Ricardo Manuel Raposo; Tiago, Maria Teresa BorgesA globalização e os avanços tecnológicos no setor bancário impulsionam nos dias de hoje as instituições bancárias a apostarem na inovação e diferenciação. Atualmente existem várias plataformas que permitem aos clientes comunicarem e realizarem operações online, e cabe aos bancos apresentarem níveis de serviço de qualidade. Com o sistema financeiro fragilizado, a segurança no sector bancário parece estar em causa face aos novos acontecimentos que afetaram os mercados financeiros e à rápida mudança verificada nas políticas monetárias. As novas medidas do BCE dirigidas à banca, impulsionam novas exigências, requisitos e obrigações. O presente estudo visa que o conhecimento profundo do perfil do cliente pode antever o seu comportamento na perceção ao risco. Existem vários fatores que determinam a escolha do cliente, como o conhecimento e análise das aplicações financeiras, a perceção do seu nível de risco e a atitude face à rentabilidade/risco, bem como o papel do gestor de conta pode provocar alguma influência, criando “impacto” na tomada de decisão. Para aprofundar esta matéria, foi utilizada uma amostra de duzentos e dezoito indivíduos com experiências pessoais de investimento distintas, através de um questionário online com o propósito de compreendemos na prática se o cliente está preparado para assumir o risco, entender aqueles que são mais ou menos adversos e os motivos que influenciam o seu comportamento na opção de compra/investimento. Procedeu-se a uma análise estatística com a intenção de determinar a existência ou não de diferenças significativas entre os agrupamentos selecionados.
- Ensino da Matemática : A abordagem de Singapura para o ensino-aprendizagem da MatemáticaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...). Neste artigo analisamos em pormenor o modelo de ensino-aprendizagem da Matemática em Singapura. (...) Este modelo aponta para a implementação de diferentes tipos de tarefas e atividades consoante as fases de aprendizagem de um determinado conceito. Na planificação das aulas de Matemática, há que ter em conta tipos específicos de tarefas e atividades de aprendizagem para promover a compreensão conceptual das crianças, desde as ideias introdutórias até à descoberta de relações mais complexas, para recordar e praticar e para a resolução de problemas e aplicações, desempenhando a avaliação um papel central. (...)
- Sazonalidade do turismo nos Açores : impactos na gestão e estratégia dos alojamentos turísticosPublication . Veríssimo, Diana Sofia Pavão; Couto, João Pedro AlmeidaA seguinte investigação foi elaborada com o propósito de analisar e identificar os impactos da sazonalidade na gestão dos alojamentos turísticos dos Açores. A sazonalidade é encarada por muitos investigadores como um fenómeno complexo, tornando-se para os gestores num desafio inerente ao meio envolvente das empresas. A complexidade do fenómeno requer uma repartição em fatores da procura e da oferta de um destino. Os fatores da procura aglomeram as condições e motivações diretamente ligados ao viajante, enquanto os fatores de oferta englobam as caraterísticas do destino e dos seus intervenientes (públicos ou privados). A dinâmica existente entre estes dois fatores vai definir a intensidade da sazonalidade, ou seja, quanto mais sinergéticos forem, menor será a disparidade de ocupação ao longo do ano. A sazonalidade poderia ser investigada de diferentes perspetivas, no entanto a selecionada para este estudo será a perspetiva dos diretores/gestores de alojamentos turísticos em relação ao panorama regional. Para tal, foram selecionados um conjunto de alojamentos com tipologias a categorias diferentes a fim de apurar as analogias e distinções entre os mesmos. Através de uma investigação utilizando o método qualitativo, realizaram-se as entrevistas aos respetivos responsáveis, procedendo-se de seguida à transcrição das mesmas de forma a comparar os contributos e tirar conclusões a partir dos mesmos. Os resultados de maior destaque e simultaneamente maior concordância entre os intervenientes estão relacionados com a distribuição, evolução e tendência da sazonalidade. A distribuição ao longo do ano é desigual, apresentando maior concentração no verão e menor no inverno. A evolução tem sido significativa nos últimos anos. A tendência por sua vez, aponta para uma diminuição da intensidade da sazonalidade na região, com a liberalização do espaço aéreo e a promoção do destino a serem elementos de relevância para tal.
- Turismo de negócios e eventos na RAA : análise do Torneio Internacional de Big Game FishingPublication . Silvestre, Natacha de Mendonça; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores, no seu Plano de Atividades e Orçamento 2015/2016, refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). Através da análise do Torneio Internacional de Big Game Fishing, a presente dissertação pretende: a) aferir se o evento contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva em alto mar e b) se a estratégia de apoio e promoção ao evento se assume, de facto, como um elemento fundamental na política de promoção e qualificação da oferta turística nas áreas em que a Região tem maior potencial, nomeadamente no Turismo de Mar e Aventura. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado específicos. Todavia, no que respeita à comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que o Governo Regional dos Açores está a desenvolver programas de apoio à captação de mais eventos para a Região, é de grande interesse para as entidades envolvidas uma análise cuidada sobre aqueles que mais benefícios trazem ao arquipélago, bem como as suas implicações no que respeita à afirmação do destino no contexto internacional.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »