Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Sazonalidade do turismo nos Açores : impactos na gestão e estratégia dos alojamentos turísticosPublication . Veríssimo, Diana Sofia Pavão; Couto, João Pedro AlmeidaA seguinte investigação foi elaborada com o propósito de analisar e identificar os impactos da sazonalidade na gestão dos alojamentos turísticos dos Açores. A sazonalidade é encarada por muitos investigadores como um fenómeno complexo, tornando-se para os gestores num desafio inerente ao meio envolvente das empresas. A complexidade do fenómeno requer uma repartição em fatores da procura e da oferta de um destino. Os fatores da procura aglomeram as condições e motivações diretamente ligados ao viajante, enquanto os fatores de oferta englobam as caraterísticas do destino e dos seus intervenientes (públicos ou privados). A dinâmica existente entre estes dois fatores vai definir a intensidade da sazonalidade, ou seja, quanto mais sinergéticos forem, menor será a disparidade de ocupação ao longo do ano. A sazonalidade poderia ser investigada de diferentes perspetivas, no entanto a selecionada para este estudo será a perspetiva dos diretores/gestores de alojamentos turísticos em relação ao panorama regional. Para tal, foram selecionados um conjunto de alojamentos com tipologias a categorias diferentes a fim de apurar as analogias e distinções entre os mesmos. Através de uma investigação utilizando o método qualitativo, realizaram-se as entrevistas aos respetivos responsáveis, procedendo-se de seguida à transcrição das mesmas de forma a comparar os contributos e tirar conclusões a partir dos mesmos. Os resultados de maior destaque e simultaneamente maior concordância entre os intervenientes estão relacionados com a distribuição, evolução e tendência da sazonalidade. A distribuição ao longo do ano é desigual, apresentando maior concentração no verão e menor no inverno. A evolução tem sido significativa nos últimos anos. A tendência por sua vez, aponta para uma diminuição da intensidade da sazonalidade na região, com a liberalização do espaço aéreo e a promoção do destino a serem elementos de relevância para tal.
- Turismo de negócios e eventos na RAA : análise do Torneio Internacional de Big Game FishingPublication . Silvestre, Natacha de Mendonça; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores, no seu Plano de Atividades e Orçamento 2015/2016, refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). Através da análise do Torneio Internacional de Big Game Fishing, a presente dissertação pretende: a) aferir se o evento contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva em alto mar e b) se a estratégia de apoio e promoção ao evento se assume, de facto, como um elemento fundamental na política de promoção e qualificação da oferta turística nas áreas em que a Região tem maior potencial, nomeadamente no Turismo de Mar e Aventura. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado específicos. Todavia, no que respeita à comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que o Governo Regional dos Açores está a desenvolver programas de apoio à captação de mais eventos para a Região, é de grande interesse para as entidades envolvidas uma análise cuidada sobre aqueles que mais benefícios trazem ao arquipélago, bem como as suas implicações no que respeita à afirmação do destino no contexto internacional.
- O turista gay e os Açores : uma análise da aceitação ao segmento de mercadoPublication . Rodrigues, Carolina Gomes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesConsiderando o crescimento da visibilidade da comunidade LGBT e da discussão do seu impacto económico no turismo, o estudo pretende analisar as especificidades deste segmento e a recetividade ao mesmo por parte das unidades hoteleiras açorianas, no processo de reserva de alojamento turístico, procurando perceber se existem sinais de preconceito. O recente aumento da atividade turística nos Açores e a procura por nichos com valor também justificam a abordagem desta temática. Foram criados quatro casais fictícios, dois homossexuais (mulher-mulher e homem-homem) e dois heterossexuais (homem-mulher e mulher-homem). A partir da listagem oficial de alojamentos, foi enviado um e-mail, redigido por um desses casais, requisitando informações e disponibilidade para uma estadia em lua-de-mel. Os resultados indicam que não foi oferecido mais alojamento aos casais heterossexuais do que aos homossexuais, sendo que as não respostas ou as respostas negativas e a qualidade das mesmas não estão relacionadas com a orientação sexual do turista. No que toca ao género, foi observado que os homens gays receberam menos respostas positivas que as mulheres gays e que grande parte das respostas positivas são dadas por mulheres. Constata-se que as características do alojamento não são determinantes na disponibilidade oferecida mediante a orientação sexual e que a resposta aos turistas gays foi tendencialmente mais demorada. Problemas de discriminação e falta de sensibilidade podem ter consequências prejudiciais para o destino. Esta investigação pretende contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pelos diferentes stakeholders do setor do turismo.
