DME - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
Permanent URI for this collection
Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DME - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 98
Results Per Page
Sort Options
- Modelação do efeito de preço e promoções para uma família de produtos alimentares.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.
- Market share models for consumer goods.Publication . Themido, Isabel H.; Mendes, Armando B.
- Modelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis explicativas com comportamentos diferenciados.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.; Vasconcelos, Maria A.Neste trabalho são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos "clássicos" e modelos de atracção - bem como expressões de relativização de variáveis de marketing. De diferentes variáveis explicativas pode-se esperar um comportamento diferenciado das respectivas elasticidades directas. Assim, existem combinações de modelo e expressão de relativização mais adequadas para certas variáveis explicativas. Neste trabalho, propõe-se a utilização da forma estrutural dos modelos mais adequada, relativamente ao comportamento esperado das variáveis explicativas. Descreve-se também como combinar, no mesmo modelo, variáveis explicativas com comportamentos esperados diferenciados. Apresentam-se ainda dois exemplos reais de aplicação. O primeiro é constituído por séries cronológicas de preços e quotas de mercado de marcas de óleo numa grande superfície, concluindo-se pela utilização de modelos do tipo elasticidade sempre decrescente com aumento da variável explicativa. O segundo utiliza igualmente dados de vendas de uma grande superfície, mas usa como variável explicativa o espaço de exposição, conduzindo a modelos com um máximo de elasticidade. Por fim, apresentam-se modelos para modelação de quotas de mercado utilizando as duas variáveis explicativas.
- Modelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'.Publication . Themido, Isabel H.; Mendes, Armando B.Os métodos utilizados no desenvolvimento e calibração de modelos de localização de espaços comerciais e previsão de vendas são múltiplos, variando desde simples modelos de previsão por analogia até modelos muito complexos que incorporam modelos causais dentro de uma estrutura de modelo gravitacional. Mais recentemente, surgiram também alguns modelos em que se recorre a meta-heurísticas para apoiar decisões de configuração da rede de uma cadeia de retalho. Neste artigo apresentam-se as várias metodologias dando especial atenção aos modelos causais. Podem ser relevantes factores de natureza geográfica, demográfica, socioeconómicas e concorrenciais. As variáveis de natureza geográfica são indispensáveis em modelos de localização já que é necessário avaliar a acessibilidade das várias localizações, enquanto as demográficas permitem avaliar a área de influência da loja e o número de clientes potencial de cada localização enquanto as variáveis socioeconómicas são indispensáveis na caracterização dos potenciais clientes. Por fim os factores concorrenciais são de primordial importância para a avaliação da quota de mercado potencial da nova loja.
- Segmentação de clientes de lojas de pequena dimensão.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.Neste trabalho apresentam-se resultados da segmentação de clientes de uma cadeia de retalho. A análise é baseada numa amostra de mais de 3500 respondentes a um inquérito. Para agrupar os indivíduos é estimado um modelo de segmentos latentes. A estimação tem como objectivo maximizar a função de probabilidade a posteriori e integra diversos algoritmos (implementados no software Latent Gold) usados em etapas sucessivas de um processo iterativo de estimação. Os segmentos de clientes distribuem-se de modo diverso em quatro tipos de lojas que se determinam. A tipificação das lojas, usando um método hierárquico de agrupamento, atende a apreciações qualitativas de especialistas.
- Análise de variância e teste t de student na variação espaço-temporal e morfométrica de uma praga agrícola.Publication . Mendes, Sandra L.; Vieira, Virgílio; Mendes, Armando B.; Oliveira, LuísaA Pseudaletia unipuncta, vulgarmente conhecida como "lagarta das pastagens", é considerada a mais importante praga nos Açores, sendo causadora de danos estimados anualmente em cerca de 8% da produção vegetal. Neste trabalho estuda-se a variação sazonal (3 estações do ano) e espacial (3 altitudes) de caracteres morfológicos de insectos adultos (borboleta nocturna), capturados nas ilhas Açoreanas de Santa Maria, São Miguel e Faial, durante os anos de 1997 e 1998, no total de 1100 indivíduos. Foram efectuadas medições em quatro elementos corporais: asas anteriores, asas posteriores, pata posterior direita e genitália. Os indivíduos foram agrupados em subpopulações segundo o sexo, a ilha, o ano de captura, a estação do ano e a altitude. A influência destes caracteres nas medições efectuadas foi avaliada utilizando testes ANOVA corrigidos pela técnica sequencial de Bonferroni. Verifica-se que não existem diferenças significativas ao nível dos caracteres morfométricos medidos nas 44 subpopulações. No entanto, numa análise de componentes principais evidencia-se a população de Santa Maria com valores médios inferiores aos das outras duas populações Estes resultados foram posteriormente comparados com árvores de classificação efectuados pelo método CHAID. Estuda-se ainda a (as)simetria das asas da borboleta utilizando o teste t de student emparelhado. Verifica-se existirem dois casos de assimetria para as subpopulações estudadas: um em Santa Maria no Verão de 1998 (numa das nervuras da asa anterior) e outro no Faial no ano de 1997 a média altitude (em relação ao comprimento máximo da asa anterior), sendo provavelmente um indicador da instabilidade do meio ambiente.
- Previsão por analogia: utilização de modelos discriminantes lógicos.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui CarvalhoO sector do retalho em Portugal está a passar por uma reestruturação, tendo-se observado nos últimos anos a perda da liderança em termos de volume de vendas por parte das grandes superfícies em favor das pequenas e médias superfícies. Em 1997 os supermercados atingiram a liderança, em quota de mercado, e consolidaram a sua estratégia de expansão. Perante este cenário alguns grupos de retalho Portugueses estão a investir fortemente em lojas de pequena dimensão, que ofereçam uma gama de produtos limitada, mas surjam como uma alternativa aos grandes espaços principamente pela comodidade da proximidade e da rapidez de serviço. No entanto, a localização de lojas de pequenas dimensões é especialmente crítica, como alguns insucessos recentes comprovam. Assim, no âmbito de um estudo de localização de lojas de retalho de pequena a média dimensão, apresenta-se uma tipificação de 19 lojas pertencentes a uma cadeia, em quatro agrupamentos considerados análogos para efeitos de previsão de vendas. Localizações potenciais de novas lojas são afectas a um dos agrupamentos denominados: lojas grandes, lojas de bairro (grandes e pequenas) e lojas de passagem. Para tal utilizam-se modelos discriminantes lógicos e informação relacionada com a loja e com a localização. Comparam-se ainda algoritmos para obtenção de modelos discriminantes lógicos como CHAID e CART para a função específica em estudo.
- Location assessment of outlet networks.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.The complexity derives mainly from the enormous amount of data that should be considered. Variables of geographical nature are used to evaluate the accessibility of the several locations, while the demographic ones allow the store’s trade area evaluation. Socioeconomic variables are indispensable in the potential customers' characterization, and competition ones are used for the evaluation of the new store market share. The methods are multiple, varying from simple analogy forecast models to very complex ones, which can incorporate causal models in a gravitacional or logit structure. More recente developments as the use of meta-heuristics such as genetic algorithms for the global problem of the multi outlet chain configuration, or the use of Voronoi tessellations in store trade area delimitation, are also presented. Finally the Geographical Information Systems’ role on the decision support process is equally explored.
- Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S."[...]. Este trabalho situa-se no âmbito de um estudo de localização de lojas de retalho alimentar de pequena e média dimensão, pretendendo tipificar um conjunto de lojas existentes. Os referidos agrupamentos são úteis não apenas para se poder avaliar o desempenho relativo das localizações e gestão das lojas mas também e, por utilização de métodos de previsão por analogia, para avaliação de novas localizações potenciais (Lilien. e Rangaswamy, 2002, Clarke, et al., 2001 e Ghosh e McLaferty, 1987)."
- Apoio à decisão na localização de lojas de retalho.Publication . Mendes, Armando B.; Oliveira, Rui Carvalho; Cardoso, Margarida G.M.S.Uma das decisões mais importantes que um retalhista pode tomar é onde localizar uma nova loja. Porque a conveniência e proximidade são tão importantes para o consumidor, uma loja pode falhar apenas por ter sido escolhida uma localização errada. Num sector de retalho alimentar em constante mudança, com o aumento da competição e as restrições governamentais relativamente à abertura de grandes espaços comerciais, os grupos económicos estão a dedicar mais atenção às cadeias de lojas de menor dimensão. Estas lojas, como lojas de proximidade, são especialmente dependentes da localização, uma vez que o seu poder de atracção é limitado e uma grande parte das vendas provém de clientes que se deslocam a pé. O problema da localização é complexo por ser necessário considerar inúmeras variáveis na avaliação de localizações de lojas. Ainda que a importância da localização seja clara para todos, tentar perceber todos os aspectos do desempenho de lojas, potenciais localizações e comportamentos do consumidor obriga à recolha de enormes quantidades de informação de vários tipos como geográfica, demográfica, socioeconómica e referente a dinâmicas de competição. Neste trabalho descreve-se um projecto de apoio à decisão na localização de lojas de retalho alimentar de pequena a média dimensão que envolveu a recolha de dados durante dois anos aproximadamente. Montou-se um programa de mystery shopping onde foram avaliados vários aspectos relacionados com a localização, serviço e gestão da loja, tendo sido estendido a algumas lojas da competição nas proximidades. Foram igualmente realizados dois inquéritos aos clientes das lojas existentes. Estes inquéritos permitiram a caracterização do cliente, caracterização da relação cliente - loja (motivação, meios de deslocação à loja, escolhas e preferências) e ainda a identificação da concorrência. Em trabalhos anteriores apresentou-se já uma segmentação de clientes baseada nas respostas aos inquéritos com base em modelos de segmentos latentes de que resultaram dois tipos de clientes que foram caracterizados como Clientes Preferenciais e Clientes Eventuais. Utilizou-se ainda um grande número de variáveis quantitativas resultantes da base geográfica nacional do INE com informação demográfica do censo de 2001 e operacionalizada segundo um Sistemas de Informação Geográfico. Em conjunto com uma base de dados com a localização de mais de 600 lojas de retalho alimentar em Portugal, essas variáveis permitiram a avaliação de áreas de influência e a caracterização da concorrência. No decorrer do presente trabalho definiu-se ainda o problema a apoiar e os níveis de decisão envolvidos. Efectuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre modelos e métodos utilizados em problemas semelhantes, tendo-se optado por métodos de analogia com análise discriminante. Assim, utilizaram-se os dados recolhidos para definir uma tipologia para as lojas existentes. Posteriormente utilizaram-se modelos discriminantes lógicos para deduzir regras de decisão que permitem classificar as localizações a avaliar numa das tipologias definidas. Por fim, após a validação dos modelos, programou-se o software APAV segundo uma filosofia loosely coupled sendo parte integrante de um conjunto de três componentes. Este sistema foi já utilizado para efectuar previsões para três novas lojas recentemente abertas ao público e que ainda não têm um ano de vendas. Se se comparar as previsões pelo modelo APAV com a extrapolação das vendas tendo em conta os meses disponíveis, obtêm-se erros de previsão relativos na ordem dos 10% para duas das lojas e apenas 1% na outra. Os modelos discriminantes utilizados podem igualmente ter uma leitura normativa, permitindo deduzir regras para encontrar boas localizações. Assim, analisam-se as regras de decisão deduzidas para as tipologias mais bem sucedidas de modo a obter normas desejáveis para novas localizações e as menos bem sucedidas para características indesejáveis.