Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Modelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'.

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
resumoAPDIO00.pdf46.74 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Os métodos utilizados no desenvolvimento e calibração de modelos de localização de espaços comerciais e previsão de vendas são múltiplos, variando desde simples modelos de previsão por analogia até modelos muito complexos que incorporam modelos causais dentro de uma estrutura de modelo gravitacional. Mais recentemente, surgiram também alguns modelos em que se recorre a meta-heurísticas para apoiar decisões de configuração da rede de uma cadeia de retalho. Neste artigo apresentam-se as várias metodologias dando especial atenção aos modelos causais. Podem ser relevantes factores de natureza geográfica, demográfica, socioeconómicas e concorrenciais. As variáveis de natureza geográfica são indispensáveis em modelos de localização já que é necessário avaliar a acessibilidade das várias localizações, enquanto as demográficas permitem avaliar a área de influência da loja e o número de clientes potencial de cada localização enquanto as variáveis socioeconómicas são indispensáveis na caracterização dos potenciais clientes. Por fim os factores concorrenciais são de primordial importância para a avaliação da quota de mercado potencial da nova loja.

Descrição

IO 2000, 9º Congresso da Nacional da APDIO. Instituto Politécnico de Setúbal: Setúbal, 16 a 19 de Abril de 2000 (Comunicação).

Palavras-chave

Espaços Comerciais Modelos de Localização

Contexto Educativo

Citação

Themido, Isabel Hall e Mendes, Armando B. (2000). "Modelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'". IO 2000, 9º Congresso da Nacional da APDIO, Instituto Politécnico de Setúbal: Setúbal, 16 a 19 de Abril de 2000 (Comunicação).

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo