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Modelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'.

dc.contributor.authorThemido, Isabel H.
dc.contributor.authorMendes, Armando B.
dc.date.accessioned2013-07-31T11:40:25Z
dc.date.available2013-07-31T11:40:25Z
dc.date.issued2000-04
dc.date.updated2013-07-29T15:41:24Z
dc.descriptionIO 2000, 9º Congresso da Nacional da APDIO. Instituto Politécnico de Setúbal: Setúbal, 16 a 19 de Abril de 2000 (Comunicação).por
dc.description.abstractOs métodos utilizados no desenvolvimento e calibração de modelos de localização de espaços comerciais e previsão de vendas são múltiplos, variando desde simples modelos de previsão por analogia até modelos muito complexos que incorporam modelos causais dentro de uma estrutura de modelo gravitacional. Mais recentemente, surgiram também alguns modelos em que se recorre a meta-heurísticas para apoiar decisões de configuração da rede de uma cadeia de retalho. Neste artigo apresentam-se as várias metodologias dando especial atenção aos modelos causais. Podem ser relevantes factores de natureza geográfica, demográfica, socioeconómicas e concorrenciais. As variáveis de natureza geográfica são indispensáveis em modelos de localização já que é necessário avaliar a acessibilidade das várias localizações, enquanto as demográficas permitem avaliar a área de influência da loja e o número de clientes potencial de cada localização enquanto as variáveis socioeconómicas são indispensáveis na caracterização dos potenciais clientes. Por fim os factores concorrenciais são de primordial importância para a avaliação da quota de mercado potencial da nova loja.por
dc.identifier.citationThemido, Isabel Hall e Mendes, Armando B. (2000). "Modelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'". IO 2000, 9º Congresso da Nacional da APDIO, Instituto Politécnico de Setúbal: Setúbal, 16 a 19 de Abril de 2000 (Comunicação).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2190
dc.language.isoporpor
dc.subjectEspaços Comerciaispor
dc.subjectModelos de Localizaçãopor
dc.titleModelos de localização e previsão de vendas de novas superfícies comerciais de venda a retalho: revisão do 'estado de arte'.por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.titleIO 2000, 9º Congresso da Nacional da APDIOpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

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