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- Modelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis explicativas com comportamentos diferenciados.Publication . Mendes, Armando B.; Themido, Isabel H.; Vasconcelos, Maria A.Neste trabalho são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos "clássicos" e modelos de atracção - bem como expressões de relativização de variáveis de marketing. De diferentes variáveis explicativas pode-se esperar um comportamento diferenciado das respectivas elasticidades directas. Assim, existem combinações de modelo e expressão de relativização mais adequadas para certas variáveis explicativas. Neste trabalho, propõe-se a utilização da forma estrutural dos modelos mais adequada, relativamente ao comportamento esperado das variáveis explicativas. Descreve-se também como combinar, no mesmo modelo, variáveis explicativas com comportamentos esperados diferenciados. Apresentam-se ainda dois exemplos reais de aplicação. O primeiro é constituído por séries cronológicas de preços e quotas de mercado de marcas de óleo numa grande superfície, concluindo-se pela utilização de modelos do tipo elasticidade sempre decrescente com aumento da variável explicativa. O segundo utiliza igualmente dados de vendas de uma grande superfície, mas usa como variável explicativa o espaço de exposição, conduzindo a modelos com um máximo de elasticidade. Por fim, apresentam-se modelos para modelação de quotas de mercado utilizando as duas variáveis explicativas.