Browsing by Author "Condessa, Isabel"
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- Análise de recursos e práticas para atividade física na infância : um estudo sobre 2 escolas.Publication . Oliveira, Marta M. A.; Condessa, IsabelCom este estudo empírico, realizado em contexto de estágio pedagógico, propusemo-nos observar e caracterizar os recursos existentes e os programas oferecidos em duas escolas da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (A e B) e compreender a sua potencialidade na promoção de prática de Atividade Física de um grupo de crianças/ alunos.
- Aprender competências das expressões nas associações locais : atividades para tod@s?Publication . Condessa, IsabelEstudo realizado a partir de um grupo de adultos de uma mesma região, com o propósito de conhecer o tipo de envolvimento que assumem com as associações locais de carácter sócio cultural, artístico, recreativo e desportivo, especificando: a. contextos de adesão; b. competências adquiridas c. impacto das questões de género nessa adesão.
- A Atividade Física para Idosos: apreciação de um projeto de intervençãoPublication . Condessa, Isabel; Camarinha, HélderA atual preocupação com o estudo da gerontologia tem repercussão mundial, assume um lugar de destaque e, por isso, ajuda a procurar o melhor perfil de envelhecimento através da implementação de estratégias eficazes de intervenção. No início de 2007 foi elaborado um “Projeto de Atividade Física para o Idoso”. O respetivo projeto teve como intuito proporcionar aos idosos do Concelho do Nordeste, mais especificamente aos idosos que frequentavam os diferentes Centros de Convívio e Lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste da ilha de São Miguel (Açores) uma atividade física orientada, regular e vocacionada para a promoção da saúde e do bem-estar físico, psicológico e social. Deste então, foi proporcionado um programa anual de intervenção dirigido aos idosos que passa por várias fases e etapas. Da apreciação à adesão analisada neste período de 5 anos em que tem decorrido a implementação do projeto, consideramos poder apresentá-lo como um programa de “boas práticas” orientada para a Atividade Física e a Saúde.
- Being and Learning with Physical EducationPublication . Condessa, Isabel; Silva, Joana Isabel GasparThis study aims at improving the understanding of the importance of Physical Education (PE) in the promotion of child education, through childhood play and sports games. These activities, from the curriculum of PE, help children to learn more and surpass their difficulties, through the acquisition of multi-dimensional skills (individual / social; psychomotor / socio-affective / cognitive), and so, to acquire an educational basis in their group and society. Our goal is to analyse the perception of the teachers about: the importance of PE, through the teaching of childhood play and sports games, to contribute to the development of children; the environment of PE teaching in infancy. The data were acquired through a questionnaire that was sent to Thirty-six (36) individuals (seventeen (17) pre-school educators, eighteen (18) elementary school teachers, one (1) specific PE teacher). Descriptive statistics (percentage of occurrences) were extracted from the questionnaires, and the data was processed with SPSS 20.0. In general, educators and teachers believe that the play and games offered in PE favors (advantage) the multidimensional development of children, allowing the acquisition of internal interdisciplinary skills and of external interdisciplinary skills. Educators prefer work with contents that promote body knowledge and the motor domain, cooperation, acquisition of self-confidence and respect for materials and equipment. Teachers prefer contents that promote the motor domain and physical health, acquisition of responsibility and attitudes – in skills of accountability and of socialization. In this study we are able to conclude about the perception of the importance of PE in contemporary childhood play, it is important in children education, in particular through the promotion of the development of social and emotional skills.
- Children Education: Azorean's Memories of their Childhood PlayingPublication . Condessa, IsabelThis study aims at better understanding of people's memories, in the Autonomous Region of the Azores, concerning the importance of childhood play in their education. A few decades ago the people on these islands developed their games and toys from experiences related to some of the traditional local jobs and some aspects of life on the islands. Through the people’s memories is possible to learn more about the experiences they went through as children (future-adults) and how they acquired the educational and cultural basis of the group/society they now belong to. From an analysis of cultural resources of the childhood play of various generations (adults and elderly people) we aim to discover the educational potential of play in relation to children’s development and education. Data were collected through a questionnaire that was sent to several people from all Azores islands. Qualitative data was first content analyzed according to a system of categories, which resulted from both, quantitative and qualitative analysis of data collected through. Of all the “best remembered games and play" there is a general preference for traditional games, although there is difference between the people from different islands, and also according to different generations and gender. Old people better remember playing with and enjoying construction toys with their family. In this study we are able to conclude that in general childhood play was important in Azoreans people education "in particular in promoting the development of social and emotional skills.
- Como vai o Ensino da Ginástica na Educação Física? Um Estudo nos AçoresPublication . Condessa, IsabelEste estudo pretende refletir o ensino da ginástica na Educação Física (EF) em diferentes escolas dos Açores, na última década. Pretendemos identificar a opinião de estudantes (ensino básico e secundário) sobre a ginástica, como área de currículo em EF (a ordem de preferência por relação a outras matérias, o nível de dificuldade e a frequência com que ocorre nas aulas) e a opinião de professores (ensino elementar, básico e secundário) sobre as dificuldades encontradas para o ensino da ginástica (materiais existentes, a sua formação em ginástica e a motivação dos alunos). Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado em diferentes momentos e em variados estudos, nos últimos dez anos, realizados em diferentes ilhas dos açores, com estudantes e professores de EF. Os dados obtidos sugerem que a prática de diferentes tipos de ginástica ensinada na atividade curricular da EF é diminuta no ensino secundário, como reflexo da insuficiente aprendizagem de técnicas elementares à ginástica realizada pelos alunos nas escolas de ensino elementar e básico. Os recursos físicos existentes, principalmente no 1.º ciclo ainda não são adequados nem as condições boas para a realização de uma prática que permita um aumento qualitativo da capacidade motora e também da motivação dos alunos para a ginástica. Nos Açores, onde o ensino da EF nas escolas do elementar é uma tarefa da responsabilidade e supervisão dos especialistas, é uma boa ideia investir na ginástica. Não podemos esquecer que esta é uma idade crítica para a aquisição de "skills" e capacidades chave para os diferentes tipos de ginástica.
- Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criançaPublication . Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz OliveiraÉ nos recreios onde as crianças realizam as suas atividades de forma "livre" e estes momentos são uma boa oportunidade de aprendi-zagem e desenvolvimento das habilidades motoras, a atividade lúdica e o jogo poden dar nesta fase, um grande contributo nesse senti-do.Este estudo teve como objetivos: saber quais as práticas realiza-das atualmente nos recreios das escolas do 1º ciclo e quais os espa-ços de recreio mais utilizados pelas crianças durante esse período, verificando as diferenças entre género. Para a realização deste estu-do foi aplicado um questionário sobre práticas e interações nos recreios em duas escolas do 1º ciclo da cidade de Braga. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais, 167 (52,7%) são rapazes e 150 (47,3%) raparigas. Verificamos que os rapazes, durante o tempo de recreio na escola, se envolvem com mais frequência nas seguintes atividades: correr (82,6%); jogar futebol (74,9%); caçadinhas (67,1%), e as raparigas realizam, com mais frequência: correr (78,7%); conversar (71,3%); caçadinhas (64,0%). Em relação aos espaços onde decorrem as atividades, tanto rapazes como raparigas mencionaram com masi frequência o campo de jogos (rapazes -68,2%; raparigas - 54,8%), de seguida o espaço em frente à escola (rapazes - 11,6% e raparigas - 23,6%) e o terceiro espaço mais utilizado é um espaço em terra com árvores, relva e al-gum relevo (rapazes - 8,5%; raparigas - 15,4%)
- A criança e a cultura regional açoriana : contributos de um olhar sobre o brincarPublication . Condessa, Isabel; Fortuna, Maria Margarida Pacheco; Castanho, Maria da Graça Borges; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Andrade, RitaO Projecto de Investigação, Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da Cultura do Brincar (P.I.R.A.T.A. - C.B.) tem o propósito de nos convidar a recuar no tempo, a fazer uma pausa no uso das tecnologias educativas, e a descobrir a magia daquilo que de mais genuíno herdámos dos nossos antepassados – o brincar, o expressar e o aprender através do recurso a jogos, a rodas cantadas e a lenga-lengas, que são parte integrante da nossa memória da infância. Analisando os recursos culturais das comunidades açorianas, no que respeita às suas produções de cariz artístico e popular, esta investigação procurará reverter a favor de uma escola que actue em pleno diálogo com a comunidade envolvente e que pense na dupla vertente da educação das crianças: individual e social. Primeiro, pelo desenvolvimento das capacidades expressiva e comunicativa; segundo, pela aquisição de conhecimento sobre o património cultural açoriano.
- O Currículo Regional na Educação Pré-Escolar : Análise de um ensaio realizado em contexto de EstágioPublication . Moniz, Andreia F.; Condessa, IsabelCom o intuito de valorizar a Cultura do Brincar nas práticas pedagógicas supervisionadas efetuadas em contexto da Educação Pré-Escolar, inquirimos um grupo de profissionais sobre a aplicação do Currículo Regional da Educação Básica no quotidiano e refletimos a importância do recurso a um conjunto de práticas lúdicas tradicionais efetuadas em contexto de estágio.
- O desenvolvimento da motricidade na criança e as expressões : um estudo em contexto de Pré-Escolar e 1º C.E.B.Publication . Condessa, Isabel; Borges, Carolina de Fátima BotelhoEste estudo teve como objetivo principal averiguar a percepção e práticas de professores no ensino da área das expressões e o desenvolvimento da motricidade na criança. A pesquisa foi efectuada a partir do confronto de informação recolhida através da aplicação: i. - questionário (perceção e práticas habituais de 31 educadores/ professores de várias escolas) e ii – testes para avaliação de 47 crianças (5 a 8 anos): índice de massa corporal (IMC) e motricidade geral e óculo-manual em conteúdos das expressões. Os testemunhos deixados pelos educadores/ professores orientaram-se no sentido de trabalharem mais a área da música e da expressão plástica, no Pré-Escolar e só mais tarde, no 1.º ciclo, darem um lugar de destaque ao movimento na expressão dramática e educação física. Destacaram a importância da motricidade fina nas aprendizagens cognitivas e da motricidade geral no desenvolvimento físico saudável da criança.