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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como objetivo principal averiguar a percepção e práticas de professores no ensino da área das expressões e o desenvolvimento da motricidade na criança. A pesquisa foi efectuada a partir do confronto de informação recolhida através da aplicação: i. - questionário (perceção e práticas habituais de 31 educadores/ professores de várias escolas) e ii – testes para avaliação de 47 crianças (5 a 8 anos): índice de massa corporal (IMC) e motricidade geral e óculo-manual em conteúdos das expressões.
Os testemunhos deixados pelos educadores/ professores orientaram-se no sentido de trabalharem mais a área da música e da expressão plástica, no Pré-Escolar e só mais tarde, no 1.º ciclo, darem um lugar de destaque ao movimento na expressão dramática e educação física. Destacaram a importância da motricidade fina nas aprendizagens cognitivas e da motricidade geral no desenvolvimento físico saudável da criança.
Description
Keywords
Expressões Índice de Massa Corporal Motricidade Perceção Prática de Ensino
Citation
Condessa, I. C. & Borges, C. (2015). "O Desenvolvimento da Motricidade na Criança e as Expressões. Um Estudo em Contexto de Pré-Escolar e 1º C.E.B.”. In V. P. Lopes, & C. Gonçalves. (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII, (pp. 148-153), Bragança: IPB:ESE e UTAD:CIDESD.
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; UTAD/CIDESD