Browsing by Issue Date, starting with "2013-10"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissionalPublication . Mira Leal, Susana; Fonseca, JoséliaA realidade educativa dos finais do século XX e inícios do século XXI recriou o sentido da escola e o seu papel social, confrontando-a, e aos professores em particular, com novas exigências. Mais do que uma organização que promove a aprendizagem, quer-se hoje que a escola seja ela própria uma organização que aprende, isto é, uma organização que é capaz de refletir sobre a sua missão e as suas práticas com vista à promoção de aprendizagens contextualizadas e significativas para os alunos. Neste sentido, espera-se que as escolas sinalizem as suas próprias necessidades formativas e estimulem processos de auto-formação nos quais os professores pensam o currículo e o seu papel como mediadores curriculares, e empreendam caminhos de mudança e inovação. Neste texto, refletimos sobre as exigências que atualmente se colocam à escola discutindo o papel da investigação-ação colaborativa no desenvolvimento daquela e dos professores que nela atuam, que se pretendem, hoje mais do que nunca, profissionais reflexivos e agentes de mudança e inovação. (da Introdução ao texto)
- Contributo dos jogos realizados no recreio do 1.º ciclo para o desenvolvimento motor da criançaPublication . Pereira, Vânia; Condessa, Isabel; Pereira, Beatriz OliveiraÉ nos recreios onde as crianças realizam as suas atividades de forma "livre" e estes momentos são uma boa oportunidade de aprendi-zagem e desenvolvimento das habilidades motoras, a atividade lúdica e o jogo poden dar nesta fase, um grande contributo nesse senti-do.Este estudo teve como objetivos: saber quais as práticas realiza-das atualmente nos recreios das escolas do 1º ciclo e quais os espa-ços de recreio mais utilizados pelas crianças durante esse período, verificando as diferenças entre género. Para a realização deste estu-do foi aplicado um questionário sobre práticas e interações nos recreios em duas escolas do 1º ciclo da cidade de Braga. A amostra foi constituída por 317 alunos dos 4 anos de escolaridade, dos quais, 167 (52,7%) são rapazes e 150 (47,3%) raparigas. Verificamos que os rapazes, durante o tempo de recreio na escola, se envolvem com mais frequência nas seguintes atividades: correr (82,6%); jogar futebol (74,9%); caçadinhas (67,1%), e as raparigas realizam, com mais frequência: correr (78,7%); conversar (71,3%); caçadinhas (64,0%). Em relação aos espaços onde decorrem as atividades, tanto rapazes como raparigas mencionaram com masi frequência o campo de jogos (rapazes -68,2%; raparigas - 54,8%), de seguida o espaço em frente à escola (rapazes - 11,6% e raparigas - 23,6%) e o terceiro espaço mais utilizado é um espaço em terra com árvores, relva e al-gum relevo (rapazes - 8,5%; raparigas - 15,4%)
- Crise da razão e declínio da religiãoPublication . Luz, José Luís Brandão daO declínio da influência do cristianismo no delineamento da conduta moral das pessoas e na estruturação da vida social das comunidades e das nações tem vindo a alterar as nossas concepções sobre a justiça social, o significado da história, a organização da educação e a conduta moral. O fenómeno tem origens bem remotas, que muitos analistas ligam ao processo de fragilização que a cultura e a filosofia europeias infligiram à razão humana. Começaremos por apresentar as origens deste processo no esforço do pensamento moderno para apoiar na razão todo o conhecimento verdadeiro. De seguida, centraremos a atenção nos desenvolvimentos que a filosofia transcendental, o neopositivismo e a fenomenologia trouxeram para centrar na razão humana a construção do conhecimento científico do mundo e duma filosofia rigorosa. Abordaremos ainda as dificuldades que se abateram sobre este percurso da razão ao serviço exclusivo do conhecimento científico, lembrando as soluções do consenso social preconizadas pelas filosofias pós-modernas e as críticas que se dirigiram ao neopositivismo sobre as dificuldades de se apurar uma base indiscutível de sustentação da razão para garantir o domínio indiscutível do seu objecto. Em todo este trajecto, a razão foi perdendo a robustez que a abertura à totalidade e ao absoluto lhe conferia, desde os sistemas de pensamento da Antiguidade Clássica, e acabou por ficar confrontada com a incapacidade de responder pela solidez dos fundamentos em que procura assentar o seu conhecimento da realidade. A tomada de consciência da precaridade do conhecimento racional reflectiu-se na forma de nos relacionarmos com a religião, acabando por arrastá-la para o domínio do conhecimento subjectivo e para a esfera do privado.
- The daily returns of the Portuguese stock index : a distributional characterizationPublication . Rege, Sameer; Teixeira, João; Menezes, António Gomes deThis paper compares the fitting of the normal, generalized hyperbolic, normal inverse Gaussian and Student t distributions to the daily returns of the Portuguese Stock Index PSI-20 over the period 1992-2013. We find that the distribution of the actual returns of the PSI-20 exhibits much higher kurtosis and extreme values as compared to the normal distribution. Overall, the best fit is provided by the Student t and the generalized hyperbolic distributions. This pattern also applies to the tail behavior, as the density of the Student t distribution exhibits fatter tails then the density of the other distributions, followed by the density of the generalized hyperbolic distribution. Finally, we find that the normal inverse Gaussian and the normal distributions have the lowest fitting quality to the actual daily returns of the Portuguese stock index.
- Avaliação da resiliência em idosos na ilha de São Miguel numa perspectiva multidimensionalPublication . Silva, Osvaldo; Sousa, ÁureaA resiliência é a capacidade de um indivíduo superar as adversidades da vida e transformá-las de forma positiva. A resiliência varia ao longo do tempo, de acordo com as mudanças ocorridas em cada ser humano, e é um processo dinâmico, que é resultante do equilíbrio entre factores de risco (adversidades), factores protectores (adaptação positiva) e de personalidade. O envelhecimento da população está a operar mudanças profundas na nossa sociedade, pelo que é imprescindível investigar todos os condicionalismos que interferem no bem-estar dessa faixa etária, de forma a propor acções a nível das políticas públicas que respondam às necessidades da população idosa. Com esse propósito, é apresentado um estudo desenvolvido junto de indivíduos da faixa etária de 65 ou mais anos, na ilha de São Miguel, com o intuito de avaliar a resiliência desses indivíduos e averiguar se esta afeta ou é afetada por algumas variáveis relativas à sua qualidade de vida.
- Localização de Infraestruturas em Território InsularPublication . Frias, Armindo Dias da Silva; Cabral, JoãoComo é apresentado em Casaca e Marlow (2005), o surgimento do mercado global com consumidores que exigem rapidez, qualidade de serviços e respeito pelo meio ambiente veio ditar a alteração dos paradigmas instituídos. Assiste-se à integração interna e externa das cadeias de abastecimento e à aposta em processos respeitadores do meio ambiente e das preocupações sociais dos seus clientes, tornando-se sustentáveis. A dispersão geográfica da cadeia de abastecimento implica custos acrescidos de gestão e armazenagem assim como o aumento do tempo de satisfação de encomendas, ver Lorentz e al. (2012). No caso das ilhas, a dispersão da cadeia de abastecimento não é uma opção mas antes uma imposição. As ilhas, enquanto pequenos territórios isolados, apresentam especificidades económicas, sociais e ambientais próprias. Por exemplo, Briguglio (1995) e Zsigraiova e al. (2009) consideram que a recolha e tratamento de resíduos nas ilhas assumem grande relevância económica, social e ambiental, uma vez que representa uma fonte de receita pelo reaproveitamento de matérias-primas, energia ou reutilização dos bens, minimizando assim a dependência de recursos do exterior e um custo acrescido com a operação de recolha e tratamento, bem como existe a necessidade de cumprir as normas legais em vigor. A recolha e tratamento de resíduos integram diversos pontos críticos, como sejam o transporte, armazenamento e processamento. Pela sua crescente influência na performance da generalidade dos setores da economia, Crainic e Laporte (1997) veem o transporte de carga como uma das atividades com maior relevância. Sendo que, segundo Owen e Daskin (1998), a localização de instalações ou infraestruturas é um fator crítico para a maioria das organizações públicas ou privadas e segundo Chaabane e al. (2012), o processo de decisão da sua localização insere-se no âmbito estratégico e quando se situa em espaço insular deve atender às suas especificidades de sustentabilidade específicas. Com o objetivo de analisar a configuração da cadeia logística inversa implementada para a recolha e tratamento de resíduos, no que concerne à localização das suas infraestruturas Frias (2011) realizou estudo de dados secundários referentes à recolha de pneus usados na ilha de Sº. Miguel. Após realizar a aglomeração geográfica dos pontos de recolha, aplicou um modelo de localização de infraestruturas, tendo avaliado a solução implementada assim como diversos cenários alternativos. Os resultados obtidos pelos diversos cenários criados vão ao encontro das expetativas empíricas e apesar de não corroborarem a solução implementada como ótima, para o caso de um centro de recolha, consideram-na aceitável. A otimização da rede de transportes pela correta localização das infraestruturas que a compõem permite minimizar os custos económicos, os impactes sociais e as emissões poluentes provocados pelos meios de transporte ou pelas condições de armazenagem dos resíduos. O modelo obtido é adequado ao estudo realizado, passível de aplicação a outras situações concretas e de expansão a um universo mais abrangente.
- A investigação-ação como abordagem ao currículo: Questões metodológicas e éticasPublication . Fonseca, JoséliaOs novos desafios colocados pela sociedade do século XXI à escola, e ao processo educativo desenvolvido por estas, exigem aos professores uma atitude crítica e reflexiva face ao currículo, no sentido de promover um projeto educativo global e significativo, que vá ao encontro das reais necessidades dos alunos. O professor do século XXI deve ser um investigador reflexivo que constrói o conhecimento, estruturando-o na reflexão na e sobre a sua praxis educativa. Neste texto, refletimos sobre a problemática do currículo como projeto de inovação educacional, enfatizando a necessidade e a importância do professor se consciencializar deste facto e de se assumir como um profissional crítico e reflexivo do currículo. Analisamos também o papel da investigação-ação neste processo de abordagem curricular, bem como as implicações éticas deste modelo de investigação.
- Abordagem Simbólica da RepúblicaPublication . Castro, Maria GabrielaNo âmbito da temática da República falar de simbologia é uma realidade necessária. A República possui os seus símbolos, como qualquer outro regime político que se afirma pela simbologia capaz de unir os cidadãos e agregar as vontades em torno de um sentimento nacional. Apesar de o nosso título conter a possibilidade de enveredarmos por uma análise dos símbolos da república e por eles tentarmos entender a intencionalidade segunda que os mesmos escondem, entendemos arriscar o desafio de olhar a própria república como um símbolo capaz de abrir o nosso horizonte ideológico à dimensão que lhe é própria, a da imaginação onde, por natureza, mora a ilusão. Como em muitas outras ocasiões utilizamos os termos partindo do princípio de que a inteligibilidade própria do senso comum é suficiente para captarmos a sua significação. Neste caso, falar de república e de símbolo pressupõe que todos entendamos do que estamos a falar. No entanto, pretendemos ir um pouco mais além do senso comum e inteleccionar fenomenologicamente o núcleo eidético da república enquanto símbolo. Paul Ricoeur, filósofo que estudamos desde 1992, dedicou inúmeras páginas à tentativa de expressar esse núcleo de inteligibilidade próprio do símbolo e que faz dele matéria de reflexão filosófica. Tentemos, pois, a apreensão intelectual desse núcleo eidético que apaixonou Ricoeur, colocando o quesito, simples na sua formulação literária e complexo na sua compreensão filosófica: o que é o símbolo?
- Caracterização geoquímica dos sedimentos de fundo e em suspensão dos principais cursos de água na ilha de São MiguelPublication . Melo, António Paulo Gomes da Silva; Coutinho, Rui Moreira da Silva; Cruz, José Virgílio de Matos FigueiraO primeiro objectivo de um estudo geoquímico é a determinação da abundância relativa e/ou absoluta das várias espécies químicas presentes num dado meio. A partir destes estudos iniciais, pretende caracterizar processos químicos e geológicos, numa tentativa final de modelação dos sistemas. A caracterização geoquímica das rochas no arquipélago dos Açores já foi alvo de numerosos estudos, processo indispensável para o conhecimento existente. Com o presente trabalho, pretende-se estudar a composição geoquímica dos sedimentos em suspensão e de fundo, frutos da erosão física e química dos solos e rochas causada pelos cursos de água, de forma a estabelecer comparações entre as características geológicas das bacias hidrográficas envolvidas e identificar os processos geoquímicos subjacentes. Com este objetivo em mente, recolheram-se 11 amostras de sedimentos de fundo ao longo dos quatro principais cursos de água de São Miguel. Também se recolheram amostras de água para análise química e estudo dos sedimentos em suspensão. Com base nesta amostragem foi possível determinar a assinatura geoquímica dos sedimentos das quatro ribeiras estudadas, com variação apreciável nos elementos maiores de acordo com a bacia (valores máximos de sílica e potássio na Ribeira Grande, e de ferro, magnésio e cálcio na Ribeira do Guilherme), e a proximidade das concentrações da maioria dos elementos menores e em traço entre as estações da mesma ribeira. A identificação dos sedimentos após tratamento granulométrico apresenta uma correlação clara com as análises geoquímicas. Com efeito, quer as fases minerais identificadas, quer os líticos, são compatíveis com as análises geoquímicas e as progressivas variações litológicas ao longo do curso de água. A caracterização geoquímica dos sedimentos em suspensão das ribeiras mostrou que, para as quatro amostras estudadas, as concentrações dos diversos elementos apresentam maiores semelhanças entre si do que propriamente aos sedimentos de fundo correspondentes. A natureza geoquímica das partículas analisadas parece depender mais das argilas e solos das bacias correspondentes, do que do tipo de rochas. Relativamente à composição química das águas correntes, esta varia de uma forma coerente ao longo do curso de água e entre as quatro ribeiras estudadas. Todas as águas, com excepção das recolhidas na Ribeira do Guilherme e Ribeira da Povoação, pertencem à fácies bicarbonatada sódica. As restantes apresentam valores de sódio, cálcio e magnésio que as colocam nos tipos intermédios de águas bicarbonatadas calco-sódicas, bicarbonatadas sódico-cálcicas e bicarbonatadas sódico-cálcico-magnesianas. Os valores médios obtidos para a condutividade mostraram-se semelhantes para as ribeiras da Ribeira Grande e Furnas, respectivamente 383 e 349 μs/cm. A condutividade média na ribeira da Povoação e do Guilherme, foi respetivamente 209 e 104 μs/cm (apenas uma análise para a ribeira do Guilherme). O pH e a temperatura revelaram alguma variação entre estações da mesma Ribeira, com valores entre os 5,2 e 8,97 para o pH e temperaturas entre os 15,4 e 25,6ºC. O estudo efetuado permitiu concluir que as características geoquímicas estão de acordo com o conhecimento geológico existente para as áreas selecionadas. Pontualmente, há ainda características reconhecíveis como resultantes da influência das manifestações do vulcanismo secundário.
- Estudo hidrogeológico do flanco norte do vulcão central do fogo (São Miguel - Açores)Publication . Cabral, Letícia Mónica Raposo; Cruz, José Virgílio de Matos Figueira; Coutinho, Rui Moreira da SilvaO estudo hidrogeológico do flanco norte do vulcão central do Fogo (São Miguel, Açores) consistiu na caracterização hidrogeoquímica de 46 pontos de água subterrânea, complementada pelo estudo de 12 pontos de água superficial na bacia hidrográfica da Ribeira Grande. Com o propósito de compreender a evolução hidrogeoquímica das águas, realizaram-se três amostragens, entre janeiro e junho de 2012, para registo da variação dos parâmetros físico-químicos das águas e para determinação dos catiões e aniões em solução. A caracterização hidrogeoquímica das águas subterrâneas no que diz respeito à temperatura (12,3ºC - 82,3ºC) contempla um número significativo de águas termais ortotermais e hipotermais. Os valores da condutividade média determinados em cada amostragem (respetivamente iguais a 330 μS/cm, 291 μS/cm e 425 μS/cm) indicam a presença de águas pouco mineralizadas Os valores de pH registados (entre 2 e 7 unidades de pH) indicam a presença de águas neutras e de águas com um caráter ácido muito pronunciado (fumarolas). Quanto à dureza total, de um modo geral são classificadas como águas brandas, apresentando valores de dureza total inferiores a 50 mg CaCO3/L. A avaliação do estado de equilíbrio das águas subterrâneas revela a subsaturação destas em calcite, dolomite e sílica amorfa e a sobressaturação em quartzo. No que respeita ao índice de saturação em calcedónia, encontram-se águas subsaturadas e sobressaturadas. As fácies hidrogeoquímicas predominantes nas águas subterrâneas são cloretadas sódicas, bicarbonatadas sódicas, sendo que se encontram fácies sulfatadas sódicas e águas cuja composição química se apresenta como uma mistura das fácies anteriormente referidas. Os principais processos hidrogeoquímicos modificadores da composição das águas subterrâneas são a interação água-rocha (em particular a dissolução de silicatos), a absorção de voláteis vulcânicos, a mistura com fluidos hidrotermais e o aquecimento por vapor. Por sua vez, as águas superficiais apresentam fácies hidrogeoquímicas bicarbonatadas sódicas a cloretadas sódicas, e, um ponto de recolha com fácies sulfatada sódica (refª14). A mistura com água subterrânea, enriquecida em determinados elementos, é a principal justificações para a evolução hidrogeoquímica apresentada pelas águas superficiais estudadas, não obstante a influência dos fatores ambientais, que também se fazem notar. Os resultados obtidos foram, ainda, relacionados com as classes de uso do solo presentes na área, a fim de se compreender a influência destas no quimismo apresentado pelas águas, mais propriamente nas concentrações das mesmas em nitratos. Considerando os valores médios de nitrato, todas as águas analisadas apresentam valores inferiores aos limites definidos por lei.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »