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Abstract(s)
A realidade educativa dos finais do século XX e inícios do século XXI recriou o sentido da escola e o seu papel social, confrontando-a, e aos professores em particular, com novas exigências. Mais do que uma organização que promove a aprendizagem, quer-se hoje que a escola seja ela própria uma organização que aprende, isto é, uma organização que é capaz de refletir sobre a sua missão e as suas práticas com vista à promoção de aprendizagens contextualizadas e significativas para os alunos. Neste sentido, espera-se que as escolas sinalizem as suas próprias necessidades formativas e estimulem processos de auto-formação nos quais os professores pensam o currículo e o seu papel como mediadores curriculares, e empreendam caminhos de mudança e inovação. Neste texto, refletimos sobre as exigências que atualmente se colocam à escola discutindo o papel da investigação-ação colaborativa no desenvolvimento daquela e dos professores que nela atuam, que se pretendem, hoje mais do que nunca, profissionais reflexivos e agentes de mudança e inovação. (da Introdução ao texto)
Description
Keywords
Investigação-ação Desenvolvimento Profissional
Citation
Leal, Susana Mira; Fonseca, Josélia (2013). "A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional". In F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão (Orgs.), «Investigação para um currículo relevante» (pp. 163-177). Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-5156-7.
Publisher
Almedina