dc.contributor.author | Mira Leal, Susana | |
dc.contributor.author | Fonseca, Josélia | |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T12:16:24Z | |
dc.date.available | 2013-12-18T12:16:24Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description.abstract | A realidade educativa dos finais do século XX e inícios do século XXI recriou o sentido da escola e o seu papel social, confrontando-a, e aos professores em particular, com novas exigências. Mais do que uma organização que promove a aprendizagem, quer-se hoje que a escola seja ela própria uma organização que aprende, isto é, uma organização que é capaz de refletir sobre a sua missão e as suas práticas com vista à promoção de aprendizagens contextualizadas e significativas para os alunos. Neste sentido, espera-se que as escolas sinalizem as suas próprias necessidades formativas e estimulem processos de auto-formação nos quais os professores pensam o currículo e o seu papel como mediadores curriculares, e empreendam caminhos de mudança e inovação. Neste texto, refletimos sobre as exigências que atualmente se colocam à escola discutindo o papel da investigação-ação colaborativa no desenvolvimento daquela e dos professores que nela atuam, que se pretendem, hoje mais do que nunca, profissionais reflexivos e agentes de mudança e inovação. (da Introdução ao texto) | por |
dc.description.sponsorship | Comissão Europeia- Lifelong Learning Progamme. | por |
dc.identifier.citation | Leal, Susana Mira; Fonseca, Josélia (2013). "A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional". In F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão (Orgs.), «Investigação para um currículo relevante» (pp. 163-177). Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-5156-7. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-40-5156-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2487 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Almedina | por |
dc.relation | Comissão Europeia- Lifelong Learning Progamme | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | por |
dc.title | A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | por |
oaire.citation.endPage | 177 | por |
oaire.citation.startPage | 163 | por |
oaire.citation.title | Investigação para um Currículo Relevante | por |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A investigação-ação como intrumento de desenvolvimento profissional.pdf
- Size:
- 8.43 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: