Repository logo
 
Publication

A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional

dc.contributor.authorMira Leal, Susana
dc.contributor.authorFonseca, Josélia
dc.date.accessioned2013-12-18T12:16:24Z
dc.date.available2013-12-18T12:16:24Z
dc.date.issued2013-10
dc.description.abstractA realidade educativa dos finais do século XX e inícios do século XXI recriou o sentido da escola e o seu papel social, confrontando-a, e aos professores em particular, com novas exigências. Mais do que uma organização que promove a aprendizagem, quer-se hoje que a escola seja ela própria uma organização que aprende, isto é, uma organização que é capaz de refletir sobre a sua missão e as suas práticas com vista à promoção de aprendizagens contextualizadas e significativas para os alunos. Neste sentido, espera-se que as escolas sinalizem as suas próprias necessidades formativas e estimulem processos de auto-formação nos quais os professores pensam o currículo e o seu papel como mediadores curriculares, e empreendam caminhos de mudança e inovação. Neste texto, refletimos sobre as exigências que atualmente se colocam à escola discutindo o papel da investigação-ação colaborativa no desenvolvimento daquela e dos professores que nela atuam, que se pretendem, hoje mais do que nunca, profissionais reflexivos e agentes de mudança e inovação. (da Introdução ao texto)por
dc.description.sponsorshipComissão Europeia- Lifelong Learning Progamme.por
dc.identifier.citationLeal, Susana Mira; Fonseca, Josélia (2013). "A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional". In F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão (Orgs.), «Investigação para um currículo relevante» (pp. 163-177). Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-5156-7.por
dc.identifier.isbn978-972-40-5156-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2487
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAlmedinapor
dc.relationComissão Europeia- Lifelong Learning Progammepor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpor
dc.titleA investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissionalpor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapor
oaire.citation.endPage177por
oaire.citation.startPage163por
oaire.citation.titleInvestigação para um Currículo Relevantepor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A investigação-ação como intrumento de desenvolvimento profissional.pdf
Size:
8.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: