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Abstract(s)
Como é apresentado em Casaca e Marlow (2005), o surgimento do mercado global com consumidores que exigem rapidez, qualidade de serviços e respeito pelo meio ambiente veio ditar a alteração dos paradigmas instituídos. Assiste-se à integração interna e externa das cadeias de abastecimento e à aposta em processos respeitadores do meio ambiente e das preocupações sociais dos seus clientes, tornando-se sustentáveis. A dispersão geográfica da cadeia de abastecimento implica custos acrescidos de gestão e armazenagem assim como o aumento do tempo de satisfação de encomendas, ver Lorentz e al. (2012). No caso das ilhas, a dispersão da cadeia de abastecimento não é uma opção mas antes uma imposição. As ilhas, enquanto pequenos territórios isolados, apresentam especificidades económicas, sociais e ambientais próprias. Por exemplo, Briguglio (1995) e Zsigraiova e al. (2009) consideram que a recolha e tratamento de resíduos nas ilhas assumem grande relevância económica, social e ambiental, uma vez que representa uma fonte de receita pelo reaproveitamento de matérias-primas, energia ou reutilização dos bens, minimizando assim a dependência de recursos do exterior e um custo acrescido com a operação de recolha e tratamento, bem como existe a necessidade de cumprir as normas legais em vigor. A recolha e tratamento de resíduos integram diversos pontos críticos, como sejam o transporte, armazenamento e processamento. Pela sua crescente influência na performance da generalidade dos setores da economia, Crainic e Laporte (1997) veem o transporte de carga como uma das atividades com maior relevância. Sendo que, segundo Owen e Daskin (1998), a localização de instalações ou infraestruturas é um fator crítico para a maioria das organizações públicas ou privadas e segundo Chaabane e al. (2012), o processo de decisão da sua localização insere-se no âmbito estratégico e quando se situa em espaço insular deve atender às suas especificidades de sustentabilidade específicas. Com o objetivo de analisar a configuração da cadeia logística inversa implementada para a recolha e tratamento de resíduos, no que concerne à localização das suas infraestruturas Frias (2011) realizou estudo de dados secundários referentes à recolha de pneus usados na ilha de Sº. Miguel. Após realizar a aglomeração geográfica dos pontos de recolha, aplicou um modelo de localização de infraestruturas, tendo avaliado a solução implementada assim como diversos cenários alternativos. Os resultados obtidos pelos diversos cenários criados vão ao encontro das expetativas empíricas e apesar de não corroborarem a solução implementada como ótima, para o caso de um centro de recolha, consideram-na aceitável. A otimização da rede de transportes pela correta localização das infraestruturas que a compõem permite minimizar os custos económicos, os impactes sociais e as emissões poluentes provocados pelos meios de transporte ou pelas condições de armazenagem dos resíduos. O modelo obtido é adequado ao estudo realizado, passível de aplicação a outras situações concretas e de expansão a um universo mais abrangente.
Description
I Congresso de Ciência e Desenvolvimento dos Açores: Crise, Território e Paisagem, Angra do Heroísmo, 26 a 27 de Julho de 2013.
Keywords
Logística Modelos Matemáticos Localização de Infraestruturas Sustentabilidade
Citation
Frias, Armindo Dias da Silva, Cabral, João (2013). "Localização de Infraestruturas em Território Insular", In Livro de atas do I Congresso de Ciência e Desenvolvimento dos Açores, ed. Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores, 156 – 167. ISBN: 978-989-98567-0-7. Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores: Angra do Heroísmo.
Publisher
Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores