DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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Browsing DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Author "Caldeira, Suzana Nunes"
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- Aprender a lidar com a mudança : uma das responsabilidades dos processos de formaçãoPublication . Caldeira, Suzana NunesNeste texto apresentam-se dois tipos de desafio associados ao confronto do indivíduo com situações que requerem urna resposta. Em alguns casos o desafio que se coloca é de ordem técnica; noutros solicita transformação e ajustamento pessoal. Aparentemente trata-se de uma distinção simples e imediata. No entanto, no quotidiano, as pessoas nem sempre prestam a devida atenção a essas particularidades, o que traz, em regra, consequências desfavoráveis para as ações que desenvolvem. Contribuir para essa destrinça pode constituir um aspeto importante a considerar quando se fala de processos formativos ou se reflete sobre gestão da formação.
- A compreensão da feminização do professoradoPublication . Caldeira, Suzana NunesProcura-se, neste trabalho, elencar algumas ideias que visam contribuir para o entendimento da feminização da profissão docente, na óptica da psicologia. Num primeiro momento mobilizam-se alguns elementos sobre a evolução da profissão de professor/a relacionando essa evolução com o conceito de expectativas de papel de género. Num segundo, esboçam-se perfis de "bom/boa professor/a" comparando as características emergentes com resultados de um ou outro estudo sobre diferenças em função do sexo.
- Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moralPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Veiga, Feliciano HenriquesNeste capítulo procura-se descrever processos e estruturas do funcionamento individual e da relação das pessoas com o seu mundo físico e social, com vista a gerar uma melhor compreensão de cada um e dos outros. O enfoque situa-se no âmbito da Psicologia da Educação, pois pretende-se contribuir para que psicólogos, professores e educadores, mais facilmente, acedam a meios e processos promotores do desenvolvimento de capacidades e ampliação de campos de vivência de crianças, adolescentes e adultos, na pressuposição de que a escolarização envolve mais do que o desenvolvimento cognitivo e de que ação educativa, hoje em dia, não se confina ao convencional período de escolaridade formal, projetando-se na aprendizagem ao longo da vida. O capítulo inicia-se com os estudos já clássicos, mas incontornáveis, de Sigmund Freud sobre a estrutura da personalidade. Passa-se, em seguida, para o trabalho de Erik Erikson, cuja abrangência fornece um referencial significativo para o estudo do desenvolvimento pessoal e social. Termina-se com questões do âmbito do desenvolvimento moral, chamando à colação OS trabalhos de dois dos mais importantes expoentes neste domínio, Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. A par da apresentação dos aspetos mais expressivos dos trabalhos dos autores referidos, procura-se a articulação com questões mais práticas do domínio educacional.
- Escola & Pais de Mãos Dadas : Um Projecto de Intervenção EducativaPublication . Diogo, Ana Matias; Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Lopes, ManuelaO projecto de intervenção educativa Escola & Pais de Mãos Dadas é dinamizado por uma equipa de investigadores do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, Ponta Delgada, em colaboração com docentes de uma escola, situada nas proximidades da Universidade. As responsáveis pelo projecto apostam em estratégias de investigação-acção, procurando suscitar e apoiar mudanças, dinamizadas pelos actores locais e ligadas aos seus contextos concretos de vida. Neste capítulo, as autoras descrevem as várias fases do projecto e discutem algumas das suas dificuldades e potencialidades de desenvolvimento.
- Gestão da aula em escolas com diferente composição socialPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Serpa, Margarida DamiãoAnalisa-se a relação entre sentimentos de integração na escola, resultados académicos e determinados processos de ensino-aprendizagem, incluindo procedimentos avaliativos. Os resultados mostram, entre outros aspetos, que comportamentos como a obediência e a pontualidade surgem mais relacionados com o sucesso académico do que com o sentimento de pertença à escola, melhores resultados escolares estão associados a uma cultura de exigência e ao trabalho e esforço individual e a influência da composição social parece ser relativamente mais poderosa no respeitante aos resultados escolares do que aos sentimentos de integração dos alunos.
- Gestão da sala de aula : perspetiva psicoeducacionalPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana Nunes; Melo, MadalenaA informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção, à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação. Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi-dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online.
- Intervenção em classes de 3.º ciclo : Uma proposta de actividadesPublication . Caldeira, Suzana NunesDiversas investigações sobre representações de comportamento indisciplinado têm apontado para a ambiguidade do conceito de indisciplina, quando se procura a sua explicitação junto de profes sores (e. g., Rego e Cadeira, 1998; Estrela, 2002). Como afirma Glynn (1992, p. 21), "os professores têm pontos de vista diferentes sobre o que consideram comportamentos de indisciplina ou sobre o que constitui um comportamento aceitável na sala de aula; o que uns consideram moderadamente inapropriado, outros entendem como intolerável, inaceitável e como uma afronta a autoridade". Apesar dessa discrepância, a literatura aponta também para situações de consenso, designadamente em torno de dois aspetos relativos a classe docente: um referente a sentimentos de insatisfação, de desalento e de stress, decorrentes da necessidade de lidar com a frequente "falta de disciplina" dos alunos; outro relativo a identificação de comportamentos perturbadores da aula, sendo os mais frequentemente listados: fazer barulho, falar fora da sua vez, interromper repetidamente o professor, manifestar ociosidade, indolência ou preguiça, participar em pequenas escaramuças e não realizar o trabalho, quer na aula, quer em casa (Bennett, 1992; Cooper e Upton, 1992; Picado, 2009; Wheldall e Merrett, 1992). [...].
- Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemasPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Gomes, CarlosO trabalho subjacente à reflexão agora efectuada respeita a uma pesquisa mais ampla não conceptualizada no âmbito da sistémica qualitativa relacional. A pesquisa em referência reporta-se ao projecto APPLE, destinado a aprofundar questões relacionadas com a aprendizagem através da resolução de problemas em contexto escolar, junto de alunos, educadores de infância e professores dos 1° e 2° Ciclos Ensino Básico.
- Preocupações, problemas e interesses dos alunos no quadro da gestão curricularPublication . Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana Nunes; Carlos, GomesO estudo e a evolução das teorias curriculares têm apontado, nos sistemas de ensino ocidentais, para a necessidade de o currículo, definido a nível central, poder ser reconstruído e gerido de forma flexível e em articulação com as pessoas e os contextos em que se supõe ser materializado (Apple, 1997; Escudero, 2007; Giroux, Penna & Pinar 1981; McDaniel, 2008). Significa isto que a escola e o professor podem e devem desempenhar um papel central na reconstrução dos programas de ensino e das orientações ministeriais. Neste sentido, a elaboração de projetos educativos e curriculares constitui um espaço fulcral para essa reconstrução, embora em dados disponíveis ao nível do nosso pais se reconheçam que nem sempre as escolas e/ou os professores encaram a elaboração dos projetos educativos e curriculares como instrumento de deliberação autónoma em relação aos diversos componentes do currículo (Esteves, 2002), podendo facilmente resultar numa tarefa formal e burocrática, “lateral e exterior em relação ao currículo nuclear a desenvolver quotidianamente” (Freire, 2005, p. 89). Para tal situação podem contribuir diversas variáveis, desde politicas de controlo externo dos resultados escolares as questões mais técnicas, entre as quais se inscreve a capacidade de se planear a ação educativa com os atores dando, também, expressão aos seus interesses e desejos e/ou considerando aspetos que possam ser para eles significativos. É particularmente no âmbito desta última capacidade que, na presente reflexão, se aprofunda o levantamento de problemas em contexto escolar, de modo a que estes possam ser objeto de atenção aquando do planeamento da intervenção educativa. […].
- Students' engagement in schools : differentiation and promotionPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Carvalho, Carolina; Almeida, Ana; Taveira, Céu; Janeiro, Isabel; Bahia, Sara; Festas, Isabel; Nogueira, João; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana NunesThe objective of this work is to present elements of the project Student engagement in Schools (SES). The team consists of 10 researchers from six Universities. Student engagement in schools is a multidimensional construct that unites affective, behavioural, and cognitive dimensions of student adaptation in the school and has influence on students’outcomes. The team of researchers conceptualized two major studies, a differential study to analyze the relations between SES and contextual factors, personal factors, student’s outcomes, and a quasi-experimental study to analyze the effects on SES of a specific intervention programmes. In study 1, the sample size is around 600 students (150 6th graders, 150 7th graders, 150 9th graders, and 150 10th graders). We shall focus on years of school transition, with rural and urban populations, on different regions of the country, and on students with different family background. We shall conduct questionnaires with national and international scales. The study 2 will involve students in 7th and 9th grade, from four classes, two of the experimental group and two of the control group. Patterns of verbal communication between a teacher and students can influence the classroom environment and SES. This model of communication would result in more effective student management and more time on-task for learning.