Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Particularidades na construção.pdf5.76 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O trabalho subjacente à reflexão agora efectuada respeita a uma pesquisa mais ampla não conceptualizada no âmbito da sistémica qualitativa relacional. A pesquisa em referência reporta-se ao projecto APPLE, destinado a aprofundar questões relacionadas com a aprendizagem através da resolução de problemas em contexto escolar, junto de alunos, educadores de infância e professores dos 1° e 2° Ciclos Ensino Básico.

Description

"Esta obra é uma homenagem a um dos maiores vultos da psicossociologia francesa, o professor Alex Mucchielli, que mantém com os Açores uma relação muito especial, não fora o seu espírito insular gerado na sua Córsega natal. A sistémica qualitativa nasce de uma profunda reflexão acerca da "Escola de Palo Alto" e da necessidade de lhe acrescentar um carácter sistémico. Inserindo-se numa sociologia compreensiva de tradição Weberiana, onde Schutz foi desde cedo sua referência, Mucchielli influenciou um apreciável conjunto de investigadores que aplicaram a sua metodologia onde se busca o sentido da acção humana pelo enquadramento dos actores e através da modelização das suas transacções e das suas relações sociais, cujo processo abre decisivamente novas perspectivas de investigação, designadamente no domínio das ciências da informação e da comunicação."

Keywords

Aprendizagem Contexto Escolar Educação Sistémica Qualitativa

Citation

Serpa, M. D., Caldeira, S. N., & Gomes, C. (2010). Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas. In R. Lalanda-Gonçalves (org.), "A Sistémica Qualitativa. Uma reflexão nos Açores", 37-50. Ponta Delgada: CES-UAc. ISBN: 978-989-95167-3-1.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores

CC License