DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DSOC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desigualdades de género no mercado laboral açoriano : o caso dos jovens mais escolarizadosPublication . Ponces, Rita Alexandra Carreiro; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasA presente investigação tem como principal objetivo caraterizar as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, analisando, num primeiro momento, a generalidade da população empregada e, numa segunda fase, aprofundando o caso específico dos jovens mais escolarizados, pois este grupo social encontra-se no cerne das mudanças sociais relacionadas com as desigualdades de género. As desigualdades de género no mercado de trabalhos foram averiguadas a partir das seguintes componentes: a segregação horizontal, a segregação vertical e as desigualdades salariais. Pretende-se, também, analisar a influência da escolaridade nas desigualdades de género nas componentes mencionadas anteriormente. É ainda averiguada a relação entre a conciliação emprego-família e as desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano. De modo a conseguir cumprir os objetivos propostos nesta dissertação, foi realizada uma análise aos dados dos Quadros de Pessoal de 2019, analisando a população empregada no setor privado e, posteriormente, estes dados foram aprofundados com a recolha de 24 entrevistas realizadas a jovens, comparando-se os diplomados do ensino superior com os não diplomados. Com a análise de dados foi possível verificar que existem desigualdades de género no mercado de trabalho açoriano, em todas as componentes, seguindo a tendência do contexto nacional. A presença do diploma do ensino superior não protege os indivíduos de serem alvo de desigualdades de género, no entanto, existem algumas atenuações. Por fim, verificou-se que a conciliação emprego-família condiciona as desigualdades de género do mercado de trabalho. No caso dos jovens mais escolarizados, notou-se a persistência das desigualdades de género neste grupo social, associados à presença de estereótipos de género, destacando-se, também, a existência de modelos de partilha das tarefas familiares mais igualitários, com ambos os elementos do casal a prestar cuidados aos filhos, no entanto, as mulheres surgem mais penalizadas nos casos de conflito na articulação emprego-família.
- Mediação socioeducativa no 2.º Ciclo, nas Escolas do Ensino Básico, no concelho de Ponta Delgada : agentes, práticas e perspetivasPublication . Sousa, Priscila Oliveira; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasO grande objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como é que a mediação socioeducativa tem sido desenvolvida no 2.º ciclo, nas escolas do ensino básico, no concelho de Ponta Delgada. Para isto, procura-se caracterizar quem são os profissionais destacados para a mediação, bem como público-alvo; quais as práticas que estes profissionais utilizam nas suas intervenções; e, ainda, quais as suas perspetivas em relação à mediação socioeducativa e aos seus efeitos. O enquadramento teórico permite perceber, através do cruzamento de diferentes teorias, a evolução do conceito e das práticas da mediação. O estudo empírico assenta numa metodologia qualitativa, baseado em 14 entrevistas realizadas a diferentes agentes sociais, das cinco escolas em estudo, no concelho de Ponta Delgada. As informações recolhidas junto dos vários entrevistados permitem-nos concluir que as cinco escolas em análise têm diferentes formas de representar e de implementar a mediação socioeducativa. Por um lado, existem escolas que utilizam a mediação num sentido formal, com objetivos específicos e com projetos continuados e, por outro, existem outras escolas que utilizam práticas mediativas em situações pontuais, isto é, uma mediação informal. Os dados recolhidos estão, em parte, em consonância com os estudos referidos no enquadramento teórico.