DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Condessa, Maria Isabel Cabrita"
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- O Brincar não ocupa lugar: Perceções e reflexões sobre o Valor do Brincar na EscolaPublication . Martins, Rui Miguel Pereira; Condessa, Maria Isabel CabritaO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores, foi desenvolvido com o objetivo de descrever, analisar e refletir sobre as experiências vividas e sentidas pelo mestrando durante ambos Estágios Pedagógicos em contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento propõe-se a destacar a importância do brincar, do jogo e do lúdico na educação, através de experiências e vivências, e com uma análise da literatura de especialistas, considerando estes três conceitos como ferramentas essenciais para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral da criança. Para este mesmo efeito, foi também realizado um estudo empírico, que consistiu na aplicação de um questionário a 89 profissionais de Educação, abrangendo desde a valência de creche até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, para avaliar as conceções destes profissionais sobre a importância do brincar, do jogo e das atividades lúdicas nas práticas pedagógicas. Os resultados atestam às vivências do estagiário, evidenciando que a ludicidade é considerada essencial nas dinâmicas de sala, uma vez que estas estimulam a aprendizagem e promovem a aquisição de competências nas diversas áreas. No entanto, o valor do lúdico ainda é pouco afirmado em documentos oficiais após a Educação Pré-Escolar, apesar dos benefícios contínuos que dispõe para o desenvolvimento da criança. Com isto, iremos apresentar as atividades implementadas durante ambos estágios pedagógicos, que são centrais para a temática deste relatório intitulado O Brincar não ocupa lugar: Perceções e Reflexões sobre o Valor do Brincar na Escola, e através das quais permitiram observar que, efetivamente, o brincar e o jogo proporcionaram aprendizagens mais lúdicas e prazerosas para as crianças de ambos os contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativoPublication . Lima, Rita Raquel Branco; Condessa, Maria Isabel CabritaO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como primordial intuito descrever e refletir experiências vivenciadas pela mestranda no decurso de ambos os Estágios Pedagógicos – em contexto de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo. Para além disso, pretende-se também apelar à importância do brincar e do jogo em contexto educativo, como motor importante para a aprendizagem e desenvolvimento integral da(o) criança/aluno. Neste sentido, este documento compila a descrição, análise e reflexão de um conjunto de experiências proporcionadas em sala de atividades/sala de aula, a partir das atividades implementadas pela estagiária no âmbito das práticas pedagógicas supervisionadas nos dois estágios (Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II) e que estão relacionadas com a temática deste relatório de estágio – Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo. Com vista à melhor preparação da estagiária no tema abordado, procedeu-se à realização de um estudo empírico acerca da opinião da importância do brincar/jogo e práticas de Educadores e Professores em contexto de sala de atividades/sala de aula. A informação foi obtida através da aplicação on-line, de um inquérito por questionário a um total de 137 profissionais que lecionava nos Açores, entre 2021/2022. Com este questionário, pretendeu-se aferir sobre as conceções acerca da importância concedida ao brincar e à implementação do jogo em contexto de sala de atividades/sala de aula, com o objetivo de aquisição de aprendizagens e competências. Os resultados confirmam o que a estagiária pôde vivenciar, mesmo em período COVID, que a atividade lúdica se constitui um marco fundamental nas dinâmicas de sala, tendo em consideração que proporcionam uma forma estimulante de aprender, facilitando a aquisição e aplicação de conteúdos nas várias áreas e momentos de cooperação.
- Olhares sobre a Educação Expressiva na relação Escola - Comunidade: um Estudo na Vila de Rabo de PeixePublication . Afonso, Susana Marina Freitas Oliveira; Condessa, Maria Isabel CabritaCom este trabalho de dissertação, realizado na área de especialização em Inovação e Promoção do Sucesso Educativo do curso de Mestrado em Educação e Formação, pretendemos compreender o efeito que o recurso a atividades expressivas poderá ter no processo educativo de cada indivíduo, na escola ou na comunidade. Quisemos saber em que medida os projetos que incentivam este tipo de práticas expressivas são inovadores e promovem o sucesso educativo das crianças do ensino básico, considerando o caso específico de uma análise efetuada na Vila de Rabo de Peixe. Neste estudo de caso, optámos por realizar uma pesquisa com características descritivas efetuada em 2022/23, com recurso à observação participante ̶ diário de bordo, sobre atividades práticas expressivas, e de intervenção sócio educativa, efetuadas no seio da escola, assim como, à entrevista estruturada, para a recolha de vivências práticas e perceções de um grupo de professores (n=10) e coordenadores de departamento/clube/projeto (n=4) desta vila, todos com muita experiência profissional, assim como, com uma formação e motivação variada para a área das expressões. Delineámos os nossos objetivos de estudo considerando as práticas usualmente realizadas em contextos educativos formais e não-formais, da escola à comunidade. Da análise dos resultados, cruzados com alguma pesquisa similar, inclusive a realizada na Região Autónoma dos Açores, registamos que da análise dos resultados, cruzados com alguma pesquisa similar realizada na região, concluímos que a metodologia expressiva tem um elevado potencial para promover o sucesso educativo em práticas de ensino-aprendizagem orientadas para a melhor integração das crianças da educação básica. Os nossos educadores focaram a importância de alguns dos projetos de intervenção da área das expressões existentes, na promoção de atividades expressivas junto de crianças e jovens e, que criaram uma boa interação com a comunidade – família e cultura. A criação de capacidades expressivas - artísticas e desportivas, que promovam o individuo nas suas aprendizagens, inclusive académicas, poderá ser uma estratégia a desenvolver de imediato na Educação Básica da Vila de Rabo de Peixe.
- Práticas inovadoras de intervenção educativa: uma dimensão holística para o bem-estar e bem-viverPublication . Câmara, Joana Cristina Medeiros; Marques, Eduardo José da Silva Tomé; Condessa, Maria Isabel CabritaAs sociedades humanas estão a desenvolver-se de forma acelerada, com a tecnologia a invadir todas as dimensões da vida e de forma cada vez mais desumanizada e desconectada da natureza o que deixa o grupo dos vulneráveis, cada vez mais vulneráveis. Neste sentido é importante os profissionais, que intervêm na educação de crianças e jovens, sobretudo os da área social, adquirirem competências técnico-práticas para uma intervenção mais acessível e funcional, de modo a dar oportunidades educativas que primem pela equidade. Surgem incertezas no que diz respeito à capacidade de intervenção do profissional quando confrontado com as diversas realidades destas crianças e jovens, muitas vezes sem suporte familiar ou vítimas de múltiplas situações com influência negativa no seu modo de estar e viver. É importante que as crianças se sintam bem consigo próprias para que se possam relacionar com os outros. Por isso que acreditamos que uma intervenção educativa, tendo por base a meditação, o yoga e o contacto com a natureza possa ser uma ferramenta útil e inovadora, uma vez que são práticas simples e eficazes que promovem a saúde e o bem- estar integral. Através de um estudo de investigação-ação realizado em três zonas mais carenciadas do concelho da Ribeira Grande, procurou-se compreender o impacto de uma intervenção educativa para a promoção de práticas inovadoras orientadas para a conceção do bem-estar e bem-viver no desenvolvimento multidimensional e aprendizagem de crianças e jovens que integram espaços de intervenção socioeducativa de contexto não formal, recorrendo ao uso de entrevistas individuais aos profissionais e focus group às crianças e jovens, no nosso estudo contamos com a colaboração de 12 profissionais e 41 crianças / jovens. Em síntese, os resultados obtidos foram que a prática de yoga, meditação e contacto com a natureza ajudam a desenvolver o autocontrolo, a empatia, a concentração, bem como o bem-estar emocional. Estas práticas contribuem para a criação de um ambiente educativo mais humanizado e inclusivo, o desafio passa mesmo é por integrar estas práticas de forma sustentável exigindo capacitação, infraestrutura e apoio estrutural da instituição para que o potencial dessas atividades seja plenamente realizado.