DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
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Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra"
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- À descoberta das emoções sociais: vergonha e culpa : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para a promoção de competências emocionais : um enfoque comunitárioPublication . Raposo, Carolina de Jesus Soares; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA vergonha e a culpa são emoções sociais com grande importância a nível individual e interpessoal. Estas emoções, por serem autoconscientes, causam sofrimento intrapsíquico em situações de transgressão ou fracasso. Apesar de semelhantes, são emoções distintas, uma vez que a vergonha envolve uma avaliação negativa do self global e a culpa envolve uma avaliação negativa de um comportamento específico. Estas emoções têm implicações no ajustamento psicológico do ser humano (Maia, 2009). Crê-se que a intervenção, numa ótica preventiva, das disfunções emocionais e comportamentos desajustados, pode passar pela promoção de competências emocionais, mais concretamente, pela identificação, diferenciação e regulação emocional. A presente investigação, de caráter misto, com enfoque na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem o propósito de avaliar a adequabilidade e a eficácia da 4ª e a 5ª sessão do programa "Alinha com a vida". Este estudo tem uma amostra de 421 alunos, todos eles a frequentar o 8º ano de escolaridade em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. Desta amostra, 229 alunos pertencem ao grupo experimental e os restantes 192 ao grupo controlo. A recolha e a análise dos dados envolveram, não só uma abordagem qualitativa, como, também, quantitativa. A análise de conteúdo foi realizada através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida". Os dados quantitativos foram recolhidos através da Escala de Formas de Auto-Criticismo / Ataque e Auto-Tranquilizante (FSCRS); da Escala de Avaliação da Ansiedade, Depressão e Stress, versão de 21 itens (EADS-21); e da Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes (OASB-A). Os resultados sugerem que os adolescentes que participaram nestas sessões adquiriram competências ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento da vergonha e da culpa. Durante a implementação das sessões, constatou-se que os alunos revelaram interesse pelas mesmas e apresentaram um bom desempenho. Tendo em conta o resultado da avaliação das sessões realizadas, estas foram avaliadas positivamente, tanto pelos alunos como pelos professores. Apesar de se verificar a aquisição de conhecimentos, por parte dos adolescentes, ao nível da identificação, diferenciação e conhecimento das emoções, averiguou-se que a implementação de apenas duas sessões, de promoção de competências emocionais ao nível destas emoções não é suficiente para provocar alterações, nos índices de vergonha externa, de autocriticismo e de sintomas psicopatológicos nos adolescentes, em função do tempo e do grupo. Apesar disso, quando analisados apenas os adolescentes com altos níveis de vergonha externa, foi possível verificar que estas mesmas variáveis mostraram algumas alterações, mostrando a pertinência destas sessões para este grupo.
- "À descoberta..." : um programa de promoção de competências sociais e emocionaisPublication . Martins, Mónica Sofia Amaral; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraA presente investigação, de carácter exploratório e descritivo, quasi-experimental e com enfoque quantitativo, teve como objectivo fundamental contribuir teórica e metodologicamente para o estudo da promoção de competências sociais e emocionais como o propósito de proporcionar relações positivas entre pares em contexto escolar. Nesta investigação as competências sociais vêem-se como estando reflectidas nas competências de comunicação (assertiva, passiva ou agressiva), assim como as competências emocionais se vêem como espelhadas na regulação emocional, por serem competências que afectam largamente as interacções entre pares (Amado & Freire, 2009; Alves, 2006; Ladd, 1999). Este trabalho dividiu-se em dois estudos. O primeiro concerne à construção de instrumentos de recolha de dados que pudessem apoiar a análise de impactos de ações empreendidas no estudo dois. Este, por sua vez, respeita à construção e implementação do programa de intervenção "À Descoberta…", um programa de promoção de competências sociais e emocionais. O seu objetivo é o de criar ações e atividades para crianças que possibilitem promover relações positivas entre pares ou prevenir eventuais situações de disrupção entre os pares. No estudo um procedeu-se à concepção, estudo e aplicação das escalas de Comportamentos Escolares Disruptivos entre Pares, Regulação Emocional e Comportamentos Assertivos a uma amostra de 145 crianças que frequentavam o terceiro ano de escolaridade de duas instituições de ensino, um público e outro privado. No estudo dois, o programa "À Descoberta…", constituído por 8 sessões repartidas por dois módulos, de modo a desenvolver as competências de comunicação assertivas e de regulação emocional, foi aplicado a amostra composta por 74 crianças do terceiro ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado. Os resultados obtidos no primeiro estudo evidenciaram algumas qualidades psicométricas das Escalas, servindo, em parte, os propósitos da investigação. No segundo estudo, verificou-se que a implementação do programa "À Descoberta…", embora muito bem acolhido pelas crianças, não trouxe mudanças significativas ao nível das competências de comunicação assertiva e de regulação emocional. Por fim, são avançadas algumas interpretações para a falta de progresso neste domínio, como, por exemplo, a de o grupo-alvo do programa se situar numa baseline já vantajosa.
- O ABC das emoções básicas : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para promoção de competências emocionaisPublication . Arruda, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraTer a capacidade de identificar e diferenciar as emoções, perceber a sua função e ponderar sobre elas, são competências essenciais ao indivíduo, para uma compreensão e regulação emocional ajustadas (Barett & Gross, 2001, cit. in Vaz, 2009). Deste modo, ao se intervir ao nível de competências emocionais, acredita-se que os adolescentes estarão mais aptos para lidarem com as suas emoções de forma ajustada, contribuindo para um ajustamento psicossocial. Neste sentido, a presente investigação de carácter misto, com ênfase na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito estudar a eficácia, a adequabilidade e a pertinência da 2ª e da 3ª sessão do programa "Alinha com a vida". A amostra incidiu sobre 421 alunos, sendo que 229 pertencem ao grupo experimental e 192 ao grupo controlo. Todos os alunos encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. A recolha e a análise dos dados, no decorrer da investigação, envolveram não só a abordagem qualitativa, como também, a abordagem quantitativa. Através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida", procedeu-se à análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram recolhidos através da aplicação do Questionário de Inteligência Emocional (Rego & Fernandes, 2005; versão reduzida por Carvalho e Caldeira, 2014) e do Questionário de Emoções Básicas para adolescentes, de Carvalho e Caldeira (2014) (versão criada para esta investigação). Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram capacidades ao nível da identificação, diferenciação, conhecimento e regulação das emoções básicas. Durante a implementação das sessões, foi possível verificar, também, o interesse dos alunos no decorrer destas; bem como, através da análise das fichas de apreciação das sessões. Verificou-se, igualmente, que, os alunos apreciaram positivamente as sessões. No que concerne aos resultados obtidos quantitativamente e para as variáveis compreensão das emoções próprias e compreensão das emoções nos outros, estes foram satisfatórios pois, obteve-se, no grupo experimental, um aumento nestas duas variáveis, em função do tempo. Quanto à variável regulação emocional, não se verificou um aumento nos índices desta, após a implementação do programa.
- Ansiedade aos exames/avaliações : estudando e caracterizando este fenómeno no Ensino Básico e SecundárioPublication . Janeiro, Ana Catarina Calouro; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Caldeira, Suzana NunesA ansiedade face aos exames/avaliações é uma constante na vida de qualquer estudante, pois os alunos ao longo de todo o percurso académico encaram vários momentos de avaliação que poderão despoletar sentimentos desagradáveis como o aumento da ansiedade. Este construto, aliado ao medo exagerado do insucesso escolar, às exigências e expetativas acarretadas pelos alunos e às transições de ciclos escolares, poderá influenciar o desempenho escolar, inclusive no desempenho das provas finais de ciclo de ensino, interferindo, assim, no rendimento académico do aluno. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender a ansiedade aos exames/avaliações nos estudantes que frequentam os anos letivos de transição de ciclo escolar no Ensino Básico e Secundário (4.º, 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos) de algumas escolas do Concelho da Ribeira Grande – Ilha de São Miguel. Pretende-se, também, conhecer e analisar o comportamento da variável ansiedade aos exames/avaliações em relação ao autoconceito, ao género, ao nível de escolaridade e às reprovações dos alunos. A amostra foi constituída por 748 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos. Os dados foram recolhidos através do “Questionário da Ansiedade face aos Testes” e da escala “Autoconceito Forma A”. Os resultados indicam que a ansiedade face aos testes global e as dimensões tensão e pensamentos em competição correlacionam-se negativamente com o autoconceito global e as dimensões social, familiar e emocional. Verificando-se, assim, que menores níveis de ansiedade de desempenho estão relacionados com um autoconceito favorável e vice-versa. Os resultados mostram, também, que tanto os rapazes como as raparigas sentem níveis semelhantes de ansiedade face aos testes global, mas denota-se que as diferenças entre o género só foram encontradas na dimensão tensão, apresentando o sexo feminino níveis superiores aos do sexo oposto. Observou-se ainda que as médias de ansiedade face aos testes global variam consoante o ano de escolaridade, apresentando os alunos do 4.º ano níveis mais elevados de ansiedade de desempenho. Os resultados apontam, ainda, que os alunos com uma reprovação são os que apresentam níveis superiores de ansiedade face aos testes global e na dimensão tensão aos dos alunos com nenhuma ou com duas ou mais reprovações de ano escolar.
- Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º cicloPublication . Reis, Cristina Mendonça; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Caldeira, Suzana NunesA presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socio emocionais em professores, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. O programa, no seu todo, foi desenvolvido, com vista a promover a inteligência emocional e competências socio emocionais. A amostra foi constituída por 14 professores, 7 constituíram o grupo de controlo e 7 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos da compreensão do fenómeno, eficácia, pertinência e adequabilidade das estratégias utilizadas. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática e privilegiar a aprendizagem por momentos de partilha e interação, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.
- Auto-dano e ideação suicida na população adolescente : aferição do questionário de impulso, auto-dano e ideação suicida na adolescência (QIAIS-A)Publication . Nunes, Carolina Portugal de Sousa; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraO auto-dano e a ideação suicida entre os jovens são um problema sério e um foco importante de política social e prática profissional nos países ocidentais, sendo que, a nível mundial, as taxas destes comportamentos em adolescentes têm aumentado. Neste sentido, a avaliação de comportamentos de auto-dano e ideação suicida assume especial relevância. O principal objetivo deste estudo é identificar a presença de comportamentos auto-destrutivos – comportamentos de auto-dano e comportamentos suicida – em adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos, da ilha de São Miguel; caracterizar os adolescentes da ilha com e sem comportamentos auto-lesivos e identificar quais as variáveis mais associadas a esses comportamentos. Dada as lacunas existentes em instrumentos de avaliação desses comportamentos, fez-se necessária a construção e validação do Questionário de Impulso, Auto-Dano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS-A), numa amostra de adolescentes. Dois estudos com objetivos específicos são levados a cabo neste trabalho, o primeiro dedicado inteiramente à validação da escala QIAIS-A e o segundo à caracterização dos comportamentos auto-lesivos, sua avaliação e comparação dos mesmos em função das variáveis sociodemográficas e outras variáveis referidas pela literatura. Para o primeiro estudo foi recolhida, aleatoriamente, uma amostra de 1605 alunos do ensino secundário. A escala revelou bons indicadores psicométricos, do ponto de vista da validade, sendo que quer o total (α=.90), quer os fatores (fator Impulso α=.77; fator Auto-dano α=.88; fator Funções do auto-dano α=.94; fator Ideação suicida α=.82), apresentam bons indicadores de consistência interna. De um modo geral este instrumento revela ser bastante adequado do ponto de vista psicométrico para avaliar comportamentos de auto-dano e ideação suicida. No segundo estudo a amostra, também aleatória, é composta por 1818 alunos. Os comportamentos de auto-dano e ideação suicida são caracterizados na amostra, em função das variáveis sociodemográficas, sendo também relacionados com outras variáveis referidas na literatura da especialidade. Os resultados indicam que a taxa de adolescentes que se envolvem em comportamentos de auto-dano (31.3%) e ideação suicida (26.3%) é elevada.
- Autodano e ideação suicida em indivíduos com patologia psiquiátricaPublication . Medeiros, Paula Micaela da Costa; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraO comportamento de autodano e a ideação suicida são fenómenos complexos com elevadas taxas de incidência na população em geral, mas principalmente na população clínica, devido à sua coexistência e inter-relação com diversas patologias psiquiátricas (Klonsky, 2007; McKelvey, Pfaff & Acres, cit. in Borges & Werlang, 2006). Estes comportamentos resultam da interação entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos, psicopatológicos, culturais e sociais (Hawton, Rodham & Evans, 2006; Abreu, Lima, Kohlraush & Soares, 2010). O principal objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar a presença do comportamento de autodano e da ideação suicida em indivíduos com patologias psiquiátricas, com idades compreendidas entre os 14 e os 29 anos, das ilhas de São Miguel e Santa Maria (Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores). Para além disso, objetivou-se identificar os fatores preditores daqueles comportamentos, de forma a prevenir futuramente a sua ocorrência. Na recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Impulso, Autodano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS-A);Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21); Escala de Bem-estar Mental de Warwick-Edinburgh (SWEMWBS); Escala de Satisfação com a Vida (ESV); Escala de Formas de Autocriticismo/Ataque e Auto-tranquilizante (FSCR); Questionário da Agressividade (AQ); Escala de Memórias de Calor e Afeto na Infância (MCAI); Escala de Vergonha Externa - Versão breve para Adolescentes (OASB-A); Questionário de Competência Emocional (QCE) e Questionário de Experiências de Cuidado e Abuso na Infância (CECA-Q). Os resultados obtidos mostram que o autodano e a ideação suicida ocorrem com elevada frequência na população em estudo (N=52). Na origem do autodano foi possível identificar fatores como o autocriticismo (Eu detestado) e a impulsividade. Relativamente à ideação suicida os resultados indicam que é a depressão, a satisfação com a vida e a capacidade para lidar com a emoção que estão na sua génese e podem contribuir para a sua manutenção.
- Autodano e ideação suicida na população estudantil da Universidade dos AçoresPublication . Róias, Carla Patrícia Costa; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraOs comportamentos de autodano e a ideação suicida são fenómenos cada vez mais frequentes no quotidiano das pessoas. As situações de vida adversas, os estados emocionais desagradáveis, o isolamento social e a falta de objetivos de vida, entre outros fatores, estão na origem destes comportamentos. O comportamento de autodano e a ideação suicida reportam- se a condutas semelhantes, embora tenham subjacentes fundamentos diferentes. A chave da distinção entre estes dois comportamentos é a intencionalidade de terminar com a vida (Hamza, Stewart & Willoughby, 2012). Por estas razões, e por serem dois comportamentos lesivos, que põem, evidentemente, em risco a vida de quem os manifesta, pareceu-nos extremamente importante, analisar estes comportamentos na Região Autónoma dos Açores, dada a escassez de estudos deste âmbito nesta região. [...].
- Competências sociais e emocionais na infância: a raiva : estudo realizado em escolas do primeiro ciclo do ensino básicoPublication . Moniz, Ana Lúcia Martins; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra[...]. O presente estudo ambicionou conhecer como 220 crianças do 3.º ano do ensino básico de escolas dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, em S. Miguel (Açores), manifestam, em termos cognitivos e comportamentais, a “raiva”, e como se articula esta manifestação de acordo com aspetos sociais ou e demográficos. O estudo pretendeu compreender as implicações que tais competências assumem ao nível do desenvolvimento do indivíduo, projetando, ao mesmo tempo, um conjunto de estratégias que permitam lidar com esta emoção e possibilitar um maior ajustamento da criança ao seu meio, particularmente através de uma sessão sobre a raiva, integrada no programa mais vasto Vamos sentir com o Necas, a qual é também avaliada durante o presente trabalho. Pretendeu-se, igualmente, perceber a relação existente entre os índices de raiva e outras variáveis sócio-emocionais, tais como a vergonha, o auto-criticismo ou a agressividade. [...].
- Conceções dos guardas prisionais acerca de grupos de reclusos diferenciados pela natureza do crime cometidoPublication . Varão, Marina dos Anjos Lopes; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra; Caldeira, Suzana NunesPela revisão por nós efetuada, podemos pensar que em Portugal são poucos os estudos relativamente à área das conceções, no que concerne às ideias e opiniões na classe profissional dos guardas prisionais relativamente aos tipos de crime. Perante esta realidade, afigura-se relevante estudar o trabalho destes profissionais de segurança, tendo em conta o papel que desempenham junto dos reclusos e na reabilitação psicossocial dos mesmos. No fundo na sua "reeducação". Neste contexto, o que se pretende com o presente estudo é compreender o modo de atuação dos guardas prisionais para com os reclusos, em função do tipo de crime por eles cometidos, particularmente em função dos crimes considerados leves e os violentos perante a sociedade, estudando especificamente as conceções dos guardas prisionais através das atitudes e expetativas. A amostra do nosso estudo compreendeu 231 guardas prisionais, pertencentes ao quadro da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, inseridos nos estabelecimentos prisionais de Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira. Em termos de instrumentos, foi utilizado um questionário contendo itens incindindo sobre aspetos sociodemográficos, itens relacionados com a tipologia de crime e uma escala de expectativas e atitudes face à reabilitação psicossocial de indivíduos em contexto prisional (EEARP-CP). Em termos gerais, pode-se concluir que existiram diferenças significativas em relação às variáveis sociodemográficas sexo e tempo de serviço, no que concerne à tipologia de crime considerados violentos. Relativamente às expetativas dos guardas prisionais sobre uma das suas funções, a de reabilitação, os resultados foram congruentes e demonstraram valores representativos de boas expetativas face ao seu papel enquanto agentes de reabilitação.
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