DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Cordeiro, Rúben Mota"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A atividade de auditoria numa empresa dos Açores : o caso da Uhy & Associados, Sroc, LdaPublication . Silva, Ângela Maria Fontes; Teixeira, João Carlos Aguiar; Rocha, Maria Luísa Silva; Cordeiro, Rúben MotaO presente relatório é o resultado do estágio realizado no âmbito do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais da Universidade dos Açores, tendo o estágio decorrido de 1 de outubro de 2018 a 30 de junho de 2019, na empresa Uhy & Associados, Sroc, Lda, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. As atividades desenvolvidas no estágio centraram-se na área da auditoria financeira, dado que esta empresa tem como atividade principal a Revisão Legal de Contas. O relatório visa, numa primeira fase, analisar o papel da auditoria e dos seus principais fundamentos e descrever os procedimentos de uma auditoria. Numa segunda fase, segue-se uma caracterização da empresa e das atividades desenvolvidas. Por fim, desenvolve-se uma análise crítica à empresa e às atividades desenvolvidas, sendo esta análise complementada com uma discussão da interligação entre as competências adquiridas na Universidade dos Açores e as atividades realizadas na empresa. Do relatório, conclui-se que a auditoria financeira contribui para aumentar a credibilidade da informação contida nas demonstrações financeiras e diminuir o risco global das decisões económicas. No que se refere aos procedimentos de auditoria, verifica-se que estes deverão seguir um conjunto de proposições ou princípios lógicos. Quanto às atividades desenvolvidas no estágio, estas consistiram em atividades de meios financeiros líquidos, outras contas a receber e a pagar, inventário, investimentos não financeiros e, por último, a análise das rubricas de gastos e rendimentos.
 - Gestão corrente de uma sociedade de revisores oficiais de contasPublication . Jesus, Tiago Miguel Carreiro de; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Cordeiro, Rúben MotaA adequada gestão de uma empresa é fundamental para a concretização dos objetivos definidos e, consequentemente, o seu crescimento e sustentabilidade. Neste âmbito, a gestão administrativa desempenha um papel muito importante na estrutura empresarial, uma vez que é a área onde são realizadas todas as atividades de apoio ao bom funcionamento da entidade. O presente relatório pretende descrever as atividades necessárias para garantir uma adequada gestão corrente de uma sociedade de revisores oficiais de contas, focando, principalmente, nas responsabilidades específicas deste tipo de sociedade. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste relatório, são apresentados os conceitos de gestão e de auditoria, essenciais para a compreensão dos serviços prestados pela entidade acolhedora do estágio, bem como os deveres de comunicação e obrigações legais impostos pelas entidades que supervisionam a atividade de auditoria. Posteriormente, é realizada uma apresentação da sociedade e são descritas as atividades desenvolvidas no estágio, que incidiram, principalmente, nas áreas de gestão administrativa, de consultoria e de auditoria.
 - Influência das taxas de juro e da dívida nas decisões de investimento : evidências nas empresas da Zona EuroPublication . Andrade, Rodrigo Azevedo; Cordeiro, Rúben Mota; Silva, Francisco José FerreiraEsta dissertação analisa a influência das taxas de juro e da dívida nas decisões de investimento, como foco principal, tendo investigado também outras variáveis relevantes. O trabalho foi realizado recorrendo-se a dados de 19 países da Zona Euro, cuja amostra utilizada abrangeu o período contabilístico de 1998 a 2017, e permitiu analisar os países de uma forma individualizada, assim como agregada. Foi estimado um modelo de investimento, procurando-se testar o efeito da interação conjunta da volatilidade das taxas de juro e da dívida nas decisões de investimento das empresas da Zona Euro. Posteriormente, foram adicionadas novas variáveis ao modelo, com o objetivo de testar a sua influência no desempenho do investimento. Os resultados demonstram que as taxas de juro, a dívida, a interação conjunta entre a incerteza das taxas de juro e o nível de endividamento das empresas, os impostos, a rendibilidade do capital investido e a rendibilidade do capital próprio têm um impacto positivo nos investimentos realizados pelas empresas da Zona Euro. Por outro lado, o impacto negativo no investimento é evidenciado na relação com a incerteza (volatilidade das taxas de juro) e na interação entre esta e o nível de endividamento das empresas.
 - A opinião do auditor : objetividade e transparência na análise das demonstrações financeirasPublication . Carreiro, Beatriz Moniz; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Cordeiro, Rúben MotaAs demonstrações financeiras são o principal meio de comunicação entre as empresas e os seus detentores de capital e público em geral. O auditor é o profissional responsável por garantir aos utilizadores das demonstrações financeiras de uma empresa de que estas são transparentes e representam corretamente a situação económica e financeira da empresa. No entanto, o princípio do século XXI foi marcado por uma série de escândalos financeiros que levaram o público em geral a questionar o trabalho do auditor e a sua independência. Esta dissertação pretende analisar a opinião do auditor, a sua transparência, independência e objetividade na análise às demonstrações financeiras das empresas. Começamos por analisar o conceito da ética, presente nos códigos de conduta e estendemos o nosso estudo de forma a analisar as várias vertentes da literatura identificando os vários fatores apontados como influenciadores do desempenho do auditor, bem como os vários tipos de conflito de interesses a que este pode estar sujeito. Procuramos igualmente identificar os mecanismos e sugestões da literatura para fazer face a estes conflitos de interesse. Desta análise, concluímos que reger-se pelo código de ética, não é suficiente para que o auditor mantenha a confiança do público, não existindo uma forma universal para dar resposta aos problemas éticos. Quanto à independência do auditor, destacamos a importância de manter um ceticismo profissional, para que consiga identificar eficientemente os fatores de risco. Identificamos ainda um conjunto de fatores internos e contextuais que poderão ditar uma maior ou menor qualidade do auditor e, consequentemente, a auditoria como um todo. Quanto ao relatório de auditoria, apesar da sua importância, da análise à literatura concluímos que é pouco utilizado pelos investidores e detentores de capital. Por fim, identificamos três origens através das quais se poderão gerar conflitos de interesse, destacando-se a dependência económica face aos clientes, procurando identificar os mecanismos que a literatura aponta como solucionadores deste conflito.
 - Organização e administração de recursos humanosPublication . Torres, João Paulo Silva; Cordeiro, Rúben Mota; Couto, Gualter Manuel MedeirosO presente relatório tem como principal objetivo o estudo da organização e das práticas de gestão de Recursos Humanos de uma empresa do setor do tabaco. Para a prossecução deste objetivo, serão caracterizados o setor do tabaco nos Açores, a empresa, o departamento de Recursos Humanos e, serão ainda descritas as práticas de gestão de Recursos Humanos aplicáveis na empresa. A metodologia aplicada foi o estudo de caso através de um estágio académico, realizado na área de Recursos Humanos da empresa Fábrica de Tabaco Micaelense, S.A., sediada em Ponta Delgada. Os métodos utilizados permitiram concretizar os objetivos da investigação, uma vez que, foi possível identificar as práticas de gestão de recursos humanos aplicadas na empresa e compará-las com as estudadas na revisão bibliográfica. Desta comparação foi possível reconhecer as diferenças e as semelhanças com as práticas de gestão de Recursos Humanos reconhecidas no estudo efetuado. Concluiu-se que a empresa aplica práticas de gestão de Recursos Humanos adequadas, mas pode melhorar o seu desempenho organizacional se implementar algumas alterações descritas no presente relatório. A pertinência do relatório prende-se, portanto, com a continuidade do estudo do tema da gestão de Recursos Humanos, num setor diferente, como o da indústria e distribuição de tabaco, na Região Autónoma dos Açores, podendo assim contribuir para futuras investigações, uma vez que as práticas de gestão de Recursos Humanos devem ser aplicadas conforme as características da empresa.
 - Planeamento fiscalPublication . Furtado, Maria Cabral Borges de Rodrigues; Cordeiro, Rúben Mota; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesO planeamento fiscal constitui uma importante ferramenta de gestão quando aliado a um comportamento não agressivo e não evasivo. Esta derivação do planeamento fiscal é designada de gestão fiscal e consiste em otimizar a carga fiscal das empresas através de meios previstos na lei. A gestão fiscal constitui um importante instrumento de apoio à gestão, pois a otimização da carga fiscal é um dos fatores de sucesso das empresas. A aplicação do planeamento fiscal na sua vertente não agressiva leva à tomada de decisões mais ponderadas pelos gestores através dos mecanismos presentes no direito fiscal. No entanto, os gestores das empresas não possuem um conhecimento detalhado sobre os incentivos fiscais dispostos na lei, necessitando assim de recorrer a profissionais qualificados para os auxiliar nos processos de tomada de decisão no âmbito da gestão de impostos e decisões de investimento. Neste sentido, ao abrigo do estágio desenvolvido na empresa J. Silva Cardoso e Ruben Cordeiro, SROC, Lda., foi proposta a criação de um programa de trabalho no contexto da fiscalidade, cujo foco é a aplicabilidade de benefícios fiscais diretamente relacionados com o investimento nas micro, pequenas e médias empresas. O presente relatório resulta do estudo dos benefícios fiscais previstos na lei no âmbito do investimento, nomeadamente a Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR) e o Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI), a partir do qual se desenvolveram métodos de aplicação dos mesmos às empresas, bem como ferramentas para cumprir com as obrigações legais acessórias.
 - A relação entre qualidade do auditor e a manipulação de resultados através das imparidades em dívidas a receberPublication . Couto, Cláudia Teves Félix; Cordeiro, Rúben Mota; Silva, Francisco José FerreiraO presente estudo visa testar a eficácia dos auditores na deteção e sinalização das práticas de manipulação de resultados, mais concretamente, por via do reconhecimento de perdas por imparidade em dívidas a receber de clientes, aferindo, deste modo, a qualidade do trabalho do auditor. A literatura sugere que os auditores utilizam a emissão de uma opinião modificada para alertar os stakeholders acerca de indícios de manipulação de resultados, principalmente quando esta ocorre no sentido descendente. Assim, a intuição subjacente a este estudo é de que quanto maior o nível de accruals discricionários, maior será a probabilidade de a empresa receber uma opinião modificada. Para alcançar o objetivo proposto, foram analisados um conjunto de dados financeiros de empresas portuguesas não cotadas, de 2017 a 2019, totalizando uma amostra de 7.717 observações. A manipulação de resultados foi detetada através de um accrual específico, as imparidades nas contas de clientes, seguindo o exemplo do estudo de McNichols & Wilson (1988). Esta é uma das variáveis contabilísticas mais tentadoras para manipular uma vez que têm por base o uso de estimativas e de juízos de valor por parte da gestão, relativamente ao montante a reconhecer. Uma vez confirmada a manipulação, seguiu-se a análise econométrica para verificar se os accruals discricionários estão relacionados com a emissão da opinião modificada por parte do auditor. Para o efeito, foi desenvolvido um modelo de regressão logística para dados em painel. As evidências empíricas apontam para a inexistência de uma relação entre a opinião emitida pelo auditor e a manipulação de resultados através das perdas por imparidade em dívidas a receber de clientes, seja no sentido descendente ou ascendente. Não obstante, foi possível detetar uma relação entre a opinião modificada e as variáveis de controlo relativas ao endividamento e rendibilidade.
 
