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- Uma análise qualitativa aos comentários do TripAdvisor : o caso dos restaurantes de São MiguelPublication . Santos, Pedro Rui Ferreira; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesA atividade das comunidades virtuais é uma das maiores mudanças a que se assistiu nos negócios, levando os marketeers a dedicarem cada vez mais atenção a essas comunidades por compreenderem a sua importância para a gestão do relacionamento com o cliente e para o seu envolvimento com a marca. Outra importante tendência que se tem revelado é que os media sociais obtêm cada vez mais confiança e o consumidor valoriza muito a opinião e os comentários dos outros consumidores, ou seja, os conteúdos gerados pelos utilizadores e o e-word-of-mouth. O TripAdvisor, que afirma ser o serviço mais popular e a maior comunidade de viagens do mundo, é uma plataforma que pode e merece ser estudada e acompanhada pelos gestores das organizações prestadoras de serviços de viagens e de turismo que reconhecem a importância da gestão do relacionamento com o cliente e da gestão da reputação da marca. O propósito deste trabalho foi analisar comentários e avaliações efetuados pelos utilizadores no TripAdvisor em relação aos 10 melhores restaurantes de São Miguel, nas categorias de Qualidade da comida, Preço, Ambiente, Qualidade do Serviço, Rapidez do Serviço, Limpeza/Higiene, Variedade do Menu, Apresentação do Prato, Localização do Restaurante e Horário de Funcionamento. Os resultados apontam que a qualidade da comida, a qualidade do serviço e o ambiente são as categorias que recebem maior número de comentários positivos, enquanto a qualidade do serviço e o preço merecem mais comentários negativos. Contudo, os restaurantes negligenciam estas avaliações, deixando-as sem a devida resposta. Pretende-se ilustrar como os proprietários e gestores podem utilizar essa informação para melhorarem a reputação dos respetivos restaurantes, atendendo a que o e-word-of-mouth tem uma forte influência no processo de decisão de compra de futuros clientes, utilizadores dessas plataformas digitais, e ainda aumentarem o nível de satisfação dos clientes atuais, para os manter fiéis e repetirem a compra.
- Influência das taxas de juro e da dívida nas decisões de investimento : evidências nas empresas da Zona EuroPublication . Andrade, Rodrigo Azevedo; Cordeiro, Rúben Mota; Silva, Francisco José FerreiraEsta dissertação analisa a influência das taxas de juro e da dívida nas decisões de investimento, como foco principal, tendo investigado também outras variáveis relevantes. O trabalho foi realizado recorrendo-se a dados de 19 países da Zona Euro, cuja amostra utilizada abrangeu o período contabilístico de 1998 a 2017, e permitiu analisar os países de uma forma individualizada, assim como agregada. Foi estimado um modelo de investimento, procurando-se testar o efeito da interação conjunta da volatilidade das taxas de juro e da dívida nas decisões de investimento das empresas da Zona Euro. Posteriormente, foram adicionadas novas variáveis ao modelo, com o objetivo de testar a sua influência no desempenho do investimento. Os resultados demonstram que as taxas de juro, a dívida, a interação conjunta entre a incerteza das taxas de juro e o nível de endividamento das empresas, os impostos, a rendibilidade do capital investido e a rendibilidade do capital próprio têm um impacto positivo nos investimentos realizados pelas empresas da Zona Euro. Por outro lado, o impacto negativo no investimento é evidenciado na relação com a incerteza (volatilidade das taxas de juro) e na interação entre esta e o nível de endividamento das empresas.
- Os impactos dos eventos turísticos desportivos : o caso do Red Bull Cliff DivingPublication . Avelar, Melissa Viveiros; Menezes, António Gomes de; Sousa, Áurea Sandra ToledoEste estudo procura analisar os impactos que advêm de eventos turísticos desportivos, respetivamente, o caso do Red Bull Cliff Diving, realizado em 2018, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores. Trata-se de um evento único na vertente da modalidade do “Cliff Diving”, realizado pelo sétimo ano consecutivo, difundido por diversos canais de multimédia à escala planetária, proporcionando a divulgação da ilha de São Miguel. Como forma de desenvolvimento, de promoção e de combate à sazonalidade de um destino turístico, as entidades governamentais patrocinam a realização de eventos, de modo a dinamizar e a melhorar a imagem de uma região e/ou localidade. Assim sendo, o objetivo central desta investigação é o de aferir a importância deste evento para os Açores e identificar os seus principais impactos percecionados pela comunidade local. Foi administrado um inquérito por questionário, com 18 questões, aos participantes deste evento, tendo-se conseguido obter uma amostra de 164 inquéritos válidos, com respostas a questões referentes a variáveis sociodemográficas, à despesa e à satisfação em relação os diversos aspetos do evento. Os participantes não residentes em São Miguel tiveram uma despesa média diárias de 200,37€ no que concerne às despesas com alojamento; cafés e bares; comércio e artesanato; no local do evento; restaurantes e transportes terrestres. Nos “transportes aéreos” gastaram por pessoa em média cerca de 263,422€ (ida e volta), com um desvio padrão de 155,98€. No que concerne à satisfação global com o evento, é de salientar que, em geral, os inquiridos manifestaram níveis de satisfação elevados, em relação a diversos aspetos do evento, com destaque para o desempenho dos atletas, o acesso ao local e a organização. A maioria dos inquiridos considera o Red Bull Cliff Diving importante para o desenvolvimento turístico e para o desenvolvimento económico dos Açores.