Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.58 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
[...]. Pretende-se, em geral, contribuir para a reflexão sobre a relevância do que se ensina e clarificar o lugar da integração curricular no trabalho escolar ligado às vivências do entorno das crianças. Em termos mais específicos, no âmbito de um estudo empírico de natureza descritiva, explorasse o papel desempenhado pela matemática na articulação dos conhecimentos assegurados pela escola, em especial na integração do currículo, ao nível do que é planificado por estudantes em situação de estágio, de curso que habilita para a docência. Neste sentido, pretende-se perceber se as práticas de planificação de futuros professores do 1.° ciclo do ensino básico espelham situações de integração curricular e de que forma a área da matemática permite estabelecer conexões com outras áreas do currículo e vivências das crianças, facilitando abordagens mais holísticas dos conceitos e demais conteúdos veiculados pela escola. [...].
Description
Keywords
Currículo Integração Curricular Educação Matemática Resolução de Problemas
Citation
Serpa, M. S. D.; & Cabral, M. S. M. (2015). Papel da matemática na integração curricular. In A. P. Garrão, M. R. Dias & R. C. Teixeira (Coord.), "Investigar em educação matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar", (pp. 33-54). Ponta Delgada: Letras Lavadas. ISBN 978-989-735-076-4.
Publisher
Letras Lavadas