dc.contributor.author | Serpa, Margarida Damião | |
dc.contributor.author | Cabral, Marie Stephanie Moreira | |
dc.date.accessioned | 2017-09-22T17:44:52Z | |
dc.date.available | 2017-09-22T17:44:52Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | [...]. Pretende-se, em geral, contribuir para a reflexão sobre a relevância do que se ensina e clarificar o lugar da integração curricular no trabalho escolar ligado às vivências do entorno das crianças. Em termos mais específicos, no âmbito de um estudo empírico de natureza descritiva, explorasse o papel desempenhado pela matemática na articulação dos conhecimentos assegurados pela escola, em especial na integração do currículo, ao nível do que é planificado por estudantes em situação de estágio, de curso que habilita para a docência. Neste sentido, pretende-se perceber se as práticas de planificação de futuros professores do 1.° ciclo do ensino básico espelham situações de integração curricular e de que forma a área da matemática permite estabelecer conexões com outras áreas do currículo e vivências das crianças, facilitando abordagens mais holísticas dos conceitos e demais conteúdos veiculados pela escola. [...]. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serpa, M. S. D.; & Cabral, M. S. M. (2015). Papel da matemática na integração curricular. In A. P. Garrão, M. R. Dias & R. C. Teixeira (Coord.), "Investigar em educação matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar", (pp. 33-54). Ponta Delgada: Letras Lavadas. ISBN 978-989-735-076-4. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-735-076-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4414 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Letras Lavadas | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Integração Curricular | pt_PT |
dc.subject | Educação Matemática | pt_PT |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.title | Papel da matemática na integração curricular | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Ponta Delgada, Açores | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 54 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigar em educação matemática: Diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 |