DSOC - Livro / Book
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- Trabalho (no) Feminino - Histórias de Mulheres (séculos XVIII a XX)Publication . Silva, Susana Serpa; Moscatel, Cristina; Oliveira, Nzinga; Soares, Daniela; Valério, Bruna TravassosEsta publicação é um dos resultados do Projeto “Trabalho (no) Feminino (1850-1916) – Histórias dos Açores”, financiado pelo Governo Regional dos Açores – Direção Regional da Ciência e Tecnologia, através do programa PRO-SCIENTIA: Eixo 1 – Valorizar – Valorização em Ciência e Tecnologia. Ação 1.1 – “Capacitar as entidades do SCTA e valorizar as suas atividades”. Medida 1.1.c– “Implementação de projetos de I&DI” na área das Ciências Sociais e Humanas, com a Ref.ª M1.1.C/C.S./022/2019/0.
- Juventude(s) : movimentos globais e desafios futurosPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes, Org.; Lalanda-Gonçalves, Rolando, Org.; Medeiros, Pilar Damião, Org.[…]. A publicação deste livro insere-se na linha traçada pelo Observatório da Juventude dos Açores (OJA) em analisar os jovens enquanto atores sociais em diversos contextos socio-espaciais. Em 2016, o Observatório da Juventude dos Açores publicou o livro “Juventude(s) Novas Realidades, Novos Olhares”, onde compilou os principais textos dos colóquios realizados, em 2013 e em 2014, respetivamente, sobre os “Dilemas e desafios da(s) Juventude(s) Europeia(s) no Século XXI”, e “Desafios da juventude nas Regiões Ultraperiféricas”, a que se seguiu, em 2017, o livro “Juventude(s) pensar e agir” colocando em evidência que as desigualdades e a pluralidade de trajetórias entre os jovens refletiam novas formas de mediação, bem como os obstáculos que estes enfrentam “gerados por efeitos de estrutura ou por contextos sociais diferenciados, onde a posse de capital económico, social, cultural (Bourdieu, 1964, 1979, 1984) é determinante para compreender as lógicas e os sentidos da ação”. À luz de tais reflexões, o Observatório da Juventude dos Açores organizou, em outubro de 2018, o V Colóquio Internacional “Os jovens e movimentos globais” que teve como objetivo refletir sobre a participação cívica e a intervenção política dos jovens numa esfera pública transnacional a partir de três painéis temáticos: movimentos sociais e cidadania; associativismo e igualdade; e ativismo e sustentabilidade. […]. Este livro surge na sequência destes colóquios e, por isso, se intitula “Juventudes(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros” acrescentando, desta forma, aos livros publicados em 2016 e 2017, anteriormente referidos, um novo olhar sobre a juventude(s) na sua relação com o ciberespaço e enquanto atores em diversos movimentos sociais. […]. [da Introdução]
- Juventude açoriana e o mundo do trabalhoPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina Pires; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoEste livro resulta de um estudo onde se procura compreender o modo como se processa a relação com o mundo do trabalho dos jovens açorianos. Em particular, são destacados a transição escola-trabalho, os diversos tipos de de relação com o emprego e desemprego (em termos de trajetória), a relação com a escolaridade e a formação profissional, bem como as atitudes e aspirações face ao trabalho e ao emprego. Se, em geral, a relação com o mundo do trabalho é uma componente fundamental da vida dos indivíduos, da sua identidade social e da sua posição social, no caso dos jovens apresenta uma importância ainda maior dado que é nesta face da vida que em boa parte se define o destino social futuro. A análise assenta na utilização de técnicas estatísticas multivariadas, permitindo perceber uma diversidade de situações existentes dentro da juventude e nos diversos assuntos em que a relação com o mundo do trabalho se desdobra.
- Juventude(s) : pensar e agirPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes, Org.; Lalanda-Gonçalves, Rolando, Org.; Medeiros, Pilar Damião, Org.A juventude é um excitante poderosíssimo do imaginário ocidental, tão mais mobilizado quanto envelhecidas demograficamente se encontram as sociedades, como um capital que encontra na escassez as condições da sua intrínseca valorização. Por isso, importa cada vez mais superar a abordagem «espontânea» da juventude como problema social e construir histórica e sociologicamente o objeto juventude, através da multiplicação de estudos empíricos que desmontam o mito, contribuindo, por sucessivas e cumula¬tivas aproximações, para o conhecimento da multidimensionalidade desta categoria que é também uma heurística que perscruta a materialidade de um conjunto de práticas que reivindicam os seus sujeitos e as suas vidas. Agrada-me neste livro a sua capacidade em apreender, no concreto, tendências de diferenciação interna da juventude (classe, género, etnia), procurando relacionar a construção sociológica da juventude com as grandes dinâmicas sociais da modernidade tardia (o risco, a incerteza, a insti¬tucionalização da individualidade), situando a experiência juvenil nos seus múltiplos contextos de socialização, nomeadamente a família, a escola, o trabalho, os velhos e novos media, as instituições políticas e o grupo de pares e convocando a íntima imbricação entre a estruturação das identidades juvenis e os espaços urbanos contemporâneos. [Do prefácio – João Teixeira Lopes]
- A sagrada aliança : Campo Religioso e Campo Político nos Açores, 1974-1996Publication . Borralho, ÁlvaroNeste livro, o autor pretende responder à questão que ele próprio coloca: «que tipo de relações se estabeleceram entre a Igreja e a política na sociedade açoriana depois da rutura política operada em abril de 1974?». Sabíamos, à partida, que a sociedade açoriana antes de abril de 1974 é dominantemente católica e com uma estrutura social marcada pelo predomínio da produção agrícola, em regime de pequena e média propriedade. Será que, neste aspeto, a situação é perfeitamente homóloga da que se registou em Portugal continental, particularmente no Norte do país e, mesmo, no arquipélago da Madeira? Sem dúvida que há analogias, mas uma das virtualidades da análise empírica do autor é mostrar-nos como, nesse quadro comum, se definiu uma situação específica nos Açores. Para essa especificidade contribuíram o relativo fechamento social da região, as ligações entre a Igreja e o poder político e a estrutura social.
- Duplas pertenças : emigração e deportação nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Borralho, Álvaro; Mendes, DerrickNeste estudo pretendeu-se saber se o fenómeno da deportação, nos moldes que atualmente conhecemos nos Açores, resulta preponderantemente de alterações legislativas nos países de acolhimento ou de processos de integração e de assimilação menos conseguidos. Estas hipóteses para serem plenamente confirmadas necessitariam, no entanto, de um estudo aprofundado não só sobre a situação dos emigrantes açorianos nos países de acolhimento, dos seus contextos familiares, percursos educativos e profissionais, como de uma análise exaustiva da legislação destes países, devidamente enquadradas em termos políticos e ideológicos. Ambas as situações requerem, todavia, uma informação muito alargada e um tempo demasiado longo e até uma necessidade de atualização permanente.
- Rollenästhetik und rollensoziologie : zum transfer rollensoziologischer kategorien auf die neuere deutsche literaturwissenschaftPublication . Medeiros, Pilar Damião"A estética dos papéis e a sociologia dos papéis: Sobre a transferência de categorias sociológicas dos papéis para a nova literatura alemã” analisa principalmente a polissemia e a multiplicidade de sentidos em oito romances modernos de língua alemã mediante diversas análises de discursos interdisciplinares e interculturais ou intermediários e as respetivas “categorias de médio alcance” (Robert Merton). Nomeadamente foram analisados em detalhe os seguintes romances: Max Frisch: Mein Name sei Gantenbein (1964) (título da tradução portuguesa: Chamem-me Gantenbein), Alfred Andersch: Efraim (1967), Peter Handke: Der kurze Brief zum langen Abschied (1972) (título da tradução portuguesa: Uma Breve Carta para um Longo Adeus), Adolf Muschg: Im Sommer des Hasen (1965), Günter Grass: Die Kopfgeburten oder die Deutschen sterben aus (1980), Martin Walser: Die Gallistl’sche Krankheit (1972), Gabriele Wohmann: Ernste Absicht (1970) e Paul Nizon: Canto (1963).
- Novas e velhas tendências populacionaisPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Borralho, ÁlvaroNovas e Velhas Tendências Populacionais congrega um conjunto de capítulos sobre as principais dinâmicas demográficas da atualidade resultantes de comunicações apresentadas no IX Encontro de Sociologia dos Açores, realizado em Novembro de 2012 na Universidade dos Açores. Tal como nos Encontros anteriores foi uma iniciativa do então Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA), atualmente Centro Interdisciplinar de Ciências da Universidade dos Açores (CICS.UAc) que em 2014, em concurso da FCT, passa a integrar, tal como outras Unidades de Investigação de várias Universidades Portuguesas, designando-se neste contexto como Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – polo da Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc). Num contexto em que na sociedade portuguesa já eram visíveis as consequências económicas e sociais resultantes da crise financeira internacional e já estavam a ser implementadas novas propostas de atuação política, cujos efeitos deveriam agravar a base populacional do País, entendeu-se que devia ser um momento privilegiado de reflexão sobre a dinâmica demográfica portuguesa, com especial atenção para a realidade açoriana. Acresce-se que nesta data iriam ser disponibilizados os dados definitivos do Censo de 2011 e, neste sentido, haveria a possibilidade de novas análises que o tempo tinha, de algum modo, desatualizado.
- Juventude(s) : Novas Realidades, Novos OlharesPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes, Org.; Lalanda-Gonçalves, Rolando, Org.; Medeiros, Pilar Damião, Org.[...]. Entendemos organizar esta edição começando precisamente pelas questões relacionadas com o trabalho e o emprego seguindo-se as respeitantes à educação, para posteriormente apresentarmos os capítulos que se centram sobre a cidadania e os novos movimentos sociais. No primeiro caso temos as reflexões de José Machado Pais, Ilona Kovács, Fernando Diogo e Patrícia Faria, bem como de Francisco Simões, um conjunto de quatro capítulos nos quais encontramos abordagens distintas, mais teóricas e globais, por um lado, ou mais empíricas e particularizadas, por outro, que suscitam importantes interrogações acerca da multiplicidade das trajetórias juvenis em contextos sociais cada vez mais plurais e incertos. [...]. Num conjunto de 10 capítulos, bastante diversificados, cremos que esta obra abre inúmeras pistas de reflexão que possibilitam um melhor conhecimento da sociedade portuguesa, em especial da açoriana. As políticas públicas para a juventude podem por isso ter em conta estes importantes contributos no sentido da sua orientação para uma melhor adequação às realidades plurais reveladas nos diversos capítulos onde os autores procuram por em evidência a natureza dos desafios que se colocam à(s) juventude(s) com um novo olhar face às realidades sociais que se lhes impõem. Como afirmou, no primeiro capítulo deste livro, Machado Pais são necessárias "...políticas criativas que tomem os jovens como agentes de inovação". [da Introdução]
- Entre Crise e Euforia : Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em PortugalPublication . Melo, Benedita Portugal, Org.; Diogo, Ana Matias, Org.; Ferreira, Manuela, Org.; Lopes, João teixeira, Org.; Gomes, Elias Evangelista, Org.Este livro reúne a grande maioria dos trabalhos apresentados no IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, realizado no Porto, Portugal, em Junho de 2014. As cinco grandes secções temáticas em que se encontra organizado – 1) Entre escolhas, formações e mandatos: (re)construções da profissão docente; 2) Infância e Juventude: Culturas, Experiências e Transições, 3) Famílias, Usos das TIC e Papel dos Media na Educação; 4) Desigualdades Educacionais: Escolas, Construção das (In)Justiças e Procura da Qualidade; 5) Políticas de escolarização, compensação e avaliação – ilustram bem a variedade de tópicos em que se centram as pesquisas na área da sociologia da educação, recentemente desenvolvidas em Portugal e no Brasil, e dão conta da complexidade dos fenómenos educativos na contemporaneidade. Não obstante a diversidade de questionamentos teóricos e abordagens metodológicas, as contribuições incluídas nesta colectânea permitem-nos sentir as diferentes atmosferas educacionais em que Brasil e Portugal se encontram mas revelam, simultaneamente, como a investigação produzida aqui e além-mar também se estrutura em torno de temas comuns. Que os alicerces da ponte que se começou a construir entre estes dois países, em 2008, com a realização do I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, se tornem cada vez mais fortes e originem novas e produtivas incursões sociológicas na área da educação é o desejo dos seus organizadores.