DSOC - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
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- Acesso ao mercado de trabalho : jovens com baixas qualificações escolares e de contextos sociais desfavorecidosPublication . Diogo, Fernando; Faria, Patrícia TavaresCom este capítulo procura-se perceber como os jovens em situação de pobreza se relacionam com o emprego, dando especial destaque à caracterização da transição escola-trabalho num contexto de impacto da crise no emprego. Para se atingir este objetivo recorre-se, também, a dados a montante: o que motivou os jovens a sair da escola e com que escolaridade. [...].
- Children's practices of ICT and social inequalities : on the uses of the Magalhães computer in two school communitiesPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaThis paper addresses the Portuguese government measure that introduced a laptop - the Magalhães computer - in primary education as an attempt to extend the social base of the use of ICT. It tries to give an account of family adhesion to this computer, of some of its uses by children in different contexts, and of the question of inequality in opportunities and uses of ICT. It was based on two studies conducted in schools from two towns in different Portuguese regions. Their methodological design took a longitudinal stance and included a quantitative strand through a survey with teachers, parents and children, as well as a qualitative strand through interviews with teachers and parents and the ethnography of a class in each setting. Data revealed a) a strong adhesion to the Magalhães; b) its regular use by children (mainly at home, secondly, at school, and, thirdly, in other contexts), predominantly under their own initiative; c) the existence of a greater proportion of other computers at home by families with a higher degree of education; d) a more frequent and widespread use of the Magalhães at home by children of parents with a higher degree of education; e) a significantly uneven family support, which is stronger in socially advantaged groups; and f) less imposing rules on the use of the Magalhães at home by families with less education. Data suggest a double trend: a) a widespread acquisition of the Magalhães; and b) a selective use of the computer by the different social groups, accompanied by family mediation that is also selective. This means that, although the first political goal of the programme has apparently been fulfilled, it still lacks the next step, which addresses the effects of the socially differentiated uses of ICT at school and at home.
- Concentração demográfica em espaço insular : os Açores, 1864-2011Publication . Rocha, Gilberta Pavão NunesUma das características do arquipélago dos Açores é a sua desigualdade demográfica, associada, em primeiro lugar, à dimensão geográfica das várias ilhas, mas que a ela não se confina, sendo também de enorme importância a respectiva localização no interior do arquipélago, aspecto que não pode ser desenquadrado das ligações económicas, sociais e políticas que estabelecem nos diferentes períodos históricos. Mas a singularidade, essencial para um conhecimento mais efectivo do todo decorrente do estudo de cada uma das partes, não deve ignorar igualmente a perspectiva regional, isto é, o papel que o arquipélago teve e tem nos cenários nacionais e internacionais, o seu estatuto de maior ou menor centralidade ou perificidade. [...].
- Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na famíliaPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAs crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
- A deportação como experiência socialPublication . Borralho, ÁlvaroNeste capítulo caracteriza-se a deportação como experiência social, quer dizer, como prática e conjunto de representações sociais associadas. Assim, analisa-se o contexto da deportação e a integração dos deportados na sociedade açoriana, em especial, as dificuldades, os constrangimentos, o exercício da cidadania e a reivindicação de direitos, mostrando a complexidade social do processo de deportação.
- Desemprego e inatividade juvenilPublication . Palos, Ana Cristina Pires; Diogo, Fernando; Silva, OsvaldoUm dos impactos estruturais mais profundos resultantes da crise económica atual é o desemprego, em geral, e o juvenil, em particular. As dificuldades de inserção dos jovens no mercado de trabalho são de tal forma significativas, em especial a partir de 2008, que poderemos estar a assistir a uma alteração do perfil-tipo dos desempregados de longa duração que, nos anos 80 do século XX, apontava para desempregados mais idosos e pouco escolarizados. No presente capítulo pretendemos identificar, nas trajetórias profissionais dos jovens, os períodos de desemprego e a sua duração, bem como caraterizar as redes de suporte com que podem contar nas situações em que se encontram privados de trabalho. A análise das trajetórias de inserção profissional destes jovens permite perceber que o desemprego é um fenómeno massivo e cumulativo nas experiências laborais dos jovens. Num contexto de crise dos sistemas de proteção social percebe-se o papel insubstituível das solidariedades familiares no apoio às situações de desemprego. A analise tipológica permite ainda perceber que a condição dos jovens desempregados é diferenciada em função da idade, género e percursos escolares e formativos.
- Diáspora e identidade açoriana : elementos para uma problemática sociológicaPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoA emigração açoriana tem vindo a ser estudada ao longo dos anos por Gilberta Rocha, no Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, nas suas dimensões sociodemográficas e políticas. Julgo pertinente complementar tais análises com a perspetiva comunicacional dos processos migratórios, que iniciei em 1984 com a apresentação da minha tese de doutoramento “Eutopie, insularité et migrations”. Na altura, adotando uma abordagem fenomenológico-estrutural, procurei pôr em evidência a natureza de algumas das principais dinâmicas socioculturais da emigração a partir de uma pesquisa de terreno, através de observação direta, e de um inquérito realizado na freguesia da Ribeira Quente da Ilha de São Miguel. A principal questão de investigação centrava-se na problemática da relação entre a insularidade, os movimentos migratórios e o sistema cultural, sendo a dimensão insular aí conceptualizadas enquanto constrição estrutural. A abordagem comunicacional dos processos migratórios, que agora proponho insere-se na abordagem psicossociológica aberta pela Sistémica Qualitativa de Alex Mucchielli (2004), permite, sem abandonar os pressupostos fenomenológicos e estruturais da minha primeira análise, reenquadrar os dados da investigação então realizada e abordar o sistema de mediações (relações instituídas entre as comunidades emigradas e as comunidades locais através de diferentes atores: políticos, universitários, associações de emigrantes) através da análise dos meios de comunicação social, mas com especial destaque à internet enquanto espaço de interação. A partir da análise de conteúdo dos principais sites, que na internet configuram a relação entre o espaço originário (comunidades residentes) e o espaço migratório (comunidades emigradas), pretende-se compreender a diáspora enquanto problemática identitária açoriana. Assim, nesta comunicação iremos pôr em evidência, numa primeira análise, a relação entre a insularidade enquanto elemento estrutural do sistema de relação entre as comunidades locais e emigradas, e num segundo momento, a importância da internet na estruturação deste campo relacional onde agem os atores mediáticos (os mediadores da relação entre as comunidades nos Açores e as emigradas).
- Dinâmicas sociais nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Lalanda-Gonçalves, Rolando; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Diogo, Fernando; Borralho, ÁlvaroPretende-se neste capítulo apresentar algumas das dinâmicas sociais nos Açores nas últimas duas décadas, enquadrando-as na evolução global observada no país. O período adotado é justificável não só pela proximidade temporal, mas também por nele se identificarem algumas das mudanças sociais mais significativas ocorridas na sociedade açoriana e, em alguns casos, um atenuar das diferenças face ao todo nacional. Procura-se, assim, dar conta de alguns dos principais elementos estruturantes da análise sociológica, apresentados em pontos separados, 1 como a população e a educação, o emprego, a pobreza e a religiosidade, inseridos num contexto insular, de acentuada dispersão e desigualdade na dimensão geográfica e demográfica das várias ilhas. Como espaço(s) insular(es), de pequena dimensão, aqui não teorizado (s), nem fundamentado(s) nas características identificadoras da(s) insularidade(s), a análise e a compreensão da(s) sociedade(s) açoriana(s) não pode deixar de ter em consideração esta sua especificidade territorial. De facto, como já foi posto em evidência (Lalanda-Gonçalves, 2000), existe uma relação entre a insularidade (definida enquanto distância ao exterior e pequena dimensão territorial) e a contração do espaço de oportunidade (definido como a probabilidade de obter um emprego compatível com a qualificação obtida num determinado espaço socioeconómico). Procura-se, assim, integrar as diferentes dinâmicas sociais, económicas e culturais, e compreender o sistema societal açoriano tendo em conta a sua historicidade (Touraine, 1974).
- Do outro lado do mar : pertenças geracionais da emigração açorianaPublication . Rocha, Gilberta Pavão NunesEm meados do século XX, mais especificamente nas décadas de sessenta e de setenta, os países do continente norte-americano acolheram fluxos significativos de gentes de origem açoriana, cujas experiências de vida, percursos e processos de integração se iniciaram e consolidaram, em idades distintas, nos dois lados do Atlântico. Neste artigo, e tomando como referência dois estudos realizados no Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, estas gerações de emigrantes, especificamente as que escolheram os Estados Unidos da América como destino, são objeto de uma análise sociodemográfica com base nos que regressaram voluntaria ou compulsivamente à região de origem: os Açores.
- Etapas da vida : discurso político e representações sociais da juventude e da velhice nos AçoresPublication . Lalanda-Gonçalves, RolandoAs representações sociais da juventude e da velhice articulam-se com regimes de ação pública onde releva o apoio, a proteção, a defesa, a solidariedade e a intervenção do poder político face à problemática da transição o da juventude para a adultez e desta para a velhice. Este contexto caracteriza a “inatividade”, a “passividade”, a “dependência” ou os “comportamentos de risco” como fragilidades, disfuncionalidades passíveis de proteção pela ação pública. Também, ao longo do tempo vemos, nos diferentes programas de governo, reforçar-se a dimensão prescritiva da pro-atividade generalizar-se às duas categorias (jovens/idosos). Assim podemos, ainda que de um modo provisório, considerar que nas políticas públicas para a juventude e para a velhice a problemática central radica num “jogo de uma integração ativa” para a resolução dos problemas associados às transições entre juventude/ adultez e adultez/ velhice configurando uma modalidade ou regime de intervenção pública.