CICS/A - Livro / Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS/A - Livro / Book by Title
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem da escrita no ensino básicoPublication . Gomes, Maria do Carmo de la Cerda; Mira Leal, Susana; Serpa, Margarida DamiãoEste livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
- COESÃO SOCIAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADEPublication . Palos, Ana Cristina; Diogo, Ana Matias; Martin, Claude; Ribeiro, Fernando Bessa; Diogo, Fernando; Sousa, Francisco; Ávila de Lima, Jorge; Serpa, Margarida; Botenho, Maria do Carmo; Nunes, Nuno; Lalanda, Piedade; Mauritti, Rosário; Silva, Sara Franco; Serpa, Sandro; Diogo, Fernando; Diogo, Ana MatiasEste livro procura evidenciar os reptos e as permanências que atravessam as sociedades atuais, em que as transformações sociais desafiam a coesão social e, concomitantemente, as permanências demonstram a sua perenidade. Com foco especial na realidade açoriana, esta obra é constituída por sete capítulos que abordam temas como o futuro do capitalismo e respetivas implicações, a análise dos regimes de bem-estar social, as desigualdades e a coesão social, a relação entre pobreza e escolaridade, as perspetivas dos pais e das crianças sobre os centros de atividades de tempos livres (CATL), culminando na temática do divórcio nos Açores. Este livro pretende contribuir para uma ação informada, enformada por uma ciência inclusiva e socialmente partilhada, através do envolvimento cívico da sociedade açoriana nestes domínios.
- De abajur a zumba : estrangeirismos no portuguêsPublication . Simas, Rosa NevesVolume 1 da série Tradução: Do Português ao Inglês; este dicionário dos estrangeirismos que “migraram” para o português, vindas das mais diversas línguas do mundo, do árabe ao chinês, do espanhol ao inglês, explica as origens etimológicas e as circunstâncias em que estes foram adotadas pelos falantes do português, e apresenta a tradução de cada entrada para a língua inglesa.
- Domingos Rebêlo em 10 pinceladasPublication . Simas, Rosa Neves, Coord.Após a análise de como a açorianidade e a identidade insular assentam na conjugação entre a natureza das ilhas e a cultura açoriana, entre a geografia física e a história humana, este capítulo apresenta a obra do Pintor Domingos Rebêlo, no contexto do Turismo de Natureza e Cultura, como proposta de creative tourism para o sector turístico nos Açores.
- Duplas pertenças : emigração e deportação nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Borralho, Álvaro; Mendes, DerrickNeste estudo pretendeu-se saber se o fenómeno da deportação, nos moldes que atualmente conhecemos nos Açores, resulta preponderantemente de alterações legislativas nos países de acolhimento ou de processos de integração e de assimilação menos conseguidos. Estas hipóteses para serem plenamente confirmadas necessitariam, no entanto, de um estudo aprofundado não só sobre a situação dos emigrantes açorianos nos países de acolhimento, dos seus contextos familiares, percursos educativos e profissionais, como de uma análise exaustiva da legislação destes países, devidamente enquadradas em termos políticos e ideológicos. Ambas as situações requerem, todavia, uma informação muito alargada e um tempo demasiado longo e até uma necessidade de atualização permanente.
- Entre Crise e Euforia : Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em PortugalPublication . Melo, Benedita Portugal, Org.; Diogo, Ana Matias, Org.; Ferreira, Manuela, Org.; Lopes, João teixeira, Org.; Gomes, Elias Evangelista, Org.Este livro reúne a grande maioria dos trabalhos apresentados no IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, realizado no Porto, Portugal, em Junho de 2014. As cinco grandes secções temáticas em que se encontra organizado – 1) Entre escolhas, formações e mandatos: (re)construções da profissão docente; 2) Infância e Juventude: Culturas, Experiências e Transições, 3) Famílias, Usos das TIC e Papel dos Media na Educação; 4) Desigualdades Educacionais: Escolas, Construção das (In)Justiças e Procura da Qualidade; 5) Políticas de escolarização, compensação e avaliação – ilustram bem a variedade de tópicos em que se centram as pesquisas na área da sociologia da educação, recentemente desenvolvidas em Portugal e no Brasil, e dão conta da complexidade dos fenómenos educativos na contemporaneidade. Não obstante a diversidade de questionamentos teóricos e abordagens metodológicas, as contribuições incluídas nesta colectânea permitem-nos sentir as diferentes atmosferas educacionais em que Brasil e Portugal se encontram mas revelam, simultaneamente, como a investigação produzida aqui e além-mar também se estrutura em torno de temas comuns. Que os alicerces da ponte que se começou a construir entre estes dois países, em 2008, com a realização do I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, se tornem cada vez mais fortes e originem novas e produtivas incursões sociológicas na área da educação é o desejo dos seus organizadores.
- Estratégias para suscitar o interesse pela leitura na infância : promover competências de leituraPublication . Machado, Juliana Sofia Carapinha; Mira Leal, SusanaA educação básica diz respeito a uma das fases mais importantes da formação das crianças. É nesta fase que as crianças adquirem as bases estruturais para todo o seu processo de aprendizagem e formação ao longo da vida. Assim sendo, o presente texto dá a conhecer algum do trabalho desenvolvido por nós ao longo dos estágios pedagógicos profissionalizantes que realizámos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico A problemática central deste trabalho reporta-se a questões de promoção do interesse e curiosidade das crianças pela leitura, considerando a importância dos fatores motivacionais na iniciação à leitura e à escrita e os resultados de estudos como The Reading Literacy Study (1985-1994) ou o PISA (2000, 2009), que enfatizam a necessidade de investir num desenvolvimento precoce de competências ao nível da leitura. Os programas de Língua Portuguesa (2009) enfatizam a necessidade de a aprendizagem da língua ser proporcionada numa perspetiva de integração e trabalho conjunto ao nível dos cinco domínios verbais nucleares: a compreensão oral, a expressão oral, a leitura, a expressão escrita e o conhecimento explícito da língua. Disto conscientes e convictas, proporcionamos experiências de aprendizagem que contemplavam todas as competências atrás mencionadas, reforçando o trabalho ao nível da leitura, quer para a aprendizagem desta, quer para suscitar o interesse pela realização de atividades respeitantes à mesma, reconhecendo que o aprofundamento de competências neste domínio aumenta o potencial comunicativo e facilita as aprendizagens escolares e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estamos convictas de que a aproximação à leitura deve ocorrer desde tenra infância em casa, e depois na creche e na educação pré-escolar, onde cabe ao educador fazer com que as crianças contactem com uma grande variedade de textos e formas de escrita, permitindo-lhes a apropriação progressiva da especificidade do código escrito, um trabalho que deve prosseguir nos níveis de ensino subsequentes, onde cabe ao professor fazer com que os alunos construam a sua identidade na língua em que pensam, falam, leem e escrevem, assim como promover o desenvolvimento das competências de comunicação oral e escrita daqueles, fazendo de cada aluno um leitor com capacidade para obter informação, adquirir conhecimento e desfrutar do prazer que as atividades de leitura lhe podem oferecer.
- Haja saúde : contributos para uma infância saudávelPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia; Fialho, Adolfo Fernando da FonteHAJA SAÚDE – contributos para uma infância saudável é um livro de atividades psicopedagógicas no âmbito da Educação para a Saúde destinado a pais, educadores e professores que lidam com crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, em diferentes contextos educacionais. É ainda um livro muito pensado para simplificar a prática docente dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico na área da Educação para a Cidadania, nomeadamente na abordagem à dimensão da Educação para a Saúde e aos temas Alimentação, Substâncias Psicoativas e Sexualidade e Afetos. Numa primeira parte aborda resultados que a investigação científica, problematizada sobretudo na ótica da Psicologia, aporta sobre estes temas; numa segunda parte surge o Caderno de Apoio à Ação Educativa com diferentes propostas de atividades e materiais pedagógicos.
- Juventude açoriana e o mundo do trabalhoPublication . Diogo, Fernando; Palos, Ana Cristina Pires; Diogo, Ana Matias; Tomás, Licínio Manuel Vicente; Silva, OsvaldoEste livro resulta de um estudo onde se procura compreender o modo como se processa a relação com o mundo do trabalho dos jovens açorianos. Em particular, são destacados a transição escola-trabalho, os diversos tipos de de relação com o emprego e desemprego (em termos de trajetória), a relação com a escolaridade e a formação profissional, bem como as atitudes e aspirações face ao trabalho e ao emprego. Se, em geral, a relação com o mundo do trabalho é uma componente fundamental da vida dos indivíduos, da sua identidade social e da sua posição social, no caso dos jovens apresenta uma importância ainda maior dado que é nesta face da vida que em boa parte se define o destino social futuro. A análise assenta na utilização de técnicas estatísticas multivariadas, permitindo perceber uma diversidade de situações existentes dentro da juventude e nos diversos assuntos em que a relação com o mundo do trabalho se desdobra.
- Juventude(s) : movimentos globais e desafios futurosPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes, Org.; Lalanda-Gonçalves, Rolando, Org.; Medeiros, Pilar Damião, Org.[…]. A publicação deste livro insere-se na linha traçada pelo Observatório da Juventude dos Açores (OJA) em analisar os jovens enquanto atores sociais em diversos contextos socio-espaciais. Em 2016, o Observatório da Juventude dos Açores publicou o livro “Juventude(s) Novas Realidades, Novos Olhares”, onde compilou os principais textos dos colóquios realizados, em 2013 e em 2014, respetivamente, sobre os “Dilemas e desafios da(s) Juventude(s) Europeia(s) no Século XXI”, e “Desafios da juventude nas Regiões Ultraperiféricas”, a que se seguiu, em 2017, o livro “Juventude(s) pensar e agir” colocando em evidência que as desigualdades e a pluralidade de trajetórias entre os jovens refletiam novas formas de mediação, bem como os obstáculos que estes enfrentam “gerados por efeitos de estrutura ou por contextos sociais diferenciados, onde a posse de capital económico, social, cultural (Bourdieu, 1964, 1979, 1984) é determinante para compreender as lógicas e os sentidos da ação”. À luz de tais reflexões, o Observatório da Juventude dos Açores organizou, em outubro de 2018, o V Colóquio Internacional “Os jovens e movimentos globais” que teve como objetivo refletir sobre a participação cívica e a intervenção política dos jovens numa esfera pública transnacional a partir de três painéis temáticos: movimentos sociais e cidadania; associativismo e igualdade; e ativismo e sustentabilidade. […]. Este livro surge na sequência destes colóquios e, por isso, se intitula “Juventudes(s): Movimentos Globais e Desafios Futuros” acrescentando, desta forma, aos livros publicados em 2016 e 2017, anteriormente referidos, um novo olhar sobre a juventude(s) na sua relação com o ciberespaço e enquanto atores em diversos movimentos sociais. […]. [da Introdução]