CICS/A - Livro / Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS/A - Livro / Book by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Entre Crise e Euforia : Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em PortugalPublication . Melo, Benedita Portugal, Org.; Diogo, Ana Matias, Org.; Ferreira, Manuela, Org.; Lopes, João teixeira, Org.; Gomes, Elias Evangelista, Org.Este livro reúne a grande maioria dos trabalhos apresentados no IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, realizado no Porto, Portugal, em Junho de 2014. As cinco grandes secções temáticas em que se encontra organizado – 1) Entre escolhas, formações e mandatos: (re)construções da profissão docente; 2) Infância e Juventude: Culturas, Experiências e Transições, 3) Famílias, Usos das TIC e Papel dos Media na Educação; 4) Desigualdades Educacionais: Escolas, Construção das (In)Justiças e Procura da Qualidade; 5) Políticas de escolarização, compensação e avaliação – ilustram bem a variedade de tópicos em que se centram as pesquisas na área da sociologia da educação, recentemente desenvolvidas em Portugal e no Brasil, e dão conta da complexidade dos fenómenos educativos na contemporaneidade. Não obstante a diversidade de questionamentos teóricos e abordagens metodológicas, as contribuições incluídas nesta colectânea permitem-nos sentir as diferentes atmosferas educacionais em que Brasil e Portugal se encontram mas revelam, simultaneamente, como a investigação produzida aqui e além-mar também se estrutura em torno de temas comuns. Que os alicerces da ponte que se começou a construir entre estes dois países, em 2008, com a realização do I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, se tornem cada vez mais fortes e originem novas e produtivas incursões sociológicas na área da educação é o desejo dos seus organizadores.
- O Primeiro Dia de AulasPublication . Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro AlmeidaA colecção Vamos Sentir com o Necas é um projecto que «trabalha» as emoções nas crianças como forma de favorecer a auto-estima, fomentar a sã convivência e facilitar o sucesso escolar. Em cada livro, o leitor, seja a criança ou o educador, pai/mãe ou professor, irá encontrar uma história atractiva, em que os protagonistas são um grupo de crianças e o seu amigo especial, o golfinho Necas. O golfinho Necas faz a identificação das emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e directa, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável. Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo que contribuirá para um crescimento mais equilibrado.
- A vez e a voz da mulher : relações e migraçõesPublication . Simas, Rosa NevesO que dizem as Vozes de Mulheres, de ontem e de hoje, falando da experiência da migração e da sociedade portuguesa, das suas vidas e relações, dos direitos dos animais e das manifestações da natureza dos Açores? Qual é a presença da mulher na correspondência trocada entre e/imigrantes portugueses no Brasil, entre 1890 e 1950. E na atualidade, qual a presença feminina no mundo cybernáutico da Internet e no uso das novas tecnologias pelas crianças? Qual é o papel da mulher em duas tradições açorianas - as romarias quaresmais de São Miguel e as Festas do Espírito Santo - e quais são as artes e saberes de mulheres migrantes a viver hoje no Canadá? Quais são os Retratos de Mulheres transmitidos pela música popular brasileira da atualidade, pela imprensa regional dos Açores e pelas chamadas revistas "cor-de-rosa" em Portugal? Quais são as características da violência doméstica no século XIX e na literatura feminina do século XX, as perspetivas sobre o futuro em mulheres vitimadas, e as experiências de mulheres reclusas e suas respetivas famílias? O que leva mulheres qualificadas a emigrar e qual o impacto nas famílias e na maternidade? Quais são as historias de vida de mulheres migrantes e de mulheres artesãs no Brasil, ao longo do tempo?
- Os Vencedores do MedoPublication . Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro AlmeidaAs crianças das histórias — o António, a Rita, a Luana, a Maria, o Li e a Mariana — têm os mesmos receios e apreensões, sofrem as mesmas dúvidas e inquietações, têm as mesmas surpresas e alegrias das crianças dos nossos dias. O golfinho Necas faz a identificação das emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e direta, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável.? Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo de enorme importância que contribuirá para um crescimento mais equilibrado e para o sucesso na vida.
- A voz dos avós : gerações e migraçõesPublication . Simas, Rosa Neves, Coord.Este livro reúne uma série de estudos sobre o papel e a realidade da geração avós em contexto das comunidades migrantes portuguesas, na família e na sociedade, no presente e no passado. Os textos estão organizados em Parte 1: Gerações, Valores e Identidade; Parte 2: Envelhecimento na Família e nas Instituições; Parte 3: Migração e Comunicação entre Gerações.
- Mineração de texto em humanidadesPublication . Guerra, Hélia; Gomes, Luís Mendes; Viana, Mário; Simas, Rosa NevesEste livro explica e ilustra o uso de tecnologia informática para a mineração de texto nas Humanidades, onde estas ferramentas são pouco conhecidas e utilizadas. Foca um dos programas mais utilizados, o Python, apresentando todo o processo de pesquisa textual e dois estudos de caso, um em História e outro em Literatura.
- Pobreza e exclusão social em Portugal : contextos, transformações e estudosPublication . Diogo, Fernando; Castro, Alexandra; Perista, PedroA pobreza e a exclusão social são traços caracterizadores da sociedade portuguesa. O elevado número de indivíduos nesta situação ao longo dos tempos assim o indicia. A produção de estatísticas fiáveis e regulares sobre a temática e, porem, recente, começando a ser uma realidade sobretudo a partida da década de 90 do século XX e, ganhando regularidade a partir de 2003, com a instituição do Inquérito as Condições de Vida e Rendimento (ICOR), parte do inquérito europeu European Union Statistics on Income and Living Conditions (EU-SILC). No entanto, os dados disponíveis são inequívocos: a pobreza, na sua dimensão monetária, e uma realidade quotidiana para cerca de 20% da população portuguesa. De igual forma, a exclusão social, nas suas diferentes facetas, abrange um elevado numero de pessoas em Portugal. Estes fenómenos e os conceitos em que são expressos tendem, em boa parte, a afetar os mesmos indivíduos. […] este trabalho procurou responder a vários objetivos: i) trazer para junto do maior número de pessoas a reflexão acerca das problemáticas da pobreza e da exclusão social em Portugal; ii) constituir uma referencia para aulas de primeiro ciclo e trabalhos pós-graduados; iii) apoiar as praticas de intervenção; iv) fundamentar as politicas sociais. […].
- Novas e velhas tendências populacionaisPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Borralho, ÁlvaroNovas e Velhas Tendências Populacionais congrega um conjunto de capítulos sobre as principais dinâmicas demográficas da atualidade resultantes de comunicações apresentadas no IX Encontro de Sociologia dos Açores, realizado em Novembro de 2012 na Universidade dos Açores. Tal como nos Encontros anteriores foi uma iniciativa do então Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA), atualmente Centro Interdisciplinar de Ciências da Universidade dos Açores (CICS.UAc) que em 2014, em concurso da FCT, passa a integrar, tal como outras Unidades de Investigação de várias Universidades Portuguesas, designando-se neste contexto como Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – polo da Universidade dos Açores (CICS.NOVA.UAc). Num contexto em que na sociedade portuguesa já eram visíveis as consequências económicas e sociais resultantes da crise financeira internacional e já estavam a ser implementadas novas propostas de atuação política, cujos efeitos deveriam agravar a base populacional do País, entendeu-se que devia ser um momento privilegiado de reflexão sobre a dinâmica demográfica portuguesa, com especial atenção para a realidade açoriana. Acresce-se que nesta data iriam ser disponibilizados os dados definitivos do Censo de 2011 e, neste sentido, haveria a possibilidade de novas análises que o tempo tinha, de algum modo, desatualizado.
- Duplas pertenças : emigração e deportação nos AçoresPublication . Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Borralho, Álvaro; Mendes, DerrickNeste estudo pretendeu-se saber se o fenómeno da deportação, nos moldes que atualmente conhecemos nos Açores, resulta preponderantemente de alterações legislativas nos países de acolhimento ou de processos de integração e de assimilação menos conseguidos. Estas hipóteses para serem plenamente confirmadas necessitariam, no entanto, de um estudo aprofundado não só sobre a situação dos emigrantes açorianos nos países de acolhimento, dos seus contextos familiares, percursos educativos e profissionais, como de uma análise exaustiva da legislação destes países, devidamente enquadradas em termos políticos e ideológicos. Ambas as situações requerem, todavia, uma informação muito alargada e um tempo demasiado longo e até uma necessidade de atualização permanente.
- Estratégias para suscitar o interesse pela leitura na infância : promover competências de leituraPublication . Machado, Juliana Sofia Carapinha; Mira Leal, SusanaA educação básica diz respeito a uma das fases mais importantes da formação das crianças. É nesta fase que as crianças adquirem as bases estruturais para todo o seu processo de aprendizagem e formação ao longo da vida. Assim sendo, o presente texto dá a conhecer algum do trabalho desenvolvido por nós ao longo dos estágios pedagógicos profissionalizantes que realizámos na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico A problemática central deste trabalho reporta-se a questões de promoção do interesse e curiosidade das crianças pela leitura, considerando a importância dos fatores motivacionais na iniciação à leitura e à escrita e os resultados de estudos como The Reading Literacy Study (1985-1994) ou o PISA (2000, 2009), que enfatizam a necessidade de investir num desenvolvimento precoce de competências ao nível da leitura. Os programas de Língua Portuguesa (2009) enfatizam a necessidade de a aprendizagem da língua ser proporcionada numa perspetiva de integração e trabalho conjunto ao nível dos cinco domínios verbais nucleares: a compreensão oral, a expressão oral, a leitura, a expressão escrita e o conhecimento explícito da língua. Disto conscientes e convictas, proporcionamos experiências de aprendizagem que contemplavam todas as competências atrás mencionadas, reforçando o trabalho ao nível da leitura, quer para a aprendizagem desta, quer para suscitar o interesse pela realização de atividades respeitantes à mesma, reconhecendo que o aprofundamento de competências neste domínio aumenta o potencial comunicativo e facilita as aprendizagens escolares e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estamos convictas de que a aproximação à leitura deve ocorrer desde tenra infância em casa, e depois na creche e na educação pré-escolar, onde cabe ao educador fazer com que as crianças contactem com uma grande variedade de textos e formas de escrita, permitindo-lhes a apropriação progressiva da especificidade do código escrito, um trabalho que deve prosseguir nos níveis de ensino subsequentes, onde cabe ao professor fazer com que os alunos construam a sua identidade na língua em que pensam, falam, leem e escrevem, assim como promover o desenvolvimento das competências de comunicação oral e escrita daqueles, fazendo de cada aluno um leitor com capacidade para obter informação, adquirir conhecimento e desfrutar do prazer que as atividades de leitura lhe podem oferecer.