DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Title
Now showing 1 - 10 of 161
Results Per Page
Sort Options
- O ácido butírico : possível regulador da expressão dos genes do relógio circadiano intestinal?Publication . Pintado, Jéssica de Matos; Martins, Manuel Vicente de FreitasO presente estudo foi elaborado em células Caco-2, para verificar se a glucose e o ácido butírico regulam a expressão dos genes do relógio circadiano intestinal. O seguimento da expressão de SRF sobre 18h, por imuno-detecção por epifluorescência, confirma que se trata de um input do relógio. A imunodetecção da expressão oscilatória de PERIOD1 sobre 18h e 48h (com intervalos de 6h) comprova que Period1 é um gene da resposta imediata, fundamental ao funcionamento do relógio. Verificamos ainda que a expressão de PERIOD1 é sincronizada com maior eficácia, utilizando um meio com 1mM de ácido butírico, relativamente a outros meios de cultura (DMEM 10% FCS, 25mM D-glucose, sem glucose nem ácido butírico). A redução significativa da concentração em ácido butírico (0,5, 1 e 2mM) nos sobrenadantes de monocamadas de células Caco-2, comparativamente a sobrenada-ntes incubados em placas sem células (ANOVA em triplicado; significância: 5%), sugere que o composto será consumido pelas células. Integrando essa observação com o resultado da experiência anterior, deduzimos que o ácido butírico utilizado pelas células servirá de regulador à expressão do gene Period1. O uso desse composto poderá assim diminuir a dessincronização dos ritmos de células do relógio, que estará na origem de determinadas patologias.
- Actividade antimicrobiana do Vaccinium cylindraceum : estudo da resposta e adaptação ao stress por citometria de fluxoPublication . Tavares, Ana Carolina de Lima; Silveira, Maria da GraçaActualmente verifica-se uma crescente preocupação relativamente aos conservantes sintéticos, e um número cada vez maior de consumidores opta por alimentos que contenham ingredientes naturais, ou seja, compostos com actividade antimicrobiana. Assim, o presente trabalho teve como objectivo o estudo da resposta ao stress e adaptação de células de Staphylococcus aureus, um dos patógenos responsável pela contaminação cruzada dos alimentos, ao extracto de Vaccinium cylindraceum, uma baga endémica dos Açores. O efeito do extracto nas células individuais de S. aureus foi estudado usando a capacidade de células desenergizadas em reter eficientemente a carboxifluoresceína (cF) como um indicador de actividade enzimática e de integridade da membrana, e a sua extrusão por transporte activo quando as células foram energizadas com glucose, como um indicador da capacidade de gerar energia metabólica. Verificou-se que o extracto de V. cylindraceum afecta a actividade metabólica das células de S. aureus, e que danifica a membrana citoplasmática, sugerindo que a dissipação do gradiente de membrana pode ser em parte responsável pela menor eficiência das células em gerar energia. A análise multiparamétrica por citometria de fluxo (CMF) de células de S. aureus crescidas na presença de extracto revelou que a população é heterogénea quanto à sua tolerância ao extracto de V. cylindraceum, tendo-se observado uma sub-população que se tornou mais robusta mantendo a integridade da membrana. No entanto, esta resposta adaptativa não foi evidente no que se refere à actividade metabólica destas células de S. aureus stressadas com V. cylindraceum. A análise por CMF de células marcadas com carboxifluoresceína diacetato (cFDA) e iodeto de propídio (IP) revelaram três subpopulações, i.e. células intactas (cF-fluorescentes), células danificadas (IP-fluorescentes) e células permeáveis (IP e cF-fluorescentes). Além do interesse fundamental subjacente à elucidação dos mecanismos envolvidos na resposta ao stress e adaptação de S. aureus ao extracto de V. cylindraceum alcançados no presente trabalho, fornecemos um método rápido para avaliar o estado fisiológico de células individuais de S. aureus, o que representa uma técnica poderosa para a indústria em termos de segurança alimentar.
- A actividade de observação turística de cetáceos no arquipélago dos Açores : contribuição para o seu desenvolvimento sustentávelPublication . Oliveira, Cláudia I. (Inês Botelho); Gonçalves, João Manuel dos Anjos; Silva, Mónica A. (Almeida)A actividade de observação turística de cetáceos no arquipélago dos Açores começou em 1993 e tem crescido rapidamente nos últimos dez anos. Este trabalho surgiu perante a necessidade de caracterizar a situação actual da actividade. Assim, pretende caracterizar sócio-economicamente a actividade, identificar os seus potenciais riscos e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável, através de recomendações e/ou sugestões. A recolha de informação foi efectuada através de inquéritos às empresas de observação turística de cetáceos e aos turistas desta actividade. Foram analisados 15 inquéritos das empresas e 146 de turistas. Em 2004, existiam15 empresas licenciadas, 35 embarcações, 85 postos de trabalho e cerca de 30.000 clientes (predominantemente nos meses de Julho e Agosto). A actividade no grupo central começou em Abril e terminou em Outubro e no grupo oriental em Janeiro e Dezembro. As nacionalidades dos turistas mais representativas foram portuguesa, alemã, inglesa e francesa. As espécies de cetáceos mais avistados pelas empresas foram, por ordem decrescente: golfinho-comum, cachalote, roaz-corvineiro, golfinho-pintado e grampo. No entanto, as observações parecem ser selectivas para os cachalotes, através de um maior esforço de observação dirigido a esta espécie. A maioria dos inquiridos eram mulheres, tinham idades, mais frequentemente, entre os 35 e 44 anos, possuíam formação superior, viajavam na companhia de amigos ou familiares e permaneceram cerca de 7 dias no arquipélago. O nível de satisfação dos inquiridos que fizeram observação de cetáceos foi bastante elevado. O método do custo de viagem foi aplicado para determinar o excedente do consumidor total de 2004. O valor obtido foi de 1.522.959,69€, que corresponde à valoração da actividade pela sociedade em 2004. As empresas têm a possibilidade de aumentar os seus benefícios através da diversificação da oferta, nomeadamente quanto às espécies-alvo, e também de minimizar os impactos através do cumprimento da legislação existente.
- Adição de Ácido Linoleico conjugado (CLA) no diluidor de congelação de sémen de touro, recolhido Post-Mortem, das raças Holstein Frísia, Aberdeen Angus, Charolês e LimousinePublication . Silva, Michelle René Pamplona; Silva, Joaquim Fernando Moreira daO setor agro-pecuário tem uma grande importância a nível mundial e tem vindo a desenvolver-se levando os produtores, cada vez mais, a um maior profissionalismo e eficiência, havendo um maior investimento em tecnologias que incrementam os ganhos genéticos dos animais, sendo que a inseminação artificial, recorrendo a sémen congelado, uma ferramenta essencial em qualquer exploração de animais. Desta forma o objectivo deste trabalho foi adicionar ácido linoleico conjugado (CLA), em diferentes concentrações, (0, 100 e 200 µM) no diluidor de congelação de sémen de touro das raças Holstein Frísia, Aberdeen Angus, Charolês e Limousine e avaliar a motilidade espermática, a integridade dos acrossomas e a viabilidade do sémen antes e depois de congelar/descongelar. Para isso, foram recolhidos dezoito testículos de bovinos, das raças Holstein Frísia, Charolês, Limousine e Aberdeen Angus, para criopreservação de sémen obtido a partir do epidídimo. As análises laboratoriais avaliaram a motilidade por microscopia ótica de contraste de fase e por citometria de fluxo, a vitalidade e integridade da membrana plasmática (usando a técnica de coloração dupla com os fluorocromos PI e SYBR-14) e a vitalidade e integridade acrossómica (usando os fluorocromos PI e FITC-PSA). Para a análise estatística foi realizada uma análise de variância simples ANOVA, em que diferenças com P <0,05 foram consideradas significativas. [...]
- Agualva, 2009!: vivências de uma cheia e atribuições de responsabilidadePublication . Neves, Isabel de Jesus Cunha; Rodrigues, António Félix Flores; Arroz, Ana Margarida MouraEsta investigação procura identificar os condicionantes de eventos meteorológicos extremos na freguesia da Agualva, ilha Terceira, Açores, estimar a sua probabilidade de ocorrência, evidenciar as principais vulnerabilidades da freguesia e apreender o modo como estas situações são avaliadas pela população, visando promover uma modificação de práticas que possibilite gerir e atuar de modo mais eficaz perante fenómenos desta natureza. O estudo dividiu-se em duas fases. Na primeira fase, procedeu-se ao levantamento do registo de eventos extremos desta natureza, que tenham ocorrido nessa localidade e ao nível ilha, e na segunda fase, entrevistaram-se cidadãos afetados por um evento pontual, bem como peritos, órgãos do poder local e municipal. Os resultados sugerem que, com base nos 500 anos em análise, enquanto a probabilidade de ocorrência de um evento atmosférico extremo noutra freguesia da ilha Terceira é de apenas 2,7%, na freguesia da Agualva é de 33%, o que significa que o potencial de risco nessa localidade é muito maior do que noutra localidade da ilha. Da análise das entrevistas, foi possível concluir que a maioria dos cidadãos entrevistados consideram que o evento ocorrido em 2009 na freguesia da Agualva foi muito grave e que a sua causalidade foi a força da natureza, tem consciência que poderá voltar a ocorrer um evento desse tipo, devido à orografia do terreno e também por não ter sido um acontecimento isolado. Quanto à controlabilidade, é uma relação entre a incerteza e a vulnerabilidade social, contudo para os entrevistados não se pode controlar uma ocorrência desta natureza. No que se refere à gestão do risco, no período antecedente conseguem identificar os fatores de risco, mas o conhecimento sobre o mesmo não existe, fazendo com que reajam apenas depois do evento. Já no período de ocorrência do evento, reconhecem a existência da coordenação das entidades e autoridades como positiva daí depositarem muita confiança nas mesmas, enquanto no período sucedente ao evento, os cidadãos manifestam um discurso preventivo com a implementação de medidas de reforço de infraestruturas. Finalmente no período pós-catástrofe os cidadãos sentem segurança perante as obras de requalificação que já foram implementadas, contudo sugerem a fiscalização mais regular com aplicação de coimas elevadas, com o objetivo de sancionar a população que apresenta comportamentos anti-ambientais. É de realçar o papel da proteção civil na gestão da catástrofe, uma vez que foi a entidade coordenadora das demais entidades. O trabalho dos agentes sociais, quer assistentes sociais como voluntários, foi eficaz e reconhecido por todos os cidadãos entrevistados. Tanto as autoridades como as entidades que estiveram a prestar auxilio à população, veem da parte dos cidadãos depositado um elevado grau de confiança, devido à sua prestação imediata.
- Alterações quantitativas e qualitativas no perfil dos ácidos gordos da gordura do leite de vaca relacionadas com mudanças na dietaPublication . Duarte, Vera Lúcia Gomes; Rego, Oldemiro Aguiar doCom o objectivo de avaliar as mudanças no perfil dos ácidos gordos (AG) da gordura do leite, foram seleccionadas 8 vacas na fase média da lactação, da raça Holstein. Efectuou-se uma transição do pastoreio, suplementado com 5 kg de concentrado (Período I), para uma dieta composta por 60% de silagem de milho e por 40% de concentrado, com base na matéria seca (MS), designada de ração completa de mistura (RCM) (Período II), retomando à dieta inicial no Período III. A colheita de amostras e as medições foram realizadas no último dia do Período III (dia 10) e nos dias 2, 4, 7, 15 e 21 dos Períodos II e III. A produção de leite e a ingestão de matéria seca (IMS) foram significativamente (P<0,001) mais elevadas no Período II, relativamente aos Períodos I e III. O teor butiroso (TB) decresceu significativamente (P<0,001) no Período II, enquanto o teor proteico (TP), a produção total de gordura (PG), a produção total de proteína (PP) e o peso vivo (PV), não apresentaram diferenças significativas entre períodos. No Período II (RCM) verificou-se um aumento extremamente rápido do conteúdo em ácidos gordos saturados (AGS), nomeadamente dos AG hipercolesterémicos (C12:0, C14:0 e C16:0) e do ácido linoleico, e um decréscimo dos ácidos gordos monoinsaturados (MUFA) e polinsaturados (PUFA), principalmente do ácido linolénico, do ácido trans-vacénico (TVA) e dos conjugados do ácido linoleico (CLA), principalmente o ácido ruménico (AR). No Período III, quando os animais voltaram para a pastagem, verificou-se a situação inversa. A concentração do AR aumentou de 0.85 g/100 g de AG totais no Período II (RCM), para 1.58 g/100 g de AG totais no Período III (pastoreio). O TVA demonstrou a mesma tendência, aumentando de 1.84 para 3.09 g/100 g de AG totais do Período II para o Período III.
- O ambiente no mundo das letras para crianças.Publication . Tavares, Cláudia Emanuela Vieira; Rodrigues, António Félix Flores; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira daIniciou-se o presente estudo assumindo que as crianças são capazes de construir e reconstruir pensamentos e concepções que as ajudam a compreender o mundo. Deste modo, enquanto educadores, e considerando a Educação Ambiental como uma área prioritária, torna-se importante conhecer as concepções e experiências que as crianças possuem acerca do ambiente, de forma a auxiliá-las na compreensão do mundo e no desenvolvimento de uma consciência ecológica. Partindo do pressuposto de que o fantástico e o imaginário estão propostos no quotidiano da criança, considerou-se importante conhecer as potencialidades da Literatura Infantil enquanto estratégia de promoção de Educação Ambiental. Com efeito, este estudo procurou analisar em que medida a poesia e o conto infantil poderão permitir o desenvolvimento de valores e atitudes ecológicas e o conhecimento das temáticas ambientais. Para a implementação desta investigação, recorreu-se a um estudo de caso, utilizando-se uma amostra não aleatória, constituída por quatro turmas do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados contemplou um conjunto de actividades, nomeadamente a produção escrita de um texto, a realização de jogos e a audição de um poema e de um conto. Após a realização destas actividades, à excepção da produção escrita, foi aplicado um questionário aos alunos como método de recolha de dados e, ainda, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às crianças. Os resultados obtidos permitem inferir que a Literatura infantil exerce alguma influência nas concepções dos alunos, mesmo que tal se verifique apenas naquele exacto momento. Para além disso, verifica-se que a Educação Ambiental que tem vindo a ser desenvolvida, no contexto social onde se inserem as crianças do estudo, sobrevaloriza algumas temáticas, em detrimento de outras.
- Análise da competitividade do café em Timor Leste em função da acessibilidade das plantaçõesPublication . Costa, Manuel Soares; Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro Ponce; Rodrigues, Ana Cristina PereiraO café foi "O ouro do Príncipe" em Timor Leste durante quase todo o século XIX, de longe a maior fonte de receitas do Estado em Timor e de rendimento para a população. Actualmente é ainda o principal produto de exportação do Timor Leste (80%) excluindo as receitas da exploração de petróleo. A variedade de café “Híbrido Timor”, que resulta do cruzamento entre a variedade robusta e variedade arábica de Timor Leste tem uma aceitação grande no mundo inteiro e é específico de Timor Leste. A produção orgânica de café de Timor Leste tem um bom preço no mercado internacional e portanto pode garantir bons rendimentos aos agricultores desde que existam cadeias de valor de transformação e distribuição sem grandes distorções de mercado. Além da venda do produto café, o cafezeiro também serve para proteger as encostas das montanhas da erosão enriquecendo ainda o solo. De facto o cafezeiro é uma leguminosa, geralmente plantada na sombra de árvores como as "falcatas", os abetos e as "ai kafe", o que também protege e enriquece o solo, protege a vegetação arbustiva constituído pelas plantas de café, e permite a existência de vegetação herbácea espontânea e a existência de manta morta, tudo isto servindo para reduzir a erosão do solo em zonas de declives acentuados e manter a sua produtividade. O potencial do café de Timor Leste pode ainda ser mais aproveitado não só através de um melhor maneio da cultura mas também por melhorias que sejam introduzidas ao longo da cadeia de valor. O objectivo da presente tese é saber das possibilidades de alargar a cultura de café a mais zonas de Timor Leste designadamente analisando a importância da acessibilidade das plantações ao porto exportador em Díli. Concluiu-se que as regiões sul montanhosas têm aptidões para café que não são usadas porque estão pouco acessíveis ao porto exportador.
- Análise da sustentabilidade do uso agro-florestal no concelho de AlcoutimPublication . Resende, Ângela Marina Marques; Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro; Dentinho, Tomaz Lopes Cavalheiro PonceAlcoutim é um concelho do interior de Portugal, que como muitos outros se caracteriza pelo envelhecimento da sua população e o abandono da terra pelos mais jovens. A par desta situação foi considerada como região-piloto para estudos sobre a desertificação, refletindo a degradação dos solos e baixa produção dos mesmos. Para poderem contornar estas situações os agricultores recorreram a financiamentos e reconverteram as terras agrícolas em florestais, arborizando-as. Deixando de produzir algumas espécies adaptadas ao ecossistema e cuja qualidade é reconhecida por muitos como única. Esta conjuntura agrícola e florestal é fruto de orientações de políticas agroflorestais, através de Instrumentos Legais de Ordenamento e de Financiamento. Assim, propõe-se avaliar a sustentabilidade do uso agro-florestal existente no território do concelho de Alcoutim, através de uma metodologia que integre diferentes fatores associados à estrutura de uso, com particular relevo para as potencialidades genéricas de utilização do solo, os processos de degradação do solo resultantes e o valor ecológico associado aos usos e respetivo padrão de distribuição. Desta forma, poderão ser propostos indicadores a seguir no âmbito de futuras políticas agroflorestais para a região, contribuindo-se para o estabelecimento de uma matriz de sustentabilidade de uso. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia de análise espacial multicritério – o Processo de Análise Hierárquica (AHP - Analytic Hierarchy Process). Este método permitiu identificar as aptidões do solo para um conjunto de espécies com interesse agrícola e florestal. Verificou-se com este estudo, que o concelho de Alcoutim tem como função principal a protecção, tal como definido no PROF Algarve. No entanto, de forma a garantir uma gestão multifuncional e sustentabilidade há que preconizar orientações e operações no sentido da função produção.
- Análise das deslocações do Elefante Africano (Loxodonta africana) em função de factores ambientais e actividades humanas na Reserva Florestal de Moribane, MoçambiquePublication . Manhice, António Carlos; Dias, Eduardo Manuel FerreiraEste estudo foi realizado na Reserva Florestal de Moribane, na Província de Manica em Moçambique. Tinha por objectivo avaliar a frequência das manadas a água, a tipos de habitats e em campos agrícolas, por estação do ano e durante o dia e noite, bem como analisar as deslocações por cada manada, relacionando as deslocações com os factores altitude, declives e orientação de encostas. Para o estudo das deslocações, três manadas foram monitoradas de Maio de 2011 a Fevereiro de 2013 (exceptuando a manada 1 com dois meses de estudo) usando colares GPS-VHF. Foram usadas duas imagens LANDSAT 8, para a classificação da vegetação e o Google Earth para a validação. Para determinar a presença de água recorreu-se ao Índice NDWI, também foram usadas duas imagens de Satélite -Aster para determinação das altitudes, declives e orientação de encostas. [...].