CICS/A - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
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Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
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- Compreendendo a família de uma criança com Perturbação do Espetro do AutismoPublication . Matos, Patrícia; Romão, Bárbara; Mota, Pilar; Botelho, Tânia; Caldeira, Suzana Nunes; Rego, Isabel Estrela; Silva, Osvaldo; Sousa, ÁureaO quotidiano das famílias com crianças com o diagnóstico Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) carateriza-se por um conjunto de exigências acrescidas devidas ao impacto que esta perturbação do neuro desenvolvimento traz ao funcionamento familiar e à interação com as diferentes esferas que entrecruzam com as vivências familiares (Pinto, Torquato, Collet, Reichert, Neto & Saraiva, 2016). O presente estudo visa identificar dimensões prevalecentes de impacto da PEA na família. Participaram no estudo pais/cuidadores de 121 crianças, com idades compreendidas entres os 3 e os 11 anos, a residir na Região Autónoma dos Açores (RAA). A recolha de dados foi realizada através de um processo de inquérito, para além de se proceder a análise documental. Os principais resultados indicam que a dimensão com um maior impacto da PEA na família é o "Bem-estar familiar e social" (36,7% das respostas dadas pelos encarregados de educação relativamente ao conjunto de itens que integram esta dimensão foram "Sim"), seguida pelas dimensões "Bem-estar psicológico" (30,2%) e "Bem-estar material" (15,3%). No que se refere à dimensão "bem-estar familiar e social", os itens com mais respostas afirmativas foram "Quando preciso, tenho apoio de algum familiar/amigo a quem recorro para ficar com o meu filho com PEA" (81,8%) dos inquiridos responderam "Sim"), "Passo muito mais tempo em casa (60%)", "Passei a procurar menos os meus amigos" (55%) e "A maior parte da minha vida "gira à volta da deficiência"" (50,8%). No que concerne à dimensão "Bem-estar psicológico", os itens mais assinalados foram "Tive uma perturbação psicológica/psiquiátrica" (38,8%) e "O meu/a minha cônjuge teve uma perturbação psicológica/psiquiátrica" (21,5%). No que diz respeito à dimensão "Bem-estar material", os itens com uma maior percentagem de respostas "Sim" foram "Consultas médicas" (42,1%), "Medicação" (38,8%) e "Transportes" (37,2%). Estes resultados evidenciam, à semelhança do estudo de Minatel e Matsukura (2014) áreas com maior afetação sentidas por estas famílias e alertam para a importância da disponibilização de apoios sociais, psicológicos e de lazer a estas famílias, perspetivando a otimização da qualidade de vida de todos os seus membros.
- Desigualdades regionais no RSI, o que é que torna os Açores diferentes?Publication . Diogo, Fernando; Bulhões, MartaAtravés dos dados do IDEF pode-se observar que ao longo da vivência deste inquérito os Açores sempre a maior taxa de pobreza do país (por regiões NUTS II). No que respeita ao RSI os valores também são os maiores do país. Contudo, a comparação das taxas de pobreza com as taxas de beneficiários em percentagem da população residente, colocam um problema adicional que é preciso responder. A Região tem, de longe, a maior percentagem de população residente com o estatuto de beneficiário do RSI no conjunto do território nacional, 7,5% em dezembro de 2016. Em contraste, o valor nacional situava-se nos 2% e a região seguinte com mais beneficiários, a de Lisboa, tinha 2,2%. De facto, o valor dos Açores representa mais do que três vezes a média e é verdadeiramente singular no contexto nacional. Se a taxa de pobreza dos Açores se situa nos 148% da nacional, no caso do RSI, a taxa açoriana corresponde a 375% do seu equivalente para o conjunto do país. Nesta comunicação, pretende-se recensear as possíveis razões que explicam a grande diferença entre os Açores e o resto do país e apresentar os resultados disponíveis que justificam essa diferença. Defende-se que estas razões estão associadas a algumas particularidades do funcionamento da economia açoriana, à estrutura familiar e à eficácia do aparelho de Ação Social regional. Em termos teóricos, o trabalho é enquadrado por referências sobre os Açores de Rocha e Diogo, nacionais de Capucha, Diogo e Rodrigues, sobre o RSI e internacionais de Paugam sobre a pobreza.
- Estudo dos Centros de Atividade de Tempos Livres da Região Autónoma dos Açores : um projeto em foco na promoção do desenvolvimento das criançasPublication . Major, Sofia; Caldeira, Suzana Nunes; Palos, Ana Cristina; Sousa, Francisco[...]. O presente estudo enquadra-se num projeto mais vasto com três enfoques, solicitado pela Secretaria Regional da Solidariedade Social (SRSS), com vista ao estudo dos CATLs na Região Autónoma dos Açores (RAA). Assim, este subprojecto tem como objetivo geral analisar os CATL enquanto contextos de promoção do desenvolvimento e de facilitação de sucesso escolar, sendo operacionalizado através da análise de diferenças nos níveis de competência social, comportamentos problemáticos, aptidões para a aprendizagem escolar (entre outras) nas crianças que frequentam CATL e nas que não frequentam. A amostra irá envolver um grupo de 120 crianças a frequentar os dois primeiros anos da escolaridade básica, repartidas em dois grupos (n= 60 cada), sendo um grupo de crianças que frequentam CATL emparelhado (e.g., variáveis idade, sexo) com um grupo de crianças que não frequentam CATL. A amostra será recolhida em diversos CATLs da ilha de são Miguel (selecionados de acordo com os CATLs que integram o projeto). O protocolo de avaliação irá envolver diversos instrumentos de avaliação, nomeadamente uma ficha de caraterização das crianças, respetivos agregados familiares e frequência de CATLs e uma escala de avaliação da competência social, problemas de comportamento e competência académica (preenchida pelo professor de cada criança). Será igualmente realizada uma avaliação individual a cada criança das suas aptidões para a aprendizagem escolar. […].
- Mais educação mas menos trabalho : os jovens e a fragilização das relações laboraisPublication . Palos, Ana Cristina PiresDe forma semelhante a muitas outras regiões mundiais, também a sociedade açoriana tem vindo a registar, ao longo das últimas décadas, transformações socioeconómicas e socioprofissionais muito acentuadas. Desde os anos 60, do século XX, que se regista uma progressiva diminuição do peso dos setores primário e secundário da economia na estrutura do emprego, que é compensada pelo aumento significativo dos efetivos no setor terciário. Seguindo a tendência internacional, também a economia açoriana tem registado um relativo acréscimo de população ativa nos subsetores da economia relacionados com a sociedade do conhecimento. Estruturalmente, a região apresenta grandes debilidades no seu tecido empresarial, que é constituído maioritariamente por unidades empresariais de reduzida dimensão; em 2012, existem 85,5% de empresas que têm menos de 10 trabalhadores ao serviço.
- Tradição, modernidade e crise nas transições para o mundo do trabalho : persistências e transformações entre os jovens açorianosPublication . Diogo, Fernando; Silva, Osvaldo; Palos, Ana CristinaA experiência escolar dos jovens tem mudado, não só sendo mais prolongada, mas também marcada pela competição, pelo cálculo e pelas estratégias, configurando uma relação dos jovens com a escola de natureza utilitarista (Dubet, 1991) ou instrumental (Barrère, 1997). Esta torna-se um denominador comum na multiplicidade de experiências escolares dos jovens, que, por seu turno, continuam a ser fortemente estruturadas por desigualdades educativas (Duru-Bellat, 2003; Teese et al., 2007; Zanten, 2005), em contínua reconfiguração, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa e concorrencial. Em Portugal, onde as desigualdades são um problema estrutural, a situação de crise dos últimos anos, agudizada a partir de 2008, aumentou o desemprego e a precarização do emprego, intensificando a incerteza dos jovens relativamente ao futuro. Contudo, não são, ainda, bem conhecidos os seus efeitos ao nível da experiência escolar. Nesta comunicação iremos analisar alguns indicadores relativos à experiência escolar dos jovens dos Açores, uma região mesclada de modernidade e de tradição, de uma forma especialmente vincada. São analisados os jovens açorianos numa faixa etária mais alargada (15-34 anos) e a partir de uma amostra representativa dos Açores (N = 1485) (Gonçalves et al., 2010). Recorre-se à análise das correspondências múltiplas, complementada por análise de clusters, identificando os principais eixos que estruturam os percursos escolares dos jovens e, com base nestes, construiu-se uma tipologia, com perfis distintos. Mostra-se que os jovens agrupados nos diversos perfis atribuem sentidos diferentes à escolarização, remetendo para referências culturais e valores distintos. Assim, são valorizados sentidos de natureza mais instrumental, mas também significados que se inscrevem em universos culturais pós-materialistas (Inglehart, 1995 cit. por Ramos, 2000). Entre estes dois pólos mais definidos, encontram-se os jovens que aderem à escolaridade de uma forma desimplicada.
- Trilhando o desenvolvimento de crianças e adolescentesPublication . Tavares, Marta; Cabral, Filipa; Reis, Catarina; Martins, Cátia; Vieira, Maria; Caldeira, Suzana NunesAtualmente, nos Açores assiste-se a um desinvestimento das crianças e dos adolescentes face à escola, refletindo-se este no insucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). O insucesso escolar corresponde a uma das principais problemáticas relacionadas com o sistema educativo, podendo ser traduzido através das reprovações escolares e do absentismo escolar (Bisinoto, Marinho & Almeida, 2010). No arquipélago dos Açores, as taxas de retenção, abandono e insucesso são as mais elevadas do país (Conselho Nacional da Educação, 2014). No ano letivo 2012/2013 um em cada cinco alunos não aprovou no 4º ano do ensino básico; a retenção no 2.º ciclo foi de 17%; e no terceiro ciclo e ensino secundário um em cada quatro alunos ficou retido (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, 2014). Em 2014 a taxa de abandono precoce foi de 32,8%, revelando estes números a dimensão do flagelo do insucesso escolar na região (Direção Regional da Educação, 2015). A fim de combater o insucesso o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso 2014 - contempla a eventualidade de apoio de outras instituições e organizações para a implementação de projetos-piloto, com vista à minimização do sucesso escolar (Direção Regional da Educação, 2015). Para este efeito, através da literatura, verifica-se que o desenvolvimento vocacional em crianças e jovens contribui para a construção de trajetos de vida com significado, atuando como fator de proteção para o sucesso escolar (Taveira, 1998). Assim, alunos com acompanhamento vocacional estão mais cientes das suas capacidades e interesses, situação que proporciona um melhor autoconhecimento e a tomadas de decisão conscientes (Savickas, 2001). Neste enquadramento, o Gabinete de Psicologia Escolar Orientação e Supervisão (GaPEOS) tem vindo a organizar e realizar atividades de tempos livres para crianças e adolescentes que privilegiam os princípios da orientação vocacional. Destas atividades destacam-se os programas Kid’s à Descoberta e Descoberta Jovem, sendo o primeiro destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e o segundo a adolescentes a partir dos 14 anos. Estes programas desenvolvidos durante o período das férias escolares, têm a duração de 5 dias. Ao longo da semana, são dinamizadas diversas atividades, através das quais os participantes trabalham o autoconhecimento e a exploração de oportunidades, interesses e capacidades. Os resultados alcançados até ao momento são satisfatórios, sendo estes obtidos através da aplicação de questionários de confiança e de satisfação das atividades implementadas aos participantes. As crianças indicaram ter explorado as suas capacidades e interesses, desenvolvendo o seu autoconhecimento. Os adolescentes disseram ter efetuado um processo de autodescoberta que os auxiliou a reconhecerem os seus interesses e capacidades, alargando os seus conhecimentos acerca das oportunidades disponíveis. Em suma, a participação de crianças e jovens em experiências ligadas à orientação vocacional é uma mais-valia, visto favorecer escolhas e decisões mais conscientes. Segundo a literatura, atividades que privilegiam a autodescoberta poderão auxiliar o sucesso escolar e a construção de projetos de vida bem-sucedidos (Taveira,1998). Dados os benefícios de programas desta natureza, espera-se que o Kid’s à Descoberta e o Descoberta Jovem possam ser futuros projetos-piloto desenvolvidos no âmbito do ProSucesso.