DSOC - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
Permanent URI for this collection
Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DSOC - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Subject "Açores"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Os açorianos deportados pelos Estados Unidos da América : poder político e representações sociaisPublication . Borralho, ÁlvaroO documento pretende avaliar as representações sociais de pessoas deportadas pelos Estados Unidos. De facto, desde o final de 1980, a adoção de políticas mais restritivas de imigração levou a um aumento na expulsão de imigrantes para um quadro jurídico mais punitivo. Estes migrantes expulsos, deportados, não aceitam deportação e também construíram uma série de explicações para a expulsão e regressar a Portugal que lidam principalmente com as influências da sociedade norte-americana. Além disso, eles estavam sujeitos a um processo de construção de representações sociais facto sobre tudo, pelas autoridades dos Estados Unidos.
- Mediações na construção da memória e da identidade : «A Casa da Autonomia»Publication . Lalanda-Gonçalves, Rolando; Lalanda, Margarida Sá NogueiraEsta 4ª Jornada Científica da Rede MUSSI centra-se na «emergência de refletirmos sobre a mediação da informação e dos saberes plurais como formas de democratização da produção científica e cultural» e destaca, entre outras temáticas, as mediações de saberes e informação nos espaços culturais, no âmbito da.polis. e com especial incidência nas memórias coletivas e na democratização dos saberes. Tendo em conta tais desideratos, decidimos analisar o projeto “Casa da Autonomia”, que está a ser desenvolvido desde 2014 pelo Governo da Região Autónoma dos Açores visando preservar, divulgar e consolidar a memória do processo da autonomia política açoriana. Esta iniciativa assume-se como tendo por bases a história, a memória, a identidade e a cidadania, e desenvolve-se em quatro eixos estruturantes: recuperação patrimonial, projeto de investigação, programa museológico, e plataforma digital. Na apresentação do Projeto e na sua análise crítica pronunciamo-nos igualmente sobre percepções internas e externas desta mediação cultural que assumidamente visa promover uma cidadania ativa e informada e integrar as memórias no reforço da construção da identidade coletiva açoriana.
- Revolução e democracia : 40 anos após abril de 1974Publication . Borralho, Álvaro, Org.Revolução e democracia: 40 anos após o Abril de 1974 reúne um conjunto de textos apresentados no X Encontro de Sociologia dos Açores que interrogam sobre o desenvolvimento recente das sociedades portuguesa e açoriana. O conhecimento que provém destas reflexões leva a um melhor entendimento do País que somos. Um País que se desenvolveu economicamente, se modernizou, se integrou num espaço europeu e que permitiu a uma conjunto amplo de cidadãos maiores e melhores condições de existência seja em termos educativos, de acesso à saúde, à cultura e à participação cívica.
- Tradição, modernidade e crise nas transições para o mundo do trabalho : persistências e transformações entre os jovens açorianosPublication . Diogo, Fernando; Silva, Osvaldo; Palos, Ana CristinaA experiência escolar dos jovens tem mudado, não só sendo mais prolongada, mas também marcada pela competição, pelo cálculo e pelas estratégias, configurando uma relação dos jovens com a escola de natureza utilitarista (Dubet, 1991) ou instrumental (Barrère, 1997). Esta torna-se um denominador comum na multiplicidade de experiências escolares dos jovens, que, por seu turno, continuam a ser fortemente estruturadas por desigualdades educativas (Duru-Bellat, 2003; Teese et al., 2007; Zanten, 2005), em contínua reconfiguração, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa e concorrencial. Em Portugal, onde as desigualdades são um problema estrutural, a situação de crise dos últimos anos, agudizada a partir de 2008, aumentou o desemprego e a precarização do emprego, intensificando a incerteza dos jovens relativamente ao futuro. Contudo, não são, ainda, bem conhecidos os seus efeitos ao nível da experiência escolar. Nesta comunicação iremos analisar alguns indicadores relativos à experiência escolar dos jovens dos Açores, uma região mesclada de modernidade e de tradição, de uma forma especialmente vincada. São analisados os jovens açorianos numa faixa etária mais alargada (15-34 anos) e a partir de uma amostra representativa dos Açores (N = 1485) (Gonçalves et al., 2010). Recorre-se à análise das correspondências múltiplas, complementada por análise de clusters, identificando os principais eixos que estruturam os percursos escolares dos jovens e, com base nestes, construiu-se uma tipologia, com perfis distintos. Mostra-se que os jovens agrupados nos diversos perfis atribuem sentidos diferentes à escolarização, remetendo para referências culturais e valores distintos. Assim, são valorizados sentidos de natureza mais instrumental, mas também significados que se inscrevem em universos culturais pós-materialistas (Inglehart, 1995 cit. por Ramos, 2000). Entre estes dois pólos mais definidos, encontram-se os jovens que aderem à escolaridade de uma forma desimplicada.
