Departamento de Educação
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Browsing Departamento de Educação by Subject "Abordagem Comunicativa"
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- Uma abordagem comunicativa à aprendizagem da língua em contexto educativo pré-escolar e escolar (1.º ciclo do Ensino Básico)Publication . Garcia, Sara Carolina Moreira; Mira Leal, Susana[...]. Este trabalho procura, pois, um entendimento formativo e pedagógico sobre a relevância da Abordagem Comunicativa no ensino e aprendizagem da Língua, nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos quais decorreram os estágios profissionais. Para isso, analisaremos as nossas práticas educativas que integraram um conjunto de atividades didáticas baseadas em pressupostos de uma ótica comunicativa, e que privilegiaram o domínio esclarecido, consciente e ativo da Língua. Em suma, o objetivo deste trabalho é o de compreender e divulgar os benefícios curriculares e educativos deste modelo comunicativo, procurando despertar os docentes para a sua operacionalização na sala de aula, com vista à promoção de espaços e experiências de aprendizagem dedicados à aprendizagem da Língua Materna, que favoreçam o desenvolvimento comunicativo de cada criança/aluno, para uma melhor vivência na sociedade democrática.
- Ensinar a língua, promover a cidadania : um desafio por/para cumprirPublication . Mira Leal, SusanaAprender a língua materna é uma necessidade e um direito de cada cidadão reconhecido na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990). As disciplinas de língua materna ocupam por isso lugar cativo nos curricula escolares. Em Portugal, as actuais disciplinas de Língua Portuguesa e Português acompanham o aluno ao longo do percurso escolar. Quer isso dizer considerar-se fundamental que os jovens portugueses tenham uma formação mínima de nove anos na sua língua mãe. Tradicionalmente, aquelas disciplinas têm assumido a transmissão geracional de um dado património linguístico-literário, que se pressupõe meio para proporcionar aos cidadãos o conhecimento linguístico e as ferramentas necessárias para a construção identitária e para o exercício social e profissional. Uma expectativa reiteradamente gorada. As taxas de insucesso nas disciplinas de Português são altas; o insucesso noutras áreas disciplinares é frequentemente associado a dificuldades de compreensão escrita e oral dos alunos; estudos internacionais sobre literacia na leitura têm denunciado um défice de competências comunicacionais básicas entre os alunos portugueses. A aula de Português tem falhado os seus objectivos fundamentais e um diagnóstico de fracasso deve impulsionar dinâmicas de transformação. Nesta intervenção discutimos as potencialidades do modelo comunicativo para a promoção de competências comunicacionais fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, à integração social e à inserção profissional dos cidadãos.
- Poder e linguagem em aula de língua materna : um projecto de investigação-acção com professores-estagiários de português.Publication . Mira Leal, Susana; Sá, Maria Helena Araújo eO estudo a que este texto se reporta partiu do pressuposto de que as oportunidades de uso da língua que os alunos têm tido na aula e, particularmente, em aula de Língua Materna (LM), são parcas e pouco diversificadas, factor que condiciona o seu desempenho comunicativo e a sua aprendizagem, pretendendo realçar a importância de abordar, no contexto da formação inicial de professores de línguas, e particularmente de língua materna, a problemática do exercício de poder pela linguagem. O projecto, desenvolvido com três estagiárias de Português da Universidade dos Açores, de quem éramos supervisoras, elegeu como estratégias de formação a observação, a reflexão, a experimentação e a análise críticas sobre os usos da linguagem verbal em aula de LM, e assentou numa metodologia qualitativa/interpretativa de investigação. Com a recolha e análise dos dados, procurámos descortinar o entendimento que as formandas iam construindo da relação sujeito-língua-poder em aula de LM ao longo da formação e averiguar da evolução nas práticas de linguagem construídas por estas na aula. Os resultados permitiram-nos concluir que a formação favoreceu a evolução conceptual das formandas no que respeita ao entendimento da relação sujeito-língua-poder na aula de LM e uma progressiva tomada de consciência das suas implicações na aprendizagem da língua, registando-se, no entanto, um menor impacto nas suas práticas, visível na sua dificuldade em promover determinadas competências comunicacionais em língua. Estes resultados, revelando a importância de integrar na formação (inicial e contínua) de professores a reflexão sobre a problemática em análise, sugerem que, dada a dificuldade de os professores reconstruírem as suas práticas de forma concordante com o seu pensamento, qualquer formação a este nível deve ser alargada no tempo, assentar em estratégias diversificadas e implicar a sua participação activa na concepção e desenvolvimento do projecto de formação.