DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão de Empresas"
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- B2B versus B2C digital communication: approaches and dimensions usedPublication . Faria, Bruno Melo de; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesO comportamento dos consumidores nos contextos digitais evoluiu com a própria evolução tecnológica e a sua maturidade enquanto utilizador. Como tal é necessário procurar entender como diferentes abordagens no Marketing Digital afetam a perceção dos consumidores e sua consequente reação às iniciativas das empresas. Neste trabalho aborda-se a evolução do Marketing Digital, e alguns dos temas mais mutáveis associados ao mesmo: o eWord of Mouth, as redes sociais e o poder dos influencers nas comunidades online. Para responder às questões de pesquisa que nortearam este trabalho, recolheram-se comentários partilhados por membros de diversas comunidades on-line com relação a um produto de lazer (PS5) e um educacional (PC), tendo ambos sofrido uma escassez de oferta. A análise de conteúdo foi desenvolvida com recurso a uma abordagem mista. Com a análise quantitativa procurou-se entender as diferenças em termos de distribuição e dimensão (número de palavras) dos comentários em algumas das plataformas sociais existentes. E com a análise qualitativa, com recurso ao programa Wordstat, analisaram-se os sentimentos confluentes nos comentários. Em geral, os produtos de lazer tendem a atrair mais atenção, com comentários sendo principalmente curtos, diretos a relatar problemas experienciados com o produto. Por seu turno, os comentários relacionados ao produto educacional foram notavelmente mais negativos, extensivamente mais longos e tendencialmente abordavam problemas terceiros. Este estudo exploratório sugere que o Marketing Digital nas redes sociais capta a atenção dos consumidores. No entanto, também salienta a necessidade da gestão de marcas e equipas de gestão de redes sociais de aumentarem os esforços para solidificar os relacionamentos com seus consumidores/membros das comunidades online, de modo a induzir a atitudes mais positivas e promover um e-WoM mais positivo.
- Modelo de Transportes Marítimos de Carga nos AçoresPublication . Costa, Ana Sofia Miranda; Fortuna, Mário José AmaralO transporte marítimo de mercadorias nos Açores revela-se um serviço essencial e sem substitutos significativos. Com efeito, o transporte aéreo sendo substituto para um número diminuto de artigos não o é para a grande maioria e não existem outras alternativas. No presente trabalho pretendeu-se contribuir com uma caracterização do sistema e do com-portamento económico dos agentes envolvidos, através da procura e da oferta de trans-portes marítimos nos Açores. Ao longo deste estudo traçamos algumas linhas breves da história da oferta de trans-portes marítimos nos Açores e caracterizamos o modelo de oferta que está em vigor, re-alçando as críticas e os elogios de que é objeto por parte dos stakeholders. Para além da caracterização do sistema de transportes existentes caracteriza-se a procura e a oferta à luz da teoria económica. Como resultado do exercício encontra-se um comportamento alinhado com a teoria do lado da procura e um comportamento completamente diferente do que nos diria a teoria da oferta. Do lado da procura verifica-se um comportamento inelástico relativamente ao preço do serviço e tendencialmente inelástico relativamente ao rendimento. Este resultado seria o expectável tendo em consideração que, o serviço de transporte marítimo de mercadorias não tem alternativa próxima uma vez que para o transporte de carga em geral, o avião não é uma opção razoável e o transporte rodoviário é uma impossibilidade. Isto significa que a procura está “cativa”, conclusão evidenciada pelo comportamento inelástico face ao preço e ao rendimento. A maior dificuldade surge quando se pretende caracterizar a oferta. Com efeito, a oferta do serviço de transporte marítimo de mercadorias é altamente regulada, com regras muito restritivas de acesso por parte dos operadores interessados. Esta circunstância pode explicar os resultados insatisfatórios face ao que nos diria a teoria económica, obtidos na estimação dos coeficientes. Efetivamente, a reação da oferta face aos preços do serviço e face aos custos de produção evidenciam um comportamento que se rege não pelas regras de mercado, mas sim pelas restrições das obrigações de serviço público. Esta conclusão coloca em evidência a importância da configuração do modelo para assegurar a eficácia e a eficiência económica das opções tomadas.
- Plano de negócios para comercialização de produtos provenientes da Uva de CheiroPublication . Esteireiro, Cristóvão Domingues; Pimenta, António Manuel Salvador; Silva, Francisco José FerreiraUm Plano de Negócios é uma ferramenta, essencial para discriminar os aspetos estratégicos de uma empresa, tendo em conta a construção dos planos económicos, financeiros, comercias e legais. O plano permite analisar a viabilidade de um projeto de investimentos e antecipar os problemas existentes no meio-envolvente e como aproveitar as oportunidades. O plano de negócios desenvolvido neste documento tem como finalidade o estudo da viabilidade da constituição de uma empresa vinícola. A empresa vai denominar-se Ilha d’Ouro, tendo como objetivo a comercialização de cinco produtos provenientes da matéria-prima uva de cheiro, o objetivo é fornecer produtos artesanais com a melhor relação preço-qualidade, de modo a garantir a satisfação do cliente final. No desenvolvimento deste plano de negócios, utilizou-se a metodologia de Harvard (2007), pela sua notoriedade e pelo facto de ser a mais abrangente, em alguns pontos comuns utilizou-se uma metodologia mais próxima da desenvolvida pelo Instituto de Apoio às Médias e Pequenas Empresas, tendo em conta a dificuldade em reunir dados e informações, pois a metodologia de Harvard exige um conhecimento de mercado altamente detalhado o que nem sempre se consegue dado à informação que é publicada e ao atraso de algumas bases de dados. O projeto desenvolvido contou com um inquérito que permitiu desenvolver um estudo de mercado obtendo respostas sobre o grau de aceitação dos produtos e valor que os clientes estão dispostos a despender para a aquisição dos artigos. As projeções financeiras apontam que o projeto desenvolvido é viável, contando com um período de recuperação de 6 anos, estima-se que o Valor Atual Líquido (VAL), seja de 10 264,00€, e a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 14,32% superior ao Custo de Oportunidade de Capital (COC).
- Transformação digital do turismo nos Açores: Uma análise dos alojamentos locaisPublication . Santos, Ana Sofia Maia; Alvares, Daniela Fantoni; Ross, David Olinga CliffordO presente estudo foca-se na análise do grau de transformação digital no setor do alojamento turístico na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, alojamentos locais, e permite avaliar implicações, motivações e ferramentas digitais aplicadas. O panorama digital dos investimentos tem vindo a crescer, na realidade empresarial, e o setor turístico é um dos segmentos onde se verificou um maior crescimento. Neste sentido, pretende-se averiguar sobre o grau do fenómeno nos Açores e quais foram as componentes que influenciaram este processo na totalidade. Selecionou-se o questionário para a recolha de dados, deste trabalho, para proceder com o desenvolvimento metodológico do estudo. Este questionário obteve resposta de 185 gerentes de alojamentos locais e permitiu fazer uma avaliação acessível e direta das principais motivações, dificuldades e grau desta transformação experienciada nestas pequenas e médias empresas. Recorreu-se a uma regressão para estudar o grau de transformação digital nos Açores e foi analisada a correlação entre determinadas variáveis recolhidas neste estudo. Realizou-se, ainda, uma análise de Clusters para categorizar os gestores de alojamentos locais da região para averiguar sobre a sua utilização de ferramentas, dificuldades encontradas e incentivos utilizados no processo de digitalização. Foi possível aferir por este estudo que a transformação digital dos alojamentos locais nos Açores, efetivamente, está a tornar-se significativa e que podemos categorizar os gestores desta área no investimento digital consoante determinadas características como ferramentas digitais e utilização de incentivos para este processo. As ferramentas digitais encontram-se a aumentar e a diversificar-se apesar de ainda existirem áreas que precisam de mais foco na transição digital.