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- Modelo de Transportes Marítimos de Carga nos AçoresPublication . Costa, Ana Sofia Miranda; Fortuna, Mário José AmaralO transporte marítimo de mercadorias nos Açores revela-se um serviço essencial e sem substitutos significativos. Com efeito, o transporte aéreo sendo substituto para um número diminuto de artigos não o é para a grande maioria e não existem outras alternativas. No presente trabalho pretendeu-se contribuir com uma caracterização do sistema e do com-portamento económico dos agentes envolvidos, através da procura e da oferta de trans-portes marítimos nos Açores. Ao longo deste estudo traçamos algumas linhas breves da história da oferta de trans-portes marítimos nos Açores e caracterizamos o modelo de oferta que está em vigor, re-alçando as críticas e os elogios de que é objeto por parte dos stakeholders. Para além da caracterização do sistema de transportes existentes caracteriza-se a procura e a oferta à luz da teoria económica. Como resultado do exercício encontra-se um comportamento alinhado com a teoria do lado da procura e um comportamento completamente diferente do que nos diria a teoria da oferta. Do lado da procura verifica-se um comportamento inelástico relativamente ao preço do serviço e tendencialmente inelástico relativamente ao rendimento. Este resultado seria o expectável tendo em consideração que, o serviço de transporte marítimo de mercadorias não tem alternativa próxima uma vez que para o transporte de carga em geral, o avião não é uma opção razoável e o transporte rodoviário é uma impossibilidade. Isto significa que a procura está “cativa”, conclusão evidenciada pelo comportamento inelástico face ao preço e ao rendimento. A maior dificuldade surge quando se pretende caracterizar a oferta. Com efeito, a oferta do serviço de transporte marítimo de mercadorias é altamente regulada, com regras muito restritivas de acesso por parte dos operadores interessados. Esta circunstância pode explicar os resultados insatisfatórios face ao que nos diria a teoria económica, obtidos na estimação dos coeficientes. Efetivamente, a reação da oferta face aos preços do serviço e face aos custos de produção evidenciam um comportamento que se rege não pelas regras de mercado, mas sim pelas restrições das obrigações de serviço público. Esta conclusão coloca em evidência a importância da configuração do modelo para assegurar a eficácia e a eficiência económica das opções tomadas.