DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da Ribeira dos Moinhos de Angra do Heroísmo e análise da sustentabilidade a nível energético e turístico no âmbito de um projeto que vise a sua recuperaçãoPublication . Filipe, Cátia Vanessa Garcia; Rodrigues, António Félix Flores; Fontes, José Carlos GoulartOs moinhos de água foram nos Açores um dos meios de transformação dos cereais, causando assim grande impacte tanto na economia, como no património cultural e arquitetónico local. Estes resultam do aproveitamento das águas de escorrência superficial transformando a energia potencial hídrica em energia mecânica. Em Portugal, os moinhos de água foram perdendo a sua função, e foram abandonados, encontrando-se nos dias de hoje na sua maioria em avançado estado de degradação. A recuperação dos moinhos de água (tendo em vista a produção elétrica) é importante, pois volta-se a dar valor a um património cultural e arquitetónico esquecido. Daí se pode tirar partido da prática de turismo rural sustentável, respeitando os valores ecológicos, valorizando assim a economia local.
- Monitorização do teor de humidade do solo para a condução de rega em estufa numa cultura de alfacePublication . Freitas, Tiago Miguel Almeida; Fontes, José Carlos Goulart; Lopes, David João HortaO principal objetivo deste projeto é o uso das tecnologias de monitorização em tempo real do teor de humidade no solo para a condução da rega, oportunidade e quantidade, para um uso mais eficiente da água. Utilizou-se para o efeito uma cultura de alface produzida em estufa com um sistema de rega localizada gota-a-gota, com dois sistemas de oportunidade de rega: tradicional em que o intervalo de rega e dotação era dado pela sensibilidade do agricultor; outro em que a dotação e oportunidade são dadas pela monitorização do teor de humidade no solo medido por uma sondas EnviroSCAN com sensores às profundidades de 10, 20, 30 e 40 cm, colocadas no solo para o efeito, com medições em intervalos de 30 minutos. A água utilizada nos sistemas de rega é água captada pela estufa e armazenada em reservatório em complemento com a água da rede pública. Os dados fornecidos pelos sensores às várias profundidades eram tratados e inseridos, em tempo real, em modelos de programação de rega de modo a que o teor de humidade no solo na zona radicular se encontre dentro dos limites de rendimento ótimo para a cultura, resultando assim uma maximização da produção e economia de água. Após o primeiro ciclo de cultura detetou-se uma discrepância grande no peso total das alfaces produzidas ao longo da rampa, verificando-se no início da rampa pesos médios na ordem dos 660 g e na parte final da rampa, as plantas apresentavam pesos médios de 320 g. Fez-se um ensaio nas tubagens relativamente ao cálculo das perdas de carga e caudal, verificando-se que o diâmetro da conduta estava dentro dos parâmetros admitidos, no entanto o caudal debitado entre o primeiro gotejador na rampa e o último gotejador tinha uma variação de 50 %, causa esta devido a uma carga muito baixa no início da rampa. Assim optou-se por fazer mais um segundo ciclo de cultura, fazendo uma rega no início da instalação da cultura para elevar o teor de humidade no solo para níveis de conforto hídrico em toda a rampa e fazendo regas seguintes para manter este valor de acordo com os dados medidos em tempo real pelas sondas EnviroSCAN.
- Plantas vasculares invasoras no Parque Natural da Ilha Terceira : caracterização e monitorização do controlo de Pittosporum undulatumPublication . Goulart, Héber Filipe da Silva; Gabriel, Rosalina Maria de Almeida; Elias, Rui Miguel Pires Bento da SilvaNa atualidade as plantas vasculares invasoras são uma das mais importantes problemáticas ambientais, principalmente em ilhas oceânicas. Para controlar as espécies vegetais invasoras é necessário, entre outras coisas, (1) conhecer a seu padrão de distribuição bem como (2) o seu comportamento após o ensaio de várias técnicas de erradicação. Neste sentido, o presente trabalho apresenta o resultado de dois estudos, que utilizando metodologias distintas, vão de encontro aos objectivos definidos. [...]. Com o presente estudo pretende-se definir o padrão de distribuição das espécies naturalizadas nas Reservas Naturais do Parque Natural da Ilha Terceira e pretende-se ainda estudar o comportamento destas espécies (principalmente as espécies Pittosporum undulatum, Rubus ulmifolius e Hedychium gardnerianum) após a erradicação da espécie Pittosporum undulatum.
- Uso eficiente da água nos Açores : análise de viabilidade e boas práticas em habitações unifamiliaresPublication . Fonseca, Tiago Alexandre Matos; Almeida, Maria do Céu de Sousa Teixeira; Quadros, Sílvia Alexandra Bettencourt de SousaNeste estudo pretendeu-se abordar boas práticas para o uso eficiente da água, a adotar em habitações unifamiliares localizadas na Região Autónoma dos Açores, analisando-se a viabilidade da implementação dessas mesmas medidas. Com esse intuito, foram desenvolvidos dois casos de estudo distintos e um Manual de Boas Práticas. No primeiro caso de estudo analisa-se a adoção de dispositivos eficientes no uso de água, em detrimento de dispositivos tipo. São abordados os diversos concelhos dos Açores, realizando-se uma análise do investimento, com vista a determinar a viabilidade económica desta medida de uso eficiente da água. Com o intuito de otimizar o tratamento de resultados, foi desenvolvida uma ferramenta de cálculo que permite determinar a poupança de água e a eficiência potencial, total e por dispositivo, assim como realizar a análise económica, permitindo a sua aplicação futura em outros casos de estudo. No segundo caso de estudo aborda-se a implementação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais (SAAP). Foram estudadas três habitações unifamiliares distintas, localizadas na ilha Terceira. Com o objetivo de contribuir para um uso mais eficiente da água nos Açores, foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas, o qual, para além de integrar as medidas analisadas nos dois casos de estudo anteriormente mencionados, propõe diversos procedimentos de planeamento, operação e manutenção, a implementar em habitações unifamiliares.
