Browsing by Issue Date, starting with "2016-03-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Uso eficiente da água nos Açores : análise de viabilidade e boas práticas em habitações unifamiliaresPublication . Fonseca, Tiago Alexandre Matos; Almeida, Maria do Céu de Sousa Teixeira; Quadros, Sílvia Alexandra Bettencourt de SousaNeste estudo pretendeu-se abordar boas práticas para o uso eficiente da água, a adotar em habitações unifamiliares localizadas na Região Autónoma dos Açores, analisando-se a viabilidade da implementação dessas mesmas medidas. Com esse intuito, foram desenvolvidos dois casos de estudo distintos e um Manual de Boas Práticas. No primeiro caso de estudo analisa-se a adoção de dispositivos eficientes no uso de água, em detrimento de dispositivos tipo. São abordados os diversos concelhos dos Açores, realizando-se uma análise do investimento, com vista a determinar a viabilidade económica desta medida de uso eficiente da água. Com o intuito de otimizar o tratamento de resultados, foi desenvolvida uma ferramenta de cálculo que permite determinar a poupança de água e a eficiência potencial, total e por dispositivo, assim como realizar a análise económica, permitindo a sua aplicação futura em outros casos de estudo. No segundo caso de estudo aborda-se a implementação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais (SAAP). Foram estudadas três habitações unifamiliares distintas, localizadas na ilha Terceira. Com o objetivo de contribuir para um uso mais eficiente da água nos Açores, foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas, o qual, para além de integrar as medidas analisadas nos dois casos de estudo anteriormente mencionados, propõe diversos procedimentos de planeamento, operação e manutenção, a implementar em habitações unifamiliares.
- Satisfação profissional e bem-estar subjetivo dos professores em pré-reformaPublication . Furtado, Sheila Catherine Oliveira; Medeiros, Maria Teresa Pires deA presente dissertação, intitulada “Satisfação Profissional e Bem-estar Subjetivo dos Professores em Pré-reforma” pretende estudar as representações de reforma, a preparação para a reforma, a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo, junto de professores dos ensinos básico e secundário da Região Autónoma dos Açores (Portugal). A dissertação compreende dois estudos metodológicos. O Estudo I teve como objetivo identificar as representações de reforma de professores do ensino básico e secundário da ilha de São Miguel, através do desenvolvimento de entrevistas individuais. A análise de conteúdo permitiu concluir que os professores têm representações distintas de reforma e que vão desde a liberdade horária à entrada numa nova fase da vida. O Estudo II, de natureza quantitativa, teve como objetivos: (i) analisar os níveis de satisfação profissional e de bem-estar subjetivo dos professores dos ensino básico e secundário da Região Autónoma dos Açores; (ii) verificar se existe uma relação entre as variáveis sociodemográficas, profissionais, satisfação profissional e bem-estar subjetivo; (iii) indagar sobre se os professores preparam a sua reforma; (iv) compreender se existe correlação entre a preparação para a reforma e a satisfação profissional e o bem-estar subjetivo; e (vi) averiguar se os estabelecimentos de ensino da região desenvolvem programas de educação para a reforma. [...].
- Perceção da comunidade educativa sobre os alimentos promotores de saúde e da sua inclusão no plano curricular do 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Leandro Jorge Guimarães; Silveira, Maria da Graça; Sousa, Francisco (José Rodrigues)Os alimentos promotores de saúde ou funcionais são alimentos que apresentam um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a perceção da comunidade educativa sobre os alimentos promotores de saúde e a sua inclusão no plano curricular do 3.º ciclo. Deste modo, foi construído um questionário de aplicação direta com uma versão para alunos e outra para os encarregados de educação (EE), distribuído entre maio e junho de 2015. A análise estatística foi realizada por recurso ao Statistical Package for the Social Sciences 22.0. A prevalência de excesso de peso/obesidade encontrada na amostra de alunos foi de 33,0% e na de EE foi de 62,4%. Verificou-se que a maioria dos alunos apresenta um nível intermedio de adesão ao padrão alimentar mediterrâneo (PAM). Os alimentos consumidos com mais frequência pelos alunos e EE foram a água, o leite, o pão e a manteiga. A maioria dos alunos e EE associa a definição de alimentos funcionais a alimentos saudáveis e revela um baixo conhecimento sobre os primeiros. Em relação à perceção sobre os alimentos funcionais, quer os alunos quer os EE adotam uma atitude positiva sobre os alimentos funcionais, mas com necessidade de melhoria, principalmente no domínio “confiança”. A maioria dos alunos e dos EE revela uma atitude positiva em relação à abordagem do tema “Alimentos funcionais”, quer em sala de aula, quer em atividades extracurriculares. Contudo, apenas 10,2% dos alunos e 5,0% dos EE estão totalmente satisfeitos com forma como o tema “Alimentos funcionais” é abordado no 3º ciclo do ensino básico. Verificou-se que quanto mais positivas forem as atitudes face aos alimentos funcionais maior o conhecimento sobre este tipo de alimentos e maior a importância atribuída à introdução deste tema nas aulas e em atividades extracurriculares. Deste modo, preconiza-se a implementação de medidas que fomentem a adesão ao PAM e melhorem a perceção sobre os alimentos funcionais de modo a que os estudantes beneficiem de uma alimentação promotora de saúde. [...].
- Estudantes do ensino superior e transição para o mercado de trabalhoPublication . Dias, Marina Alexandra Ferreira; Medeiros, Maria Teresa Pires deEm Portugal são muitos os desafios que se colocam aos estudantes do ensino superior (adultos emergentes), no que diz respeito à adequação ao mercado de trabalho, à escassez de oferta de emprego e ao surto emigratório de diplomados. Dada a pertinência deste assunto na formação dos estudantes do ensino superior e sua transição para o mercado de trabalho, decidiu-se fazer um estudo exploratório quantitativo e correlacional, com base numa amostra de 120 alunos finalistas de licenciatura e mestrado da Universidade dos Açores. [...].