Browsing by Issue Date, starting with "2017-04"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Na senda da inquietudePublication . Patrão Neves, Maria do CéuÉtica: dos Fundamentos às Práticas apresenta um núcleo de conceitos amplo, rigoroso e sólido, que estabelece uma terminologia comum e adequada ao estuda da acção; um conjunto de teorias diferentemente estruturadas, enquadrando diferentes perspectivas partindo ou visando diferentes intencionalidades ou princípios, que oferecem sistemas explicativos unitários e coerentes para uma pluralidade de modos de agir; uma diversidade de metodologias que, seguindo distintas estratégias, convergem na procura de uma articulação harmoniosa entre o plano teórico, de reflexão, e o plano prático, da acção efectiva, eventualmente percorrida nos dois sentidos; e também uma panóplia de temas e de candentes na contemporaneidade, cujas abordagens comuns tendem, por vezes, a condicionar a própria reflexão ética; além de um articulado de relações com saberes plurais, todos eles afinal, produção do espírito humano, o mesmo espirito que, inquieto, se afadiga no empenho por bem agir.
- Decomposição de detritos vegetais em sistemas aquáticos insulares : impacto das alterações ambientais no funcionamento dos ecossistemasPublication . Raposeiro, Pedro M.; Gonçalves, Vitor[…]. Em ilhas oceânicas, como as do arquipélago dos Açores, as barreiras biogeográficas têm um papel fundamental na composição das comunidades bióticas limitando a dispersão e colonização da maioria dos organismos, incluindo os invertebrados aquáticos que participam no processo de decomposição. No entanto, existe pouca informação sobre os processos de decomposição nos sistemas aquáticos insulares. […].
- Estatística : usar (sempre) mas com cuidado!Publication . Silva, Osvaldo Dias Lopes daTodos nós, no nosso dia a dia, somos bombardeados com indicadores estatísticos e gráficos em qualquer tipo de comunicação (quer seja na Internet, na televisão, nos jornais, nas revistas, nos anúncios comerciais, nas avaliações de desempenho a nível profissional, etc.) e, muitas das vezes, temos dificuldade em perceber a linguagem que nos é transmitida. Tal acontece, muitas das vezes, devido à utilização de uma linguagem excessivamente técnica e também à inexistência de um conhecimento científico generalizado por parte dos cidadãos. O incremento do conhecimento científico na nossa sociedade deve ser desenvolvido e estar ao alcance de todos, independente das suas habilitações literárias. […]. Só com cidadãos com a capacidade de interpretar e avaliar criticamente a informação estatística e que participem mais ativamente e de forma atenta ao que nos rodeia, será possível desenvolver uma cultura de exigência e de responsabilidade, de forma a potenciar uma sociedade com maior democraticidade, onde futuramente todos possam tomar decisões de forma mais informativa e refletida. A luta contra a ignorância ativa depende de todos nós, desenvolvendo e disseminando a literacia estatística entre todos. Não se esqueça de fazer a sua parte!
- Efeito do choque térmico na maturação nuclear e avaliação da expressão genética em ovócitos de bovinoPublication . Lourenço, Joana da Conceição Xavier; Silva, Joaquim Fernando Moreira da; Pavani, Krishna ChatanyaFactores como radiação, poluentes tóxicos ambientais, stress oxidativo e choque térmico (CT) são muitas vezes apontados como responsáveis pela apoptose em embriões de bovinos, podendo este ser um dos fatores da baixa fertilidade observada nos bovinos durante a época de verão. Desta forma o presente estudo foi elaborado no sentido de avaliar a capacidade de maturação in vitro de ovócitos, após terem sido submetidos a um CT durante 0 (controlo) 6, 12 18 e 24 horas de CT1=39,5 °C e CT2=40,5 °C, bem como a expressão genética dos genes responsáveis pela sua maturação: Cx43, CDH1, DNMT1, HSPA14 e dos genes de referência, GAPDH e SDHA. Para isso, os complexos cumulus-ovócitos (CCOs) (n= 1124) foram aspirados durante os meses de Inverno e submetidos, respetivamente ao CT1 e CT2. Passadas as 24h, os CCOs foram divididos em dois grupos no qual no primeiro foram registadas as taxas de maturação nuclear (TMN), após a fixação e coloração com aceto-orceina (3:1) e no segundo grupo foi analisada a expressão genética, tendo como genes alvo Cx43, CDH1, DNMT1, HSPA14 e como referência os genes de manutenção GAPDH e SDHA. A duração do stress térmico resultou numa diminuição significativa (p <0,05) nas TMN para os ovócitos submetidos ao CT1 quando comparados com os resultados de maturação obtidos para o grupo controlo, diminuindo de 86,4% ± 4,3 para 65,5 ± 0,7; 51,3 ± 0,9; 38,1 ± 1,9 e 36,3 ± 0,9 respetivamente para o CT1 de 6, 12, 18 e 24 h. Esta diminuição de maturação foi ainda mais acentuada para o CT2 em que os valores baixaram para 38,4 ± 16,9; 35,7 ± 7,5; 29,1 ± 3,3; 20,3 ± 7,1 respetivamente para 6, 12, 18 e 24 h de CT. Para a avaliação da expressão de genes, os resultados demonstraram uma tolerância do ovócito ao CT nas 6h, não foi observada nenhuma regulação do gene CDH1 a partir das 12h mas o gene DNMT1 observou-se uma regulação positiva, representando o efeito do CT no desenvolvimento do ovócito.
- Análise Classificatória ou Classificação Automática na Sociedade AtualPublication . Sousa, Áurea"A classificação é uma atividade conceptual básica dos seres humanos. A necessidade e a tentativa de formar grupos de objetos semelhantes, dando origem a uma classificação, são reconhecidas desde os primórdios da humanidade. […] Na sociedade atual, há uma necessidade crescente de produzir classificações nos vários ramos da atividade científica e da atividade humana em geral. Na verdade, a Análise Classificatória tem tido um desenvolvimento relativamente recente, possibilitado pelo aumento do poder computacional nos últimos anos, podendo ser aplicada em diversas áreas, tais como a Arqueologia, a Biologia, a Geografia, a Geologia, a Psicologia, a Linguística, a História, a Medicina, a Sociologia, a Sismologia e as técnicas no âmbito das Sondagens e do Marketing. […] O ato de classificar tem por base uma diversidade de conhecimentos, teorias e critérios, sendo de referir que muita da atividade, neste contexto, tem-se concentrado em aspetos matemáticos definidos com o intuito de construir grupos a partir de um conjunto inicial de elementos a classificar. […] Após a obtenção dos resultados de uma Análise Classificatório, deve existir uma etapa de validação, de modo a permitir avaliar a existência de uma estrutura classificatória nos dados, a descrição eficiente dos dados e a eventual atribuição de novos objetos às classes. […]"
- A aplicação da dendrocronologia na gestão de florestas invadidas pelo incenso (Pittosporum undulatum)Publication . Silva, Lurdes da Conceição Borges[…]. Nos Açores, o incenso (Pittosporum undulatum), espécie nativa da Austrália, foi introduzido no arquipélago no século XIX, para a edificação de sebes em pomares de laranjeira. Durante os últimos 100 anos, o incenso dispersou por uma vasta gama de habitats, ocupando atualmente cerca 24.000 ha do total de 62.981 ha da cobertura florestal Açoreana. Presentemente, não existem recursos disponíveis para controlar a invasão. No entanto, tem estado a decorrer um projeto que tem como intuito valorizar o potencial da biomassa como um instrumento de gestão do incenso. Este projeto de doutoramento orientado pelos professores Luis Silva, Rui Elias e Mário Alves da Universidade dos Açores foi financiado pela NaturalReason Lda, empresa que se dedica a produção de pellets de madeira, um combustível sólido gerado a partir de biomassa florestal. […].
- Matemática Recreativa : dados para todos os gostosPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Os dados tradicionais de 6 faces, numeradas de 1 a 6, são os mais comuns. Têm a forma de um cubo e os números de 1 a 6 são representados por pintas com uma disposição específica para cada número. A disposição das pintas é comum, por exemplo, às peças do dominó tradicional e às cartas do baralho de cartas tradicional. Uma configuração fixa para cada conjunto de pintas permite o rápido reconhecimento de uma quantidade, sem ser necessário contar as pintas. De facto, quando lançamos um dado tradicional, rapidamente reconhecemos o número que saiu nesse lançamento sem necessidade de contarmos as pintas. A capacidade de reconhecer o número de objetos em pequenas coleções, sem efetuar uma contagem, designa-se por subitização (do latim subitus - súbito). (...) Se o leitor investigar um pouco sobre a origem dos dados, ficará surpreendido com a sua já longa história. (...) No jogo Senet, de origem egípcia, também se utilizavam dados, mas num formato mais “primitivo”. (...) Os dados do Senet eram astrágalos (ossos do tarso de alguns animais) ou estiletes de duas faces (uma curva e outra plana). Cada jogada consistia em lançar quatro estiletes (cada um com uma face curva e outra plana) e movimentar uma peça de acordo com o resultado obtido no lançamento dos quatro estiletes: apenas uma face plana para cima (avançava-se uma casa no tabuleiro); duas faces planas para cima (avançava-se duas casas no tabuleiro); três faces planas para cima (avançava-se três casas no tabuleiro); quatro faces planas para cima (avançava-se quatro casas no tabuleiro); nenhuma face plana para cima, ou seja, quatro faces curvas para cima (avançava-se seis casas no tabuleiro). É interessante esta versão prévia ao dado tradicional. (...) Voltamos ao dado tradicional de 6 faces. Há algumas propriedades interessantes a ter em conta. Por exemplo, se adicionarmos os valores das faces opostas obtemos sempre 7. Isto significa que os números das faces opostas devem ser 1-6, 2-5, 3-4. Além disso, se olharmos para as faces com os números 1-2-3 ou 4-5-6, as três faces encontram-se num vértice e os três números estão ordenados no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido contrário aos ponteiros do relógio. (...)
- Fatores e estratégias promotores do interesse pela leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Susana Cristina Aguiar; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraNo presente Relatório de Estágio procurámos analisar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular no que respeita à compreensão dos fatores que aproximam as crianças da leitura, tendo em vista a seleção das melhores estratégias de ensino para promover esse interesse e o desenvolvimento das competências de leitura das crianças. Neste sentido, desenvolvemos um trabalho de natureza predominantemente qualitativa, numa perspetiva de investigação-ação, pelo que os dados e as conclusões obtidas não podem ser alvo de generalização para outros grupos de indivíduos. Assim, na Educação Pré-Escolar verificou-se uma complementaridade entre os fatores e as estratégias, visto que através destas conseguimos descobrir os fatores de (des)interesse pela leitura do nosso grupo de crianças e, consequentemente, selecionar novas estratégias adequadas a esses interesses. De uma forma geral, apercebemo-nos no início do estágio que este grupo não utilizava a biblioteca no Tempo de Atividades Autónomas. Contudo, através das estratégias aplicadas as crianças começaram a aproximar-se da leitura, chegando a afirmar que aprenderam a ler. Quanto ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, aplicou-se o questionário de Wigfield e Guthrie (1997) com o intuito de perceber quais os fatores que aproximam os alunos da leitura e em função dos mesmos selecionar as estratégias de ensino. Apesar de os alunos da turma, no geral, gostarem de ler, através da segunda aplicação do questionário, no final do estágio, verificámos as nossas estratégias terão influenciado positivamente esse interesse, fazendo subir os resultados mais baixos. Relativamente a ambos os contextos de Estágio procurou-se também desenvolver a compreensão leitora, de acordo com os vários níveis proposto por Viana et al. (2010), segundo estratégias de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Foi notório que prevaleceram as questões de compreensão literal, à semelhança dos estudos de Ramos (2012) e Pereira (2015). O percurso de intervenção e investigação que culmina neste trabalho foi de crucial importância para a minha formação, na medida que me permitiu refletir sobre as minhas ações e, assim, evoluir como profissional.
- O estágio pedagógico como lugar de aprendizagem da profissão docente na formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Coelho, Evangelina de Meneses Jacques; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as potencialidades do Estágio Pedagógico, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao serviço da aprendizagem daqueles que são os pressupostos centrais da profissão docente, nestes dois níveis de ensino. Neste contexto, e para além de analisarmos e refletirmos acerca do nosso próprio percurso, antes, durante a após a nossa ação educativa, fomos ainda ao encontro de alguns docentes, em início de carreira, com o objetivo de trocarmos impressões sobre os seus próprios percursos, as suas dificuldades e conquistas e os contextos que favoreceram a sua aprendizagem profissional. O nosso percurso metodológico baseou-se numa lógica de investigação de natureza qualitativa, baseada na investigação-ação, tendo sempre como foco principal o nosso Estágio Pedagógico, que serviu de mote a uma reflexão, profunda e detalhada, acerca das nossas práticas e das aprendizagens profissionais que as mesmas possibilitaram. Para tal, foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, bem como à análise de conteúdo do Diário de Bordo e dos demais documentos elaborados ao longo do Estágio Pedagógico: os Projetos Formativos Individuais, as sequências didáticas, as avaliações e as reflexões. Paralelamente, fomos também convocando as experiências formativas e profissionais da nossa colega de estágio e dos 8 docentes principiantes que entrevistámos: 4 educadores de infância e 4 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tais testemunhos permitiram-nos fazer uma comparação entre os seus percursos e os nossos, nas várias etapas e contextos formativos, essencialmente no que respeita às estratégias encontradas para contrariar as naturais dificuldades com que se deparam os profissionais da educação, na sua entrada no ensino. Esta comparação permitiu-nos antecipar cenários formativos com os quais nos viemos a confrontar, modificar as nossas práticas e encontrar soluções para algumas das referidas dificuldades. Terminados os nossos estágios, em ambos os níveis de ensino, concluímos que, por motivos vários, ambos contribuíram de forma bastante significativa para a nossa aprendizagem profissional, quer pelos desafios que nos criaram, quer pelas múltiplas possibilidades de reflexão que nos permitiram. Esta opinião foi também partilhada pela nossa parceira de estágio e pelos docentes principiantes que entrevistámos, que adiantaram que as maiores aprendizagens acontecerão, ainda, na etapa formativa que se segue, quando nos confrontarmos com os contextos reais da prática.
- Efeitos de impactos ambientais na mastofauna de áreas protegidas em ambiente antropizadoPublication . Cunha, Fernanda Almeida; Dias, Eduardo Manuel Ferreira; Silva, AlessandraNo Brasil, as áreas legalmente protegidas têm a função de contribuir com a qualidade de vida das populações humanas, garantir condições de sobrevivência de espécies animais e possibilitar a manutenção da diversidade florística e reabilitação de processos ecológicos. As unidades de conservação brasileiras são áreas protegidas criadas com o objetivo de conservar a biodiversidade, considerando o uso sustentável dos recursos naturais. O Pará possui 25 unidades de conservação estaduais, entre elas a Área de Proteção Ambiental do Lago de Tucuruí, estabelecida na área de influência direta da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Este empreendimento de infraestrutura causou grande impacto ambiental em vários municípios da região sudeste do Estado, gerando uma paisagem florestal fragmentada, perda de habitat e de sua diversidade biológica. Com relação a fauna silvestre, várias ações foram executadas com o objetivo de reduzir a perda de espécies e animais, principalmente durante a formação e funcionamento da usina hidrelétrica. Esta pesquisa busca avaliar a permanência dos mamíferos no ambiente afetado pela usina, por meio de dados de monitoramento da fauna presente em território protegido na área de influência do empreendimento, e análise de imagens de satélite desta floresta.
