DLLC - Livro / Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DLLC - Livro / Book by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Actas do I Colóquio de Tradução e CulturaPublication . Miguel, Maria Augusta Cavaco (coord.); Silva, Eduardo (coord.); Montenegro, Helena Mateus (coord.); Silva, Leonor Sampaio da (coord.); Ventura, Carlos M. Cravo (coord.)
- A arte de contar uma história em poucos minutos : As canções da América durante a "Folk Revival" e o contributo de Tom PaxtonPublication . Ventura, Carlos M. CravoO presente trabalho é uma reflexão sobre a chamada “folk revival” no seu período de maior pujança, o da década de sessenta do século XX, sem todavia deixar de aflorar as duas décadas precedentes e as que se lhe seguiram. Procura-se perceber, não necessariamente nesta ordem, o seguinte: (a) de que forma os acontecimentos que mais marcaram aquele período da História dos E.U.A. — o movimento pelos direitos cívicos, a guerra no Vietnam, os tumultos raciais da segunda metade da década, a contestação estudantil generalizada — se reflectem nas canções interpretadas pelos protagonistas da folk urbana; (b) em que medida as canções procuram uma legitimação artística, ao mesmo tempo que não abdicam do seu propósito mais imediato, o de desempenharem um papel congregador do activismo político, traduzido em comentários sobre a realidade social sua contemporânea; (c) como se exerce a influência cultural e estética da canção folk urbana sobre outras correntes musicais dominantes (por exemplo, as músicas rock e pop) e a que ponto estas determinaram a evolução da folk; (d) qual a amplitude do seu contributo para a construção de uma memória da época, bem como para a revitalização dessa memória nos acontecimentos do presente. O trabalho, não descurando o aspecto musical das canções, debruça-se principalmente sobre o seu componente textual. Em particular, na terceira secção do estudo, Tom Paxton é objecto de um olhar mais atento. Trata-se de um cantor cujo percurso artístico de quase meio século continua marcado por uma integridade e qualidade indisputadas (nos últimos anos, têm-se sucedido tributos e vários prémios de carreira, tanto nos E.U.A. como no Reino Unido); além de que foi um dos primeiros a ousarem apresentar-se com um repertório quase exclusivamente constituído por canções de autoria própria. De entre os muitos nomes importantes da folk revival, Paxton é aqui considerado como um dos que mais consistentemente têm mantido vivo o caminho desbravado por Woody Guthrie e, sobretudo, Pete Seeger.
- Notas para a Redefinição e Recuperação do Conceito de "Cultura"Publication . Silva, EduardoEnsaio em forma de notas que, como o título indica, intenta pôr em evidência os diversos sentidos (paideia, Bildung, Kultur) que a concepção humanista de "cultura" conglomera e, por essa via, recuperar esta última do esquecimento a que a actual hegemonia da concepção antropológica a tem vindo cada vez mais a condenar.
- Um pacto com as Artes: 30 anos da Academia das Artes dos AçoresPublication . Silva, Leonor Sampaio da"Um Pacto com as Artes é uma detalhada viagem por trinta anos da vida de uma instituição e, ao mesmo tempo, um olhar sobre a obra e a personalidade da sua fundadora. Não sendo possível dizer que todas as qualidades que vislumbrei na professora de escultura da cadeira de Artes Plásticas da ESBAL se encontrem na instituição que fundou, a verdade é que, mesmo de forma inconstante, muitas estiveram e provavelmente continuarão a estar presentes. Só o facto de ter nascido e sobrevivido todos estes anos em condições por vezes tão adversas é, desde logo, um espelho da energia com que habitualmente Luísa Constantina parecia desafiar a realidade. Mas se Um Pacto com as Artes é a história de uma instituição fundamental da cidade de Ponta Delgada e do arquipélago dos Açores é, ao mesmo tempo, uma análise da arte, do ensino artístico e da cultura no período a que se reporta. Efectivamente, através da história da Academia das Artes dos Açores, aquilo que Leonor Sampaio da Silva efectua é algo mais amplo: uma imprescindível – e sempre muito difícil – história dos últimos trinta anos, envolvendo pessoas e factos ainda pouco resguardados no conforto da distância temporal e emocional. Procurar um relato justo e crítico sobre um tempo que se viveu mas que também ainda se vive e fazê-lo abordando aqueles que nos acompanharam e acompanham, de forma mais próxima ou mais longínqua, é não apenas um exercício raro e difícil mas um acto de coragem. Coragem necessária à compreensão do presente: essa é uma das mais generosas dádivas deste livro e da sua autora à instituição, à cidade, ao arquipélago e a todos nós." [Do Prefácio de Vítor dos Reis]
- Laranjas, Dickens e São Miguel : a propósito de "Oranges And Lemons"Publication . Silva, Leonor Sampaio da"Charles Dickens, o grande romancista do século XIX, ficou célebre no imaginário popular da Inglaterra vitoriana pelos seus Christmas Carols (Contos de Natal) e, atendendo à quadra festiva que atravessamos, julgámos oportuno trazer ao conhecimento público – em jeito de história pelo Natal – um texto publicado numa revista por ele dirigida – Household Words – onde são feitas considerações do maior interesse sobre os Açores e a exportação de laranja para os mercados de Londres. Muito embora esse texto – intitulado "Oranges and Lemons" – não seja da autoria de Charles Dickens nem possua qualquer recorte literário digno de nota, apresenta contudo o indiscutível valor de documentar um ciclo histórico – o da laranja – determinante para a dinâmica de modernidade que a sociedade açoriana e micaelense viveu ao longo do século XIX. Terá sido essa a razão pela qual José do Canto – em cuja Livraria particular, à guarda desta Biblioteca, se encontra a referida revista – arquivou um número solto da Household Words na sua colecção de periódicos, sublinhando e anotando diversas passagens do artigo dedicado ao comércio dos citrinos. Curiosamente, nesta mesma edição – datada de 1 de Abril de 1854 – teve início a publicação do famoso romance Hard Times, importante testemunho literário da transformação operada pela Revolução Industrial na paisagem das cidades inglesas, mas a atenção de José de Canto – como a de qualquer gentleman farmer açoriano – foi naturalmente dirigida para o texto que versava a principal produção agrícola da sua pátria insular – a Laranja. […]". [da Nota de Abertura]
- Notas Para a Elucidação do Conceito de "Ciência"Publication . Silva, EduardoO presente escrito ("Notas para a Elucidação do Conceito de 'Ciência'") visa, como o seu próprio título indica, definir e elucidar o conceito de 'Ciência', bem como pôr em evidência quais são as relações conceptuais que subsistem entre a ciência e a filosofia e a própria ciência e a cultura (entendida esta sobretudo no sentido de 'mundividência').
- O Conto do Padre que Acompanhava a FreiraPublication . Silva, Eduardo; Chaucer, GeoffreyApresenta-se aqui tradução para Português (em prosa e com o título "O Conto do Padre que Acompanhava a Freira") de "The Nun's Priest's Tale", um dos mais apreciados e louvados dos contos que constituem os "Contos da Cantuária" ("The Canterbury Tales"), da autoria de Geoffrey Chaucer (1343-1400), um dos mais geniais poetas da literatura inglesa medieval - se não, mesmo, de toda a Europa do seu tempo. A presente tradução encontra-se acompanhada de uma Introdução que apresenta e contextualiza o texto a que respeita, bem como de trinta e nove notas que visam explicitar e elucidar aspectos que se revelam fulcrais para uma cabal compreensão e uma mais acentuada fruição desse mesmo texto.
- Duas Concepções de 'Estilo', a de Jean Cohen e a de Walter Pater, e as suas Consequências para o Entendimento da Tradução do Texto Literário em ProsaPublication . Silva, EduardoO presente escrito ("Duas Concepções de 'Estilo', a de Jean Cohen e a de Walter Pater, e as suas Consequências para o Entendimento da Tradução do Texto Literário em Prosa") intenta alcançar três grandes objectivos. O primeiro desses objectivos é o de caracterizar e contrapor uma à outra as concepções de 'estilo' literário com que se depara no estudo de Jean Cohen que tem por título "Structure du Langage Poétique" e no ensaio "Style", da autoria do ensaísta vitoriano Walter Pater (1839-94). O segundo objectivo é o de pôr em evidência sucintamente os entendimentos de tradução do texto literário em prosa que vão de par a par com cada uma das duas referidas concepções de 'estilo' literário. Finalmente, o terceiro grande objectivo é o de endossar o entendimento de tradução do texto literário que subjaz à concepção pateriana de 'estilo', e, por conseguinte, o de pôr em evidência quão importante e determinante se torna, para o tradutor do texto literário em prosa, partir do princípio, seguindo Pater, de que a sua grande tarefa é sobretudo a de encontrar na língua de chegada, passo a passo, um complexo de forma e matéria o mais possível equivalente àquele com que o grande texto literário em prosa sempre o confronta na língua de partida.
- Um observador observado. Edição comentada e traduzida da obra de Silas Weston, "Visit to a Volcano, or What I Saw at the Western Islands"Publication . Riley, Carlos Guilherme; Silva, Leonor Sampaio da; Costa, Ricardo Manuel Madruga da"Não surpreenderá que a relevância deste texto oitocentista sobre as duas ilhas tenha merecido o interesse de três académicos: o impulsionador deste projecto de edição do texto de Silas Weston, Carlos Guilherme Riley, a quem se deve o seu achamento, a que acrescenta um primeiro ensaio facultando um esclarecedor enquadramento sobre o autor e o seu tempo; Leonor Sampaio da Silva que assegurou a excelente tradução do original, lavrando por sua vez um ensaio de natureza crítica a partir da linguagem do relato e das estratégias de tradução, e, por fim, Ricardo Madruga da Costa, que elabora um texto de análise sobre a visão de Silas Weston sobre as duas ilhas contempladas [...]" [da Nota do Editor]
- Sobre "Escudo de Sombra", Sobre "Os Lusíadas" e D. SebastiãoPublication . Silva, EduardoEnsaio literário-filosófico que versa sobre aquilo a que se poderá chamar (por decalque da conhecida obra do poeta inglês S. T. Coleridge) a “biografia literária de Portugal” — incluindo nesta, na qualidade de três grandes memórias imaginativas da vida histórica do próprio Portugal, Os Lusíadas, a Mitogénese Sebastianista e o romance Escudo de Sombra.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
