Browsing by Issue Date, starting with "2013-07"
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- Contributions of Marine Cluster for Regional Sustainability: Economic Prospective for AzoresPublication . Paramio, Luz; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio Borges; Vieira, José CabralO presente artigo identifica e salienta um conjunto de benefícios e oportunidades derivados da aplicação da metodologia de clustering a vetores económicos endógenos, em particular, os do ambiente marinho. Num contexto de desenvolvimento regional, os clusters têm-se demonstrado importantes ferramentas para a governação e a implementação política. O atual contexto económico força as regiões a desenvolverem um novo paradigma de sustentabilidade. Assim, para o caso das pequenas regiões como os Açores, o modelo de desenvolvimento deve dar atenção às oportunidades decorrentes da governação dos seus recursos internos. Tendo por base uma abordagem de gestão estratégica, este trabalho efetua uma análise prospetiva que identifica o quadro, os fatores e os requisitos necessários para a definição de um Cluster do Mar para os Açores. O âmbito do cluster deve abranger não somente as principais atividades existentes no Mar dos Açores, bem como outros setores com potencial para a região e que se entrecruzam pelo uso e valor do Mar. A estrutura proposta visa contribuir para o desenvolvimento do Mar dos Açores, enquanto força económica endógena. Por outro lado, a presente investigação avalia as contribuições do cluster do mar para o sistema económico regional e nacional, bem como a sua ligação a outros vetores económicos. A proposta do Cluster do Mar dos Açores surge como um smart mechanism que permite o acompanhamento das dinâmicas derivadas da agenda europeia e internacional sobre os assuntos do mar, particularmente o crescimento económico e economia azul.
- Envolvimento dos Alunos na Escola : Análise em função da vitimização pelos pares e do ano de escolaridadePublication . Veiga, Feliciano Henriques; Caldeira, Suzana Nunes; Galvão, DianaEnquadramento conceptual: nos últimos anos, o envolvimento dos alunos na escola (EAE) têm sido apontado como uma boa forma de prevenção e intervenção na ocorrência de comportamentos de vitimização entre os alunos, seja como agressores seja como vítimas; faltam, o entanto, estudos empíricos da relação entre entes construtos, ao longo da adolescência. Objetivo: estudar como variam as relações entre o EAE e os comportamentos de vitimização, na adolescência, constitui a finalidade do presente estudo. Método: a amostra foi constituída por 685 estudantes das diferentes regiões do país, de ambos os sexos, repartidos pelo 6º, 7º, 9º e 10º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula através de um inquérito que incluiu itens do “Multidimensional peer victimization scale” e o questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional” (EAE-E4D), especificamente com as dimensões cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2013). Resultados: Análises de variância dos resultados no envolvimento (anova two-way 2x3), em função do ano (6º e 7º versus 9º e 10º) e da vitimização pelos pares (baixa, média e alta) permitiram encontrar uma diminuição ao longo da escolaridade, quer do EAE quer dos comportamentos de vitimização pelos pares (VP); os efeitos significativos da interação das variáveis VP e ano surgiram apenas nas dimensões cognitiva e comportamental, e ficaram a dever-se a uma maior diminuição, ao longo dos anos, de tais dimensões no grupo de VT alta. Conclusões: Os resultados são enquadrados na perspetiva cognitivo-social do desenvolvimento, sugerem posteriores análises, para além de medidas de ativação do envolvimento dos alunos na escola como forma de diminuição de condutas de vitimização pelos pares.
- Seasonality of ichthyofauna bycatch in shrimp trawls from different depth strata in the southern Brazilian coast.Publication . Rodrigues-Filho, Jorge L.; Branco, Joaquim O.; Monteiro, Herbert S.; Verani, José R.; Barreiros, João P.As alterações na composição específica e nos descritores ecológicos das assembleias de peixes em função dos fatores abióticos, tais como profundidade, temperatura, salinidade e granulometria, foram analisadas no presente trabalho. Arrastos mensais de trinta minutos de duração foram realizados em duas áreas com diferentes profundidades em um importante ponto de pesca camaroeira do litoral sul brasileiro. Paralelamente, registrou-se os valores de temperatura e salinidade da água, bem como foi amostrado o tipo de substrato dos fundos de pesca. A aplicação do teste t de Student demonstrou variação sazonal dessas variáveis ambientais no estudo (p < 0,05) e a análise granulométrica demonstrou que a composição dos fundos de pesca foi bastante similar, sendo composta principalmente por areia. No total foram capturados 12.613 exemplares, sendo 7.880 na área I e 4.733 na área II. Os maiores valores de captura (CPUE) ocorreram no inverno. Foram capturados 50 táxons na área I e 53 na área II, um alto valor quando comparado com estudos pretéritos em localidades próximas. A família dos sciaenideos foi a mais representativa nas coletas, predominando em ambas as áreas espécies incidentais (37 na área I e 42 na área II). Cynoscion striatus foi a espécie mais abundante e predominante em ambas as áreas. As estimativas dos descritores ecológicos, tais como a riqueza, a diversidade e equitabilidade, evidenciaram que a estrutura da ictiofauna foi fortemente influenciada pelo fator tempo e que os valores mais acentuados ocorreram no outono e inverno. A aplicação da PERMANOVA demonstrou que a composição específica da ictiofauna diferiu entre as estações. O teste t de Student a posteriori demonstrou que a composição da comunidade na primavera diferiu do outono e inverno (p < 0,05) e que o inverno diferiu do verão. De acordo com a análise de similaridade, as alterações na estrutura das comunidades foram causadas, sobretudo, por espécies classificadas como abundantes e que ocorreram de forma desigual entre os períodos. Nossos resultados demonstraram que a comunidade ictiica foi influenciada por variações sazonais da temperatura e salinidade e não por diferenças de profundidade e granulométrica entre as áreas.
- A importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissionalPublication . Augusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis; Condessa, IsabelO perfil do professor de educação física (EF) compreende uma diversidade de experiências e vivências em atividades físicas e desportivas, adquiridas antes da formação inicial e ao longo do desenvolvimento profissional, contribuindo para uma melhor prática de ensino. O presente estudo pretendeu conhecer a influência da preparação no âmbito da formação específica, realizada ao longo da vida na construção do desenvolvimento profissional de alguns professores de educação física da Região Autónoma dos Açores (RAA). Deste modo, no ano letivo de 2011/2012 selecionámos uma amostra de 64 professores de EF, que lecionavam nas escolas pertencentes ao concelho de Ponta Delgada a quem foi solicitado o preenchimento de um inquérito por questionário. Este instrumento, construído para o estudo, abarcou uma análise retrospetiva das experiências em atividades físicas e desportivas (AFD) e das suas conceções sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional como docentes. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores de EF inquiridos, naturais da RAA e de outras regiões, independentemente da sua naturalidade ou escola de formação fruiu de uma vida repleta de experiências em práticas físicas e desportivas, quer como atletas quer como treinadores. Segundo as conceções destes professores de EF, o seu passado em práticas físicas e desportivas exerceu uma grande influência no seu desempenho profissional, nos domínios da formação pessoal e profissional e do conhecimento pedagógico-didáctico. O gosto pela prática desportiva e o modelo de antigos professores, foram ainda dois fatores que também influenciaram, a opção de seguir a carreira educativa como professores de EF. As estratégias mais comuns para desenvolver o seu saber profissional como professores de EF, consistem nas ações de formação e nas tarefas realizadas entre pares, enquanto como treinadores são indicadas, igualmente, as ações de formação.
- Um observador observado. Edição comentada e traduzida da obra de Silas Weston, "Visit to a Volcano, or What I Saw at the Western Islands"Publication . Riley, Carlos Guilherme; Silva, Leonor Sampaio da; Costa, Ricardo Manuel Madruga da"Não surpreenderá que a relevância deste texto oitocentista sobre as duas ilhas tenha merecido o interesse de três académicos: o impulsionador deste projecto de edição do texto de Silas Weston, Carlos Guilherme Riley, a quem se deve o seu achamento, a que acrescenta um primeiro ensaio facultando um esclarecedor enquadramento sobre o autor e o seu tempo; Leonor Sampaio da Silva que assegurou a excelente tradução do original, lavrando por sua vez um ensaio de natureza crítica a partir da linguagem do relato e das estratégias de tradução, e, por fim, Ricardo Madruga da Costa, que elabora um texto de análise sobre a visão de Silas Weston sobre as duas ilhas contempladas [...]" [da Nota do Editor]
- Community integration and shame of mental health problems, in a group of psychiatric patients from the Azores, PortugalPublication . Cabral, Joana; Carvalho, CéliaO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de se perceber a influência do estigma na integração comunitária de uma amostra de indivíduos com problemas psiquiátricos da Região Autónoma dos Açores- Portugal.
- Modelo espacial de distribuição da lagarta-da-pastagem (Pseudaletia unipuncta, Haworth) (Lepidoptera: Noctuidae) na ilha TerceiraPublication . Moules, Cristina Alexandra Rocha; Lopes, David João Horta; Borges, Paulo Alexandre VieiraA lagarta-da-pastagem (Pseudaletia unipuncta, Haworth) é considerada uma das pragas mais prejudiciais das pastagens, e que os agricultores mais temem, pois sendo uma praga polífaga pode também afetar outras culturas quando a sua densidade larvar é muito elevada e a sua cultura preferencial tiver sido já consumida. O seu combate é muito difícil, dado que a lagarta só é visível pelos agricultores quando atinge os últimos ínstares larvares, sendo estes os mais prejudiciais. Existem diversos produtos químicos aplicáveis no combate à lagarta-da-pastagem, de entre eles os mais eficazes são os à base de deltametrina e lambda-cialotrina. Também a luta biológica é um dos métodos de combate mais utilizados, em que os parasitóides com mais eficácia é o Apanteles militaris (Walsh). A aplicação de produtos à base de Bacillus thurigiensis (Berliner) também regista bons resultados. Um outro método eficaz e que não implica custos e desprovido de qualquer tipo de impacte ambiental nas pastagens é a adoção de meios de luta culturais, possibilitando eliminar ou prevenir o aparecimento e a instalação da lagarta tais como o maneio adequado da pastagem impedindo assim a formação de grandes populações de P. unipuncta e possibilitando uma definição atempada da frequência do pastoreio, da altura de corte e do apascentamento adequado. Neste estudo procurou-se quantificar, em campo, a densidade larvar de Pseudaletia unipuncta (Haw.) analisando as capturas de adultos nas armadilhas colocadas nas pastagens e posteriormente foi-se relacionar estes dados com os fatores climáticos, temperatura, humidade relativa e precipitação e com o tipo de coberto vegetal existente a fim concluirmos em que altitudes, tipos de pastagens e altura do ano é que esta praga se encontra em maior densidade populacional atendendo ao tipo de cobertura existente. Este estudo foi realizado no ano de 2011 entre os meses de Maio e Novembro e foram escolhidas dez pastagens a diferentes altitudes em redor de toda a ilha. Em cada parcela foi colocada uma armadilha do tipo funil para a captura de adultos de Pseudaletia unipuncta Haw. e semanalmente era feita a prospeção larvar no terreno. Foi feito o levantamento da composição de espécies vegetais presentes em cada pastagem. Podemos concluir através dos resultados obtidos que na parcela Pico Catarina Vieira existe uma dominância de espécie vegetal, Holcus lanatus L., coincidindo com o local onde se capturou uma maior quantidade de larvas, havendo uma correlação muito elevada entre a densidade da lagarta-da-pastagem com a dominância da vegetação. O clima também tem uma grande influência na densidade larvar, a lagarta desenvolve-se melhor em sítios amenos, com bons valores de humidade relativa e precipitação. Por fim, a altura do ano em que se obteve maiores capturas de Pseudaletia unipuncta Haw. foi no mês de Agosto.
- A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágioPublication . Cabral, Marie Stephanie Moreira; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e apresenta uma reflexão sobre os estágios realizados no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se refletir sobre todo o processo de estágio, de forma a aprofundar o tema central deste relatório: A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens. Concretamente, pretende-se estudar de que forma este processo matemático foi implementado nas atividades desenvolvidas e como essa implementação proporcionou aprendizagens nos alunos. Numa primeira parte, o documento contempla a visão geral do estágio e a sua contextualização, tentando apresentar as linhas orientadoras com base na teoria da especialidade. Esta parte não só apresenta a reflexão realizada à prática pedagógica como também aclara o contexto do estudo realizado. A segunda parte do relatório é dedicada ao estudo desenvolvido durante os estágios pedagógicos. Em primeiro lugar, apresenta-se uma revisão de literatura sobre a Resolução de Problemas e sobre alguns aspetos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para compreender os trâmites seguidos na realização do estudo, descrevem-se os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Por último, são apresentadas as análises efetuadas aos dados empíricos, de ambos os estágios, e uma discussão dos resultados obtidos em jeito de conclusão. O percurso trilhado, que conduziu a este relatório, permitiu concluir que a metodologia de trabalho de projeto é uma via para pôr em prática a resolução de problemas e que esta permite, não só integrar áreas curriculares, como também desenvolver capacidades essenciais na resolução de problemas. Conjetura-se, também, sobre a importância da comunicação entre o educador/professor e as crianças e como esta pode ter implicações na forma de estar dos alunos dentro da sala de aula, apontando para a necessidade de se desenvolver, em conjunto, normas sociomatemáticas, de modo a permitir uma boa comunicação e, por sua vez, boas aprendizagens.
- Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e da cooperaçãoPublication . Silva, Bárbara Sofia Cabral; González, Pedro FranciscoO presente relatório de estágio pretende espelhar o trabalho realizado durante a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a de analisar o desenvolvimento da Autonomia e da Cooperação através das aprendizagens efetuadas pelas crianças, sustentadas por toda a organização estabelecida na sala de aula. Para tal, foram analisadas as atividades, desenvolvidas em ambos os contextos escolares, os instrumentos de pilotagem, os comentários sobre as produções dos alunos e as minhas reflexões das intervenções. A estratégia utilizada durante as práticas foi dar continuidade à estrutura utilizada nas salas de aula, quer da Educação Pré-escolar quer do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tentar perceber a lógica de toda a sua organização e compreender de que forma essa organização influencia o desenvolvimento da autonomia e da cooperação. Ao longo deste processo, fui percecionando a importância do papel das profissionais de educação na abordagem e desenvolvimento dos aspetos que caraterizam a estrutura pedagógica do Movimento da Escola Moderna e desta forma, fui transportando para as minhas práticas os conhecimentos que fui adquirindo e construindo, com o intuito de aperfeiçoar as minhas intervenções pedagógicas.
- O desenvolvimento da autonomia e o trabalho pedagógico em cooperação no âmbito da Educação de Infância e do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Carepa, Joana Margarida de Ávila; González, Pedro FranciscoO presente relatório de estágio partiu do objetivo de experienciar na prática os resultados enriquecedores que o desenvolvimento da autonomia e do trabalho pedagógico em cooperação ocorre nas aprendizagens das crianças. Partindo desta perspetiva e tendo em atenção a prática vivida ao longo deste período de estágio, pretende-se evidenciar, em ambos os contextos, uma análise sobre o trabalho desenvolvido no tocante às estratégias pedagógicas utilizadas, realizando reflexões em torno da repercussão das mesmas, indicando fatores evolutivos e enriquecedores que resultam nas aprendizagens das crianças.