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- Modelo espacial de distribuição da lagarta-da-pastagem (Pseudaletia unipuncta, Haworth) (Lepidoptera: Noctuidae) na ilha TerceiraPublication . Moules, Cristina Alexandra Rocha; Lopes, David João Horta; Borges, Paulo Alexandre VieiraA lagarta-da-pastagem (Pseudaletia unipuncta, Haworth) é considerada uma das pragas mais prejudiciais das pastagens, e que os agricultores mais temem, pois sendo uma praga polífaga pode também afetar outras culturas quando a sua densidade larvar é muito elevada e a sua cultura preferencial tiver sido já consumida. O seu combate é muito difícil, dado que a lagarta só é visível pelos agricultores quando atinge os últimos ínstares larvares, sendo estes os mais prejudiciais. Existem diversos produtos químicos aplicáveis no combate à lagarta-da-pastagem, de entre eles os mais eficazes são os à base de deltametrina e lambda-cialotrina. Também a luta biológica é um dos métodos de combate mais utilizados, em que os parasitóides com mais eficácia é o Apanteles militaris (Walsh). A aplicação de produtos à base de Bacillus thurigiensis (Berliner) também regista bons resultados. Um outro método eficaz e que não implica custos e desprovido de qualquer tipo de impacte ambiental nas pastagens é a adoção de meios de luta culturais, possibilitando eliminar ou prevenir o aparecimento e a instalação da lagarta tais como o maneio adequado da pastagem impedindo assim a formação de grandes populações de P. unipuncta e possibilitando uma definição atempada da frequência do pastoreio, da altura de corte e do apascentamento adequado. Neste estudo procurou-se quantificar, em campo, a densidade larvar de Pseudaletia unipuncta (Haw.) analisando as capturas de adultos nas armadilhas colocadas nas pastagens e posteriormente foi-se relacionar estes dados com os fatores climáticos, temperatura, humidade relativa e precipitação e com o tipo de coberto vegetal existente a fim concluirmos em que altitudes, tipos de pastagens e altura do ano é que esta praga se encontra em maior densidade populacional atendendo ao tipo de cobertura existente. Este estudo foi realizado no ano de 2011 entre os meses de Maio e Novembro e foram escolhidas dez pastagens a diferentes altitudes em redor de toda a ilha. Em cada parcela foi colocada uma armadilha do tipo funil para a captura de adultos de Pseudaletia unipuncta Haw. e semanalmente era feita a prospeção larvar no terreno. Foi feito o levantamento da composição de espécies vegetais presentes em cada pastagem. Podemos concluir através dos resultados obtidos que na parcela Pico Catarina Vieira existe uma dominância de espécie vegetal, Holcus lanatus L., coincidindo com o local onde se capturou uma maior quantidade de larvas, havendo uma correlação muito elevada entre a densidade da lagarta-da-pastagem com a dominância da vegetação. O clima também tem uma grande influência na densidade larvar, a lagarta desenvolve-se melhor em sítios amenos, com bons valores de humidade relativa e precipitação. Por fim, a altura do ano em que se obteve maiores capturas de Pseudaletia unipuncta Haw. foi no mês de Agosto.
- A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágioPublication . Cabral, Marie Stephanie Moreira; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e apresenta uma reflexão sobre os estágios realizados no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se refletir sobre todo o processo de estágio, de forma a aprofundar o tema central deste relatório: A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens. Concretamente, pretende-se estudar de que forma este processo matemático foi implementado nas atividades desenvolvidas e como essa implementação proporcionou aprendizagens nos alunos. Numa primeira parte, o documento contempla a visão geral do estágio e a sua contextualização, tentando apresentar as linhas orientadoras com base na teoria da especialidade. Esta parte não só apresenta a reflexão realizada à prática pedagógica como também aclara o contexto do estudo realizado. A segunda parte do relatório é dedicada ao estudo desenvolvido durante os estágios pedagógicos. Em primeiro lugar, apresenta-se uma revisão de literatura sobre a Resolução de Problemas e sobre alguns aspetos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para compreender os trâmites seguidos na realização do estudo, descrevem-se os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Por último, são apresentadas as análises efetuadas aos dados empíricos, de ambos os estágios, e uma discussão dos resultados obtidos em jeito de conclusão. O percurso trilhado, que conduziu a este relatório, permitiu concluir que a metodologia de trabalho de projeto é uma via para pôr em prática a resolução de problemas e que esta permite, não só integrar áreas curriculares, como também desenvolver capacidades essenciais na resolução de problemas. Conjetura-se, também, sobre a importância da comunicação entre o educador/professor e as crianças e como esta pode ter implicações na forma de estar dos alunos dentro da sala de aula, apontando para a necessidade de se desenvolver, em conjunto, normas sociomatemáticas, de modo a permitir uma boa comunicação e, por sua vez, boas aprendizagens.
- Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e da cooperaçãoPublication . Silva, Bárbara Sofia Cabral; González, Pedro FranciscoO presente relatório de estágio pretende espelhar o trabalho realizado durante a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a de analisar o desenvolvimento da Autonomia e da Cooperação através das aprendizagens efetuadas pelas crianças, sustentadas por toda a organização estabelecida na sala de aula. Para tal, foram analisadas as atividades, desenvolvidas em ambos os contextos escolares, os instrumentos de pilotagem, os comentários sobre as produções dos alunos e as minhas reflexões das intervenções. A estratégia utilizada durante as práticas foi dar continuidade à estrutura utilizada nas salas de aula, quer da Educação Pré-escolar quer do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tentar perceber a lógica de toda a sua organização e compreender de que forma essa organização influencia o desenvolvimento da autonomia e da cooperação. Ao longo deste processo, fui percecionando a importância do papel das profissionais de educação na abordagem e desenvolvimento dos aspetos que caraterizam a estrutura pedagógica do Movimento da Escola Moderna e desta forma, fui transportando para as minhas práticas os conhecimentos que fui adquirindo e construindo, com o intuito de aperfeiçoar as minhas intervenções pedagógicas.
- O desenvolvimento da autonomia e o trabalho pedagógico em cooperação no âmbito da Educação de Infância e do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Carepa, Joana Margarida de Ávila; González, Pedro FranciscoO presente relatório de estágio partiu do objetivo de experienciar na prática os resultados enriquecedores que o desenvolvimento da autonomia e do trabalho pedagógico em cooperação ocorre nas aprendizagens das crianças. Partindo desta perspetiva e tendo em atenção a prática vivida ao longo deste período de estágio, pretende-se evidenciar, em ambos os contextos, uma análise sobre o trabalho desenvolvido no tocante às estratégias pedagógicas utilizadas, realizando reflexões em torno da repercussão das mesmas, indicando fatores evolutivos e enriquecedores que resultam nas aprendizagens das crianças.
- O Jornal de SalaPublication . Monteiro, Manuela de Lurdes Azevedo; Santos, Ana IsabelO presente Relatório de Estágio reflete o percurso de estágio profissional desenvolvido e implementado em dois (2) momentos distintos de estágio que corresponderam à Prática Supervisionada I, desenvolvida numa sala de Ensino Pré-escolar, da Escola EB/JI Francisco Soares Oliveira da Fonte do Bastardo e, posteriormente, alargado à Prática Supervisionada II, onde se proporcionou o estágio na sala do 1ª ano, turma 1, da EB1/JI Infante D. Henrique. A partir dos processos de observação e de interação nos dois (2) contextos de estágio foi possível constatar algumas necessidades de intervenção específicas, tendo emergido dessas situações a necessidade de se formular e desenvolver um projeto de intervenção que respondesse adequadamente às necessidades evidenciadas. Este relatório de estágio incide mais aprofundadamente sobre a área da Linguagem Escrita e tem como tema de investimento a construção de um jornal de sala, intitulado «O nosso Jornal de sala». Assim, este trabalho teve por base quatro (4) objetivos principais: Perceber as conceções das crianças relativamente aos portadores de texto, mais concretamente aos jornais; Potencializar experiências significativas de aprendizagem no que se refere à Leitura e à Escrita, alargando desta forma o leque de conhecimentos e aptidões das crianças a outras áreas de conteúdo; Conhecer as conceções e as práticas dos Educadores e Professores no que se refere à leitura e à escrita e por fim perceber a evolução ocorrida nas crianças após a implementação do trabalho na sala. A natureza deste trabalho foi predominantemente qualitativa. Os métodos e as técnicas de recolha de dados foram a observação participante, as reflexões das semanas de estágio, as entrevistas aplicadas nas salas de estágio e as entrevistas realizadas aos professores cooperantes. Os resultados, provenientes, deste trabalho permitiram concluir que, após a implementação do trabalho, verificou-se uma evolução nos conhecimentos e nas perspetivas das crianças relativamente às funcionalidades dos portadores de texto apresentados. Assim, a aplicação de metodologias de trabalho que considerem as crianças, as suas conceções e as suas vivências, possibilitam aprendizagens mais significativas e duradouras. Tal como refere Sá (1994) "As crianças aprendem fazendo e aprendem pensando sobre o que fazem" (p. 26).