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- Um pacto com as Artes: 30 anos da Academia das Artes dos AçoresPublication . Silva, Leonor Sampaio da"Um Pacto com as Artes é uma detalhada viagem por trinta anos da vida de uma instituição e, ao mesmo tempo, um olhar sobre a obra e a personalidade da sua fundadora. Não sendo possível dizer que todas as qualidades que vislumbrei na professora de escultura da cadeira de Artes Plásticas da ESBAL se encontrem na instituição que fundou, a verdade é que, mesmo de forma inconstante, muitas estiveram e provavelmente continuarão a estar presentes. Só o facto de ter nascido e sobrevivido todos estes anos em condições por vezes tão adversas é, desde logo, um espelho da energia com que habitualmente Luísa Constantina parecia desafiar a realidade. Mas se Um Pacto com as Artes é a história de uma instituição fundamental da cidade de Ponta Delgada e do arquipélago dos Açores é, ao mesmo tempo, uma análise da arte, do ensino artístico e da cultura no período a que se reporta. Efectivamente, através da história da Academia das Artes dos Açores, aquilo que Leonor Sampaio da Silva efectua é algo mais amplo: uma imprescindível – e sempre muito difícil – história dos últimos trinta anos, envolvendo pessoas e factos ainda pouco resguardados no conforto da distância temporal e emocional. Procurar um relato justo e crítico sobre um tempo que se viveu mas que também ainda se vive e fazê-lo abordando aqueles que nos acompanharam e acompanham, de forma mais próxima ou mais longínqua, é não apenas um exercício raro e difícil mas um acto de coragem. Coragem necessária à compreensão do presente: essa é uma das mais generosas dádivas deste livro e da sua autora à instituição, à cidade, ao arquipélago e a todos nós." [Do Prefácio de Vítor dos Reis]
- Knowledge management : critical perspectives on e-business activitiesPublication . Tiago, Flávio Borges; Tiago, Maria Teresa Borges; Couto, João Pedro AlmeidaThis article is both a review and an agenda-setting piece. It argues that knowledge management suffers from conceptual and definitional ambiguity, oversimplification of its development processes, and methodological limitations. Nevertheless, there is a consensus in business and academia that knowledge is a key component of success and allows firms to achieve and sustains competitive advantages. In a digital era, these advantages arise from the potential of data and information that can be gathered, processed, shared, and used to improve e-business activities. Thus, this research bridges the gap in the assessment of knowledge management and e-business relationship, by applying an SEM to a large database sample of KM activities performed by European firms.
- Auto-avaliação de escolas e produção de conhecimento científico com o projecto QUALISPublication . Arroz, Ana Margarida MouraDado que a estrutura do modelo permite uma considerável margem de manobra das equipas de auto-avaliação na selecção e ênfase atribuída aos diferentes aspectos do funcionamento da escola no relatório que elaboram… "interessa-nos estudar até que ponto a informação que as equipas de auto-avaliação mobilizam no processo avaliativo e os comentários que produzem sobre ela se centram em questões curriculares, ou seja, questões relativas à tomada de decisão sobre o que ensinar, como ensinar, a quem ensinar o quê e quando, como saber até que ponto o que se tentou ensinar foi aprendido."
- Ambiente e saúde : um binómio indissociávelPublication . Rodrigues, ArmindoO que não é bom para o ambiente também o não é para a saúde e bem-estar da humanidade. O homem não é uma entidade externa à natureza nas parte integrante dela.
- Satisfação e fidelidade dos turistas no sector hoteleiro : uma aplicação à ilha de São MiguelPublication . Botelho, Diana Rocha; Batista, Maria da Graça Câmara; Couto, João Pedro AlmeidaDado o crescente fenómeno competitivo na indústria hoteleira e a constante procura pela satisfação e fidelidade dos hóspedes, o objectivo do presente trabalho é compreender as percepções sobre a qualidade do serviço oferecido nos hotéis micaelenses, na perspectiva dos turistas, e quais os factores que contribuem para a sua satisfação e lealdade. Partindo-se de um modelo referencial construído a partir da literatura sobre a satisfação e fidelidade, foi efectuada uma pesquisa exploratória a turistas nacionais e internacionais que se hospedaram nos hotéis de São Miguel. Com base nestes dados foi estimado um modelo de equações estruturais para testar as hipóteses de investigação. Os resultados evidenciaram que as principais variáveis influenciadoras da satisfação foram a qualidade do serviço oferecido e a gestão das reclamações. Os factores que contribuem mais para a fidelidade dos hóspedes foram o compromisso afectivo, a satisfação, o preço, a gestão das reclamações e por último a imagem do hotel. A gestão de reclamações resultou num factor fundamental para a satisfação e a fidelidade do turista.
- Todos iguais, todos diferentes : a variabilidade genética humana.Publication . Lima, ManuelaO estudo da variabilidade genética humana revela informações cruciais que permitem, ao nível biomédico, avanços nos conhecimentos acerca de várias doenças.
- O arquivo dos Canto e Castro: documentos, informação e história de uma família açoriana dos séculos XVI a XIXPublication . Gregório, Rute DiasO que se poderá designar por Cartório dos Canto e Castro é composto por um apreciável conjunto documental relativo às 1ª e 2ª linha de descendentes de Pero Anes do Canto (c. 1473-1556), vimaranense e povoador de 3ª vaga da ilha Terceira (Açores). As histórias administrativa/familiar e custodial/arquivística da documentação em parte acham-se reconstruídas por estudo da autora datado de 2000. O resgate in extremis dos documentos em 1888 e a integração, por verbas testamentárias e após 21 de Agosto de 1900, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada - Fundo Ernesto do Canto foram contingências determinantes para a actual conservação e uso. O instrumento de acesso ao acervo, disponível ao público, grosso modo numera as respectivas unidades de instalação (liv. e mç), reconhecendo-se ali alguma numeração sequencial dos conjuntos documentais pertencentes às que poderão ser tomadas por secções do fundo. Esta organização inadvertidamente dispersa o dito Cartório em seis unidades: Casa de Miguel Canto e Castro, ilha Terceira ou Manuscritos da Casa Miguel Canto e Castro (nºs 3 a 19), Tombo das escrituras de compras e cartas de sesmaria por Pedro Anes do Canto (nº 20), Colecção de papeis originais por Pedro Anes do Canto e António Pires do Canto (nº 20A), Documentos relativos às ilhas do Faial, S. Miguel e Terceira (nº 22), Provedores das Armadas da Terceira (nº 78) e ainda por alguns documentos nos maços da chamada Colecção de documentos originais (nºs 84 a 109). Por ter sido desrespeitado o princípio de proveniência e da organização original do fundo em presença, hoje torna-se imperativo reconstituir intelectualmente a organização e composição deste cartório, bem como proceder à respectiva publicitação. A importância social dos Canto (depois Canto e Castro) desde os inícios do século XVI até ao século XIX, o testemunho exemplar das estratégias de afirmação social e patrimonial da família, o exercício exclusivo do cargo de Provedores das Armadas pelos seus membros, a riqueza do acervo composto por documentos que remontam ao século XV e que não se cingem à geografia do arquipélago, continuam a ser razões suficientes para se dar continuidade aos estudos multidisciplinares sobre este arquivo, em prol do conhecimento e da salvaguarda das potencialidades dos fundos arquivísticos de família, portugueses e de além-mar.
- Invasões nos Açores : a ameaça das espécies exóticas marinhas.Publication . Torres, PauloA introdução de espécies não nativas tem vindo, globalmente, a aumentar com impactos dramáticos, quer para o ambiente, quer para o Homem que usufrui desse ambiente.