Browsing by Author "Santos, Carlos Pereira"
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- Áreas e perímetros no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo CunhaA aprendizagem de conceitos fundamentais relativos a áreas e perímetros no 1.º Ciclo do Ensino Básico pede uma didática cuidada. O tópico tem alguma sofisticação, nomeadamente quando se pensa na relação entre áreas e perímetros de figuras planas, relação essa que não é, de forma alguma, direta. Uma boa didática relativa a esta temática pode incidir sobre recortes, enquadramentos, composições e decomposições, entre outras dinâmicas, e a maneira como esses procedimentos afetam as áreas e os perímetros das figuras planas. Neste trabalho, apresenta-se uma análise de alguns modelos utilizados no cotado Singapore Math.
- Frações (parte I)Publication . Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaA temática das frações é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática inicial. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que modelar de forma cuidadosa o conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.
- Frações (Parte II)Publication . Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaA temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.
- A introdução do conceito de fração em imagens : explorações no 2.º ano de escolaridadePublication . Carreiro, Cláudia; Correia, Eduarda; Patrício, João; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo CunhaEste artigo apresenta uma abordagem à introdução do conceito de fração, através de imagens, que espelha o trabalho desenvolvido desde o ano letivo de 2016/2017 no âmbito da implementação do Projeto Prof DA do Programa «ProSucesso - Açores pela Educação», nas turmas do 2.º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, São Miguel, Açores. As atividades desenvolvidas tiveram por base as orientações emanadas da oficina de formação «Matemática Passo a Passo: Estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico». A implementação no terreno das atividades resultou de um trabalho colaborativo entre os Prof DA e os professores titulares de turma.
- Jogos matemáticos na educação pré-escolar : uma categorização e os princípios matemáticos do Raaapidoo e do DobblePublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNeste artigo apresenta-se uma categorização para jogos matemáticos suscetíveis de serem utilizados na educação pré-escolar. Além disso, analisam-se exaustivamente dois jogos de observação e inspeção visual - o Raaapidoo e o Dobble. Estes jogos são baseados em interessantes conceitos matemáticos.
- Kindergarten activities for early mathematicsPublication . Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaThis paper focuses on activities and games for Kindergarten that follows the Singapore approach. The major themes of pre-school mathematics are explored.
- Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenasPublication . Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO nosso sistema numérico é um sistema posicional e de base dez. É posicional porque o valor dos símbolos depende da posição que ocupam. É de base dez por serem necessárias dez unidades de ordem inferior para compor uma de ordem imediatamente superior. Embora consideremos este sistema simples e natural quando o utilizamos no dia a dia, não nos devemos esquecer de como é sofisticado e engenhoso. A humanidade demorou muito a ter um sistema numérico como o que utilizamos presentemente. Houve mesmo épocas em que civilizações avançadas utilizavam diferentes sistemas em simultâneo. Alguns consideravelmente piores do que o atual. Por isso, não podemos almejar que uma criança em idade pré-escolar possa compreender totalmente o sistema decimal. De facto, a temática das ordens numéricas e, em particular, a da ordem das dezenas, é consideravelmente delicada. Neste artigo, exploraremos algumas formas de abordar o conceito de ordem das dezenas junto de crianças a partir dos cinco anos de idade. As ideias apresentadas são inspiradas no Singapore Math, método utilizado para o ensino da matemática inicial em Singapura, um exemplo bem-sucedido da abordagem "concreto-pictórico-abstrato".
- Matemática na educação pré-escolar : a primeira dezenaPublication . Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste trabalho constitui um resumo documentado de algumas ideias-chave sobre os números, normalmente tratadas no pré-escolar. O texto, além de poder ser lido por investigadores ligados a esta área, foi escrito de forma a constituir um documento de apoio com interesse para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por crianças (no fundo, quase todos nós). Os assuntos tratados, basicamente relativos à primeira dezena e subdivididos nas temáticas "Cardinalidade", "Numerais" e "Ordinalidade", são fundamentados com estudos e opiniões de matemáticos, psicólogos e neurocientistas. Além disso, teve-se em conta o contributo, igualmente importante, de inúmeros educadores que partilharam o seu olhar e a sua experiência. Sendo assim, além da abordagem teórica, são apresentados bastantes exemplos práticos e alguma multimédia.
- Matemática na educação Pré-Escolar : esquemas todo-partesPublication . Santos, Carlos Pereira; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO Singapore Math, método utilizado para o ensino da Matemática em Singapura é, segundo as mais prestigiadas avaliações internacionais, um exemplo bem-sucedido da abordagem «concreto-pictórico-abstrato». Um dos inúmeros procedimentos didáticos são os number bonds (esquemas todo-partes), utilizados no ensino de factos fundamentais relativos à primeira dezena: decomposições, adições e subtrações. Neste artigo, analisaremos o que são, quais as vantagens e a forma de utilização destes esquemas desde a educação pré-escolar.
- Materiais estruturados para a educação matemática pré-escolarPublication . Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira; Silva, Jorge Nuno; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaNeste artigo, apresentam-se alguns métodos de utilização de materiais estruturados na educação matemática pré-escolar. A análise apresentada incide sobre os dons de Fröebel, as barras cuisenaire, o tangram e os blocos lógicos. Estes materiais, podendo também ser utilizados noutros níveis de ensino, revelam-se muito adequados para a faixa etária dos 3-5 anos.