Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Frações (Parte II)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SantosTeixeira_FracoesII_35_56(9_2017)_high.pdf2.15 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A temática dos números racionais não negativos é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática elementar, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que promover de forma cuidada a construção de modelos mentais adequados ao conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.

Description

Keywords

Números Racionais Frações Numerais Mistos Frações Equivalentes Dízimas Singapore Math

Pedagogical Context

Citation

Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2017). "Frações (parte II)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 9, 35-56.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar

CC License