Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.31 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A temática das frações é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática inicial. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que modelar de forma cuidadosa o conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo.
Description
Keywords
Frações Frações Equivalentes Operações Aritméticas Números Racionais Singapore Math
Citation
Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Frações (parte I)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 5, 41-74.
Publisher
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar