Publication
Frações (parte I)
dc.contributor.author | Santos, Carlos Pereira | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.date.accessioned | 2016-02-01T13:28:33Z | |
dc.date.available | 2016-02-01T13:28:33Z | |
dc.date.issued | 2015-12-22 | |
dc.description.abstract | A temática das frações é provavelmente o assunto mais delicado no que diz respeito ao ensino da matemática inicial. Por terem múltiplas aplicações, contextos e sentidos, as frações pedem um ensino altamente especializado e esmerado. Há que modelar de forma cuidadosa o conceito de fração, fasear e ordenar os nós conceptuais ao longo dos anos e dosear o caráter abstrato/concreto dos exemplos e atividades. Muito se testou, teorizou e escreveu sobre esta temática. Este trabalho consiste num resumo alargado sobre o ensino das frações, documentado em literatura especializada e ilustrado através de exemplos concretos retirados de manuais do Singapore Math, um dos mais cotados métodos de ensino do mundo. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Frações (parte I)", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 5, 41-74. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3611 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1151 | pt_PT |
dc.subject | Frações | pt_PT |
dc.subject | Frações Equivalentes | pt_PT |
dc.subject | Operações Aritméticas | pt_PT |
dc.subject | Números Racionais | pt_PT |
dc.subject | Singapore Math | pt_PT |
dc.title | Frações (parte I) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 74 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 5 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |