Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O nosso sistema numérico é um sistema posicional e de base dez. É posicional porque o valor dos símbolos depende da posição que ocupam. É de base dez por serem necessárias dez unidades de ordem inferior para compor uma de ordem imediatamente superior. Embora consideremos este sistema simples e natural quando o utilizamos no dia a dia, não nos devemos esquecer de como é sofisticado e engenhoso. A humanidade demorou muito a ter um sistema numérico como o que utilizamos presentemente. Houve mesmo épocas em que civilizações avançadas utilizavam diferentes sistemas em simultâneo. Alguns consideravelmente piores do que o atual. Por isso, não podemos almejar que uma criança em idade pré-escolar possa compreender totalmente o sistema decimal. De facto, a temática das ordens numéricas e, em particular, a da ordem das dezenas, é consideravelmente delicada. Neste artigo, exploraremos algumas formas de abordar o conceito de ordem das dezenas junto de crianças a partir dos cinco anos de idade. As ideias apresentadas são inspiradas no Singapore Math, método utilizado para o ensino da matemática inicial em Singapura, um exemplo bem-sucedido da abordagem "concreto-pictórico-abstrato".

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Ordem das Dezenas Ordens Numéricas Sistema Decimal Concreto-Pictórico-Abstrato

Citation

Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Matemática na Educação Pré-Escolar: A ordem das dezenas", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 5, 23-39.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar

CC License