Browsing by Author "Oliveira, Leandro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Alimentação mediterrânica e perceção sobre alimentos funcionais em estudantesPublication . Oliveira, Leandro; Sousa, Francisco; Silveira, Maria da GraçaO Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM) é um modelo cultural, histórico e de saúde reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. O PAM tem associada a si uma série de características promotoras de saúde, entre as quais o elevado consumo de alimentos funcionais (AF), ou seja, alimentos que têm um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adesão ao PAM e perceção sobre AF dos estudantes do terceiro ciclo do ensino básico da ilha Terceira.
- Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Leandro; Sousa, FranciscoContexto: Os alimentos promotores de saúde (APS) são alimentos que apresentam um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas, sendo que nos Açores são produzidos alimentos com estas propriedades ─ como, o ananás, o chá, o leite e derivados, os hortícolas, o atum, entre outros. Estes alimentos devem ser promovidos de modo a melhorar o estado de saúde das populações, e fomentar a agropecuária e o desenvolvimento económico. Objetivo: Este trabalho teve o intuito de avaliar os conhecimentos sobre os APS e seu consumo pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico da ilha Terceira e respetivos encarregados de educação (EE). Metodologia: Utilizou-se um questionário de aplicação direta onde se colocaram questões para caracterização sociodemográfica, um questionário de frequência alimentar qualitativo (com referência a 42 e 46 alimentos para alunos e EE, respetivamente) e questões para avaliar os conhecimentos sobre os APS. O questionário foi aplicado a uma amostra não probabilística de 3 turmas do 3º ciclo do ensino básico por ano de escolaridade em 5 escolas da ilha Terceira (361 alunos e 320 EE). A análise estatística foi realizada através do SPSS 23.0. Resultados: Os alimentos mais consumidos pelos alunos e EE diariamente eram o leite (73,9% e 69,3%, respetivamente) e os iogurtes (27,8% e 41,2%, respetivamente). Os alimentos nunca consumidos ou consumidos com frequência inferior a uma vez por mês pelos alunos eram soja (71,5%) e sementes de linhaça (67,9%) e para os EE eram as bebidas fermentadas para redução do colesterol (83,9%) e soja (76,7%). A maioria dos EE consome produtos light, com reduzido teor de açúcar/gordura/sal, poucas vezes (36,5%) e produtos “ricos/ enriquecidos em”, “com elevado teor ou fonte de”, algumas vezes (47,5%). O grupo de questões para associar os alimentos aos compostos bioativos em que eram mais ricos foi o que teve menor percentagem de respostas certas pelos alunos (37,1%, dp=19,9%), enquanto para os EE foi o grupo para associar os alimentos às doenças/efemeridades que poderiam prevenir/retardar (54,4%, dp=22,1%). Em contrapartida, o grupo de questões para associar os compostos bioativos aos alimentos foi o grupo que obteve melhor percentagem de respostas certas por parte dos alunos (55,6%, dp=23,9%) e EE (74,9%, dp=22,6%). Discussão: Os alunos e EE pensam consumir APS no seu quotidiano, tendo-se verificado que estes realmente consomem APS. Ademais, os EE optam mais frequentemente por consumir produtos publicitados como “ricos/ enriquecidos em”, “com elevado teor/ fonte de”. Conclusões e recomendações: Deste modo, preconiza-se a intervenção nestes grupos da população, por exemplo, através de sessões de educação alimentar com vista a aumentar os conhecimentos sobre os alimentos promotores de saúde, para que possam realizar escolhas alimentares mais conscientes e informadas.
- Construção e validação de um questionário para avaliação da perceção sobre alimentos funcionaisPublication . Oliveira, Leandro; Poínhos, Rui; Sousa, Francisco; Silveira, Maria GraçaOs alimentos funcionais caracterizam-se pela sua capacidade de promover a saúde e bem-estar ou reduzir o risco de determinadas doenças. Apresentam um grande potencial para a saúde, que é aproveitado em campanhas de marketing. Sabendo que as alegações de benefícios para a saúde associadas à publicidade influenciam a intenção de compra dos consumidores, é importante a criação de ferramentas que avaliem a perceção destes em relação aos alimentos funcionais. Assim, o objetivo deste estudo é construir e validar um questionário de avaliação da perceção sobre alimentos funcionais. Após a realização de um pré-teste, aplicou-se a versão final do questionário a 257 indivíduos com uma média de idades de 41 anos (dp = 6), encarregados de educação de alunos do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira, Açores. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. O Alfa de Cronbach (0,816) revelou uma boa consistência interna. A análise fatorial exploratória revelou uma boa adequação do modelo (KMO = 0,855). A análise do scree plot revela uma solução unifatorial, com o fator extraído a explicar 30,4% da variância total. Este estudo demonstra e certifica as capacidades deste questionário para a avaliação da perceção sobre os alimentos funcionais em adultos, sendo uma ferramenta útil para a investigação no âmbito do marketing e da educação alimentar na promoção de escolhas mais conscientes e informadas.
- Perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e seus encarregados de educação sobre os alimentos promotores de saúdePublication . Oliveira, Leandro; Sousa, FranciscoO objetivo deste estudo foi avaliar a influência do conhecimento do conceito de Alimento Promotor de Saúde (APS) na perceção sobre o mesmo pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira e respetivos encarregados de educação (EE). Recorreu-se a um questionário de aplicação direta numa amostra não probabilística de 3 turmas por ano de escolaridade. Os alunos (36,5%) e os EE (45,7%) associaram o conceito de APS a alimentos saudáveis e só 38,1% dos alunos e 44,4% dos EE selecionaram corretamente APS e/ou alimentos funcionais. Alunos e EE consideram os APS necessários e revelaram atitudes positivas em relação aos mesmos, mas também alguma desconfiança.