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Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básico

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Contexto: Os alimentos promotores de saúde (APS) são alimentos que apresentam um efeito fisiológico benéfico para a saúde e/ou redução dos riscos de doenças crónicas, sendo que nos Açores são produzidos alimentos com estas propriedades ─ como, o ananás, o chá, o leite e derivados, os hortícolas, o atum, entre outros. Estes alimentos devem ser promovidos de modo a melhorar o estado de saúde das populações, e fomentar a agropecuária e o desenvolvimento económico. Objetivo: Este trabalho teve o intuito de avaliar os conhecimentos sobre os APS e seu consumo pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico da ilha Terceira e respetivos encarregados de educação (EE). Metodologia: Utilizou-se um questionário de aplicação direta onde se colocaram questões para caracterização sociodemográfica, um questionário de frequência alimentar qualitativo (com referência a 42 e 46 alimentos para alunos e EE, respetivamente) e questões para avaliar os conhecimentos sobre os APS. O questionário foi aplicado a uma amostra não probabilística de 3 turmas do 3º ciclo do ensino básico por ano de escolaridade em 5 escolas da ilha Terceira (361 alunos e 320 EE). A análise estatística foi realizada através do SPSS 23.0. Resultados: Os alimentos mais consumidos pelos alunos e EE diariamente eram o leite (73,9% e 69,3%, respetivamente) e os iogurtes (27,8% e 41,2%, respetivamente). Os alimentos nunca consumidos ou consumidos com frequência inferior a uma vez por mês pelos alunos eram soja (71,5%) e sementes de linhaça (67,9%) e para os EE eram as bebidas fermentadas para redução do colesterol (83,9%) e soja (76,7%). A maioria dos EE consome produtos light, com reduzido teor de açúcar/gordura/sal, poucas vezes (36,5%) e produtos “ricos/ enriquecidos em”, “com elevado teor ou fonte de”, algumas vezes (47,5%). O grupo de questões para associar os alimentos aos compostos bioativos em que eram mais ricos foi o que teve menor percentagem de respostas certas pelos alunos (37,1%, dp=19,9%), enquanto para os EE foi o grupo para associar os alimentos às doenças/efemeridades que poderiam prevenir/retardar (54,4%, dp=22,1%). Em contrapartida, o grupo de questões para associar os compostos bioativos aos alimentos foi o grupo que obteve melhor percentagem de respostas certas por parte dos alunos (55,6%, dp=23,9%) e EE (74,9%, dp=22,6%). Discussão: Os alunos e EE pensam consumir APS no seu quotidiano, tendo-se verificado que estes realmente consomem APS. Ademais, os EE optam mais frequentemente por consumir produtos publicitados como “ricos/ enriquecidos em”, “com elevado teor/ fonte de”. Conclusões e recomendações: Deste modo, preconiza-se a intervenção nestes grupos da população, por exemplo, através de sessões de educação alimentar com vista a aumentar os conhecimentos sobre os alimentos promotores de saúde, para que possam realizar escolhas alimentares mais conscientes e informadas.

Description

VI FIPED Portugal – Fórum Internacional de Pedagogia. Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, 29 a 31 de março e 1 e 2 de abril de 2016.

Keywords

Alimentos Funcionais

Citation

Oliveira, L. e Sousa, F. (2016). "Conhecimento e consumo de alimentos promotores de saúde pelos alunos e encarregados de educação do 3.º ciclo do ensino básico". Comunicação apresentada ao FIPED Portugal VI – Fórum Internacional de Pedagogia, Angra do Heroísmo.

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Universidade dos Açores

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