Browsing by Issue Date, starting with "2016-04"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e seus encarregados de educação sobre os alimentos promotores de saúdePublication . Oliveira, Leandro; Sousa, FranciscoO objetivo deste estudo foi avaliar a influência do conhecimento do conceito de Alimento Promotor de Saúde (APS) na perceção sobre o mesmo pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira e respetivos encarregados de educação (EE). Recorreu-se a um questionário de aplicação direta numa amostra não probabilística de 3 turmas por ano de escolaridade. Os alunos (36,5%) e os EE (45,7%) associaram o conceito de APS a alimentos saudáveis e só 38,1% dos alunos e 44,4% dos EE selecionaram corretamente APS e/ou alimentos funcionais. Alunos e EE consideram os APS necessários e revelaram atitudes positivas em relação aos mesmos, mas também alguma desconfiança.
- O bivalve Pinna rudis : ocorrência e associação com o crustáceo decápode Pontonia pinnophylax na ilha Terceira (Açores, NE Atlântico)Publication . Barreiros, João P.; Pacheco, Ricardo J.; Gonçaives, Sílvia C.Pinna rudis é um dos maiores bivalves que ocorrem nos Açores atingindo comprimentos superiores a SOem. Apesar de existirem numerosos registos provenientes de mergulhadores o conhecimento da biologia desta espécie é muito reduzido não havendo estudos espedficos na literatura disponfvel. Esta espécie encontra-se fixa por numerosos filamentos (Courtney e Couch, 1981), com a sua parte basal pontiaguda verticalmente enterrada no substrato (lodoso, arenoso ou de granulometria superior) (Zavodnick et ai., 1991; Richardson et ai., 1999) (Figuras 1 a, b). Assim, é impossível medir o comprimento total dos indivíduos in situ. P. rudis é igualmente o hospedeiro do camarão Pontonia pinnophylax (Richardson et al., 1997), embora esta sub-estudada associação careça de estudos aprofundados. [...].
- O Admirável Horizonte da BioéticaPublication . Patrão Neves, Maria do CéuNo caso concreto do processo cientifico, é a consciência dos seus riscos potenciais que contribuirá para os prevenir e a bioética pode ser interpretada como essa consciência. Não uma consciência agourenta qual "velho do Restelo", mas também não uma consciência temerária, animada por uma esperança utópica. Será antes uma consciência da justa medida, prudente, entre as promessas da ciência e a precaução da ética, ao mesmo tempo que realista, no que pode realizar, e pragmática, no que deve ser realizado. É uma consciência lúcida.
- As ilhas nas relações internacionais : Santa Maria no século XXPublication . Monteiro, António Sousa; Amaral, Carlos Eduardo Pacheco; Riley, Carlos GuilhermeA construção de uma infraestrutura aeronáutica na Ilha de Santa Maria, no âmbito da Segunda Guerra Mundial, transformou esta parcela do Arquipélago dos Açores, por todos considerada das mais periféricas e ignoradas, num tão denso e dinâmico quanto efémero centro socioeconómico. O presente estudo, na senda do chamado Estudo das Ilhas ou Nissologia, visa analisar o papel que as ilhas desempenham nas Relações Internacionais e os impactos que estas têm naquelas, recorrendo ao caso particular da Ilha de Santa Maria, no século XX.
- Bacia do Atlântico : o berço da nova comunidadePublication . Pacheco, Paulo André Teodoro; Andrade, Luís Manuel Vieira deNo dealbar do século XXI o Mundo conheceu uma realidade diferente com a consequente perda de poder de algumas potências, de outrora, em detrimento da ascensão de países até então relegados para segundo plano no panorama das relações internacionais. O novo filão de ouro deslocava-se para o Oriente, mais concretamente para o Pacífico, conduzindo a que os países desta região geográfica conhecessem um crescimento económico exponencial. Não obstante a assunção deste novo paradigma, o Ocidente necessita de unir esforços em torno de um bem maior, o bem comum dos países ocidentais, tentando de alguma forma recuperar a predominância dantes detida e entretanto perdida. Perante este cenário há que rentabilizar os ativos e as potencialidades que a Bacia Atlântica apresenta consubstanciando, para o efeito, um novo conceito de Comunidade Atlântica, desta feita, de proporções pan atlânticas, abandonando a antiga imagem de Lippman que circunscrevia esta Comunidade ao Hemisfério Norte. As relações internacionais sempre foram marcadas por uma enorme volatilidade e mutabilidade, fatores que não raras vezes desequilibraram os pratos da balança pelo que podemos estar perante um reequilibrar de uma balança que nunca chegou, efetivamente, a pender totalmente para o Oriente.
- Estudo levantamento das anomalias da coagulação em leites individuais de vacas leiteiras da Ilha TerceiraPublication . Melo, Sónia Cristina Sousa; Matos, José Estevam da SilveiraRecentemente, tem vindo a ser descrito, em vários estudos, uma deterioração geral das propriedades de coagulação do leite em leites individuais e a ocorrência de leite que coagula mal, ou não coagula, definido como o leite que não forma uma coalhada firme 30 minutos após a adição de coalho. Esta variação é, em grande parte, influenciada pela composição da proteína que, por sua vez, é afetada por fatores genéticos subjacentes, sendo este fenómeno mais comum na Raça Holstein-Frisean. As capacidades coagulação do leite afetando as propriedades tecnológicas e a sua transformação em queijo são de grande interesse para a Indústria de Lacticínios dos Açores, uma vez que mais de metade do seu leite é transformada em queijo. No presente trabalho realizou-se um estudo levantamento das propriedades de coagulação do leite, em leites individuais de vacas submetidas a contraste lacto- manteigueiro, de modo a verificar a ocorrência e importância relativa na Ilha Terceira do fenómeno do leite que coagula mal, ou não coagula. Após a realização do levantamento do “estado da arte” sobre os mecanismos da coagulação do leite e dos diversos fatores suscetíveis de a influenciar e da testagem da metodologia referenciada na literatura, foram efetuados testes de coagulação padronizados a amostras de leites individuais de vacas submetidas a contraste lacto- manteigueiro na Ilha Terceira. Procurou-se realizar o teste a um conjunto significativo de amostras de leite individuais (1342) provenientes de vacas de diversas explorações leiteiras (36). De todas as 1342 amostras de leite individuais analisadas, 5 (0,4%) não coagularam 30 minutos após a adição de coalho e foram designadas como amostras de leite que não coagula; 8 (0,6%) formaram uma coalhada quebradiça e pouco consistente, sendo denominadas de amostras de leite que coagula mal. As restantes 1329 (99%) amostras coagularam bem.
- Perceção dos riscos ocupacionais pelos técnicos de análises clínicas e saúde pública da Região Autónoma dos AçoresPublication . Costa, Hélder Filipe Cabral; Rego, Isabel Estrela; Silva, Luís Filipe DiasOs profissionais de saúde, em contexto laboral, estão constantemente expostos a perigos e risco s que podem influenciar negativamente o seu estado de saúde e bem-estar físico, mental e social. Os Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, como profissionais de saúde não são exceção. Desta forma, surge a necessidade de eliminar, minimizar e/ou controlar os perigos e risco s inerentes a esta atividade profissional, através de métodos rigorosos de identificação de perigos e avaliação de riscos. No entanto, não basta a abordagem “objetiva”, normalmente proporcionada por especialistas em matéria de segurança no trabalho, mas é necessário também introduzir na “equação” a visão “subjetiva” dos próprios trabalhadores, ou seja, a sua perceção. Foi a partir deste pressuposto que se entendeu realizar um estudo, de caráter exploratório e descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, com o objetivo de determinar a perceção dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública da Região Autónoma dos Açores relativamente a diversas dimensões do risco ocupacional. A amostra é composta por 74 indivíduo s maioritariamente do sexo feminino (82.4%), com idades compreendidas entre os 22 e os 60 anos, com nível avançado de formação (75.6% licenciados) e 50% que referem ter tido formação contínua no âmbito da higiene e segurança do trabalho. [...].
- O número 7 e as suas ligaçõesPublication . Melo, Helena SousaEste artigo relata factos curiosos relacionados com o número 7 com a sua ligação a vários temas.
- Adição de Ácido Linoleico conjugado (CLA) no diluidor de congelação de sémen de touro, recolhido Post-Mortem, das raças Holstein Frísia, Aberdeen Angus, Charolês e LimousinePublication . Silva, Michelle René Pamplona; Silva, Joaquim Fernando Moreira daO setor agro-pecuário tem uma grande importância a nível mundial e tem vindo a desenvolver-se levando os produtores, cada vez mais, a um maior profissionalismo e eficiência, havendo um maior investimento em tecnologias que incrementam os ganhos genéticos dos animais, sendo que a inseminação artificial, recorrendo a sémen congelado, uma ferramenta essencial em qualquer exploração de animais. Desta forma o objectivo deste trabalho foi adicionar ácido linoleico conjugado (CLA), em diferentes concentrações, (0, 100 e 200 µM) no diluidor de congelação de sémen de touro das raças Holstein Frísia, Aberdeen Angus, Charolês e Limousine e avaliar a motilidade espermática, a integridade dos acrossomas e a viabilidade do sémen antes e depois de congelar/descongelar. Para isso, foram recolhidos dezoito testículos de bovinos, das raças Holstein Frísia, Charolês, Limousine e Aberdeen Angus, para criopreservação de sémen obtido a partir do epidídimo. As análises laboratoriais avaliaram a motilidade por microscopia ótica de contraste de fase e por citometria de fluxo, a vitalidade e integridade da membrana plasmática (usando a técnica de coloração dupla com os fluorocromos PI e SYBR-14) e a vitalidade e integridade acrossómica (usando os fluorocromos PI e FITC-PSA). Para a análise estatística foi realizada uma análise de variância simples ANOVA, em que diferenças com P <0,05 foram consideradas significativas. [...]
- Arte com Matemática : uma análise dos padrões do artesanato faialensePublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaA freguesia da Matriz, da cidade da Horta, assinalou no passado dia 8 de março de 2016 mais um Dia da Freguesia, data que marca também o nascimento de António José de Ávila, mais tarde conhecido por Duque D’Ávila e Bolama. A sessão solene desta celebração decorreu pelas 20h30 na Sociedade Amor da Pátria. Foi proferida a comunicação "Arte com Matemática: Uma análise dos padrões do artesanato faialense", que dediquei à arte de recortar papel da Dona Maria de Lourdes Pereira, às rendas tradicionais da Dona Ana Baptista, aos bordados de palha de trigo sobre tule da Dona Isaura Rodrigues e aos bordados de crivo da Dona Salomé Vieira. (...) Neste artigo, selecionou-se uma peça de cada artesã para estudar as suas simetrias. Os exemplos escolhidos mostram como pode ser rica a análise matemática das diferentes formas de artesanato. Para além de se poderem analisar as peças como um todo, muitas vezes tem interesse explorar diferentes zonas de uma mesma peça. (...)