Browsing by Author "Fialho, Adolfo Fernando da Fonte"
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- Colaboração entre professores e perceções da eficácia da escola e da dificuldade do trabalho docentePublication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Fialho, Adolfo Fernando da FonteA colaboração entre docentes é considerada por muitos autores como um poderoso fator de aprendizagem profissional dos professores e de eficácia das escolas. No presente trabalho, procura se perceber se os níveis mais intensos de interação profissional entre colegas estão associados a maiores perceções de eficácia da escola e a menores sentimentos de dificuldade do trabalho. O estudo empírico foi realizado em três escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário e analisados com recurso à estatística descritiva e inferencial e à análise de redes sociais. Os resultados mostram que é possível retirar diferentes conclusões sobre a matéria, consoante a análise tome como unidade de observação a escola ou o docente. Os resultados obtidos ao nível individual mostram que o envolvimento colaborativo dos docentes não apresentou associação significativa com as perceções sobre a eficácia da escola, mas mostrou uma associação clara e de sentido negativo com as perceções de dificuldade do trabalho docente.
- A criança e a cultura regional açoriana : contributos de um olhar sobre o brincarPublication . Condessa, Isabel; Fortuna, Maria Margarida Pacheco; Castanho, Maria da Graça Borges; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Andrade, RitaO Projecto de Investigação, Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da Cultura do Brincar (P.I.R.A.T.A. - C.B.) tem o propósito de nos convidar a recuar no tempo, a fazer uma pausa no uso das tecnologias educativas, e a descobrir a magia daquilo que de mais genuíno herdámos dos nossos antepassados – o brincar, o expressar e o aprender através do recurso a jogos, a rodas cantadas e a lenga-lengas, que são parte integrante da nossa memória da infância. Analisando os recursos culturais das comunidades açorianas, no que respeita às suas produções de cariz artístico e popular, esta investigação procurará reverter a favor de uma escola que actue em pleno diálogo com a comunidade envolvente e que pense na dupla vertente da educação das crianças: individual e social. Primeiro, pelo desenvolvimento das capacidades expressiva e comunicativa; segundo, pela aquisição de conhecimento sobre o património cultural açoriano.
- Haja saúde : contributos para uma infância saudávelPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, Célia; Fialho, Adolfo Fernando da FonteHAJA SAÚDE – contributos para uma infância saudável é um livro de atividades psicopedagógicas no âmbito da Educação para a Saúde destinado a pais, educadores e professores que lidam com crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, em diferentes contextos educacionais. É ainda um livro muito pensado para simplificar a prática docente dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico na área da Educação para a Cidadania, nomeadamente na abordagem à dimensão da Educação para a Saúde e aos temas Alimentação, Substâncias Psicoativas e Sexualidade e Afetos. Numa primeira parte aborda resultados que a investigação científica, problematizada sobretudo na ótica da Psicologia, aporta sobre estes temas; numa segunda parte surge o Caderno de Apoio à Ação Educativa com diferentes propostas de atividades e materiais pedagógicos.
- O lúdico na superação de dificuldades : a matemática e a expressão plástica em conexão na educação pré-escolarPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Moura, Sandra CoutoNeste artigo, apresentam-se algumas sugestões de jogos/atividades lúdicas a implementar na superação de dificuldades relativas ao despertar do sentido de número na Educação Pré-Escolar. Os jogos e atividades lúdicas em causa foram desenvolvidos em contexto de estágio, neste nível de ensino, explorando um cenário de múltiplas conexões entre a Expressão Plástica e a Matemática e considerando uma das principais teorias edificadoras do Método de Singapura: a abordagem concreto-pictórico-abstrato. O presente texto foi adaptado de um dos capítulos do Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, intitulado "O jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico".
- Matemática & arte : a expressão plástica na descoberta de padrões matemáticosPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Medeiros, Carla; Jarimba, IvoA Matemática é a ciência dos padrões. Atualmente, esta é a definição mais consensual para esta área do saber. Destaca-se uma consequência prática desta definição no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática: as explorações matemáticas devem ser encaradas, cada vez mais, como uma oportunidade para os alunos serem capazes de explicar e justificar as regularidades encontradas, bem como os conceitos e procedimentos empregues, contrariando a ideia de que a Matemática é uma disciplina árida, regida exclusivamente por automatismos e pela aplicação cega de algoritmos. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre quatro explorações matemáticas realizadas por uma turma do 3.º ano de escolaridade, no decorrer de um estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao mesmo tempo que exploravam algumas marcas do património cultural açoriano, os alunos tiveram a oportunidade de desvendar conexões entre a Matemática e a Arte, por intermédio da Expressão Plástica. A descoberta de padrões na construção de uma maqueta, na elaboração de esboços de calçadas e de tapetes decorativos e na composição de painéis com azulejos de Truchet, tendo por base o cálculo de perímetros e áreas, proporcionou momentos ricos de aprendizagem, tirando partido das excelentes sinergias que se podem explorar entre a Matemática e a Expressão Plástica.
- O Projeto P.l.R.A.T.A.-C.B.Publication . Condessa, Isabel; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Andrade, Rita; Fortuna, Maria Margarida Pacheco; Castanho, Maria da Graça BorgesO projecto de investigação, Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da cultura do brincar PIRATA - CB) tem o propósito de nos convidar a recuar no tempo e a descobrir a magia daquilo que de mais genuíno herdámos dos nossos antepassados - o brincar, o expressar e o comunicar através das actividades que se relacionam com a infância: as danças e rodas cantadas, os jogos tradicionais infantis (com e sem lengalengas, envolvendo ou não brinquedos). Estas actividades são parte integrante da nossa memória da infância e cremos serem a base de muitas das criações açorianas. A cultura de um povo engloba "todo um património assente em valores humanos e sociais, sendo marcada por ritos profanos e religiosos que vão desde a vida à morte das pessoas, determinando e definindo essas sociedades" (Torres 1998: 22). Neste mesmo sentido, o brinquedo, e a actividade lúdica que ele gera, é também ele propriedade real ou simbólica de um povo, património do colectivo, que gera sensações, sentimentos e representações. Parafraseando Brougère (2002: 19), "Brincar torna-se o arquétipo de toda actividade cultural que, como a arte, não se limita a uma relação simples com o real". Esta investigação procurará reverter a favor de uma "Escola do Século XXI", escoa essa que deverá actuar em pleno diálogo com a comunidade envolvente e, assim, reflectir o sentido das brincadeiras de infância na educação das crianças, não só pela aquisição de conhecimento sobre o património cultural da infância e pelas interacções sociais que potenciam, mas também, e num primeiro plano, pela possibilidade de desenvolvimento das diferentes capacidades da criança: lúdica, expressiva, comunicativa e criativa. Contudo, para transmitir este património da "cultural do brincar": através da educação da/pela expressão artística e lúdica, primeiro é preciso conhecer, compreender, explicar e valorizar essa mesma cultura. Neste sentido, procurámos alargar o universo das pesquisas a uma amostra representativa das gentes açorianas, cuja identidade colectiva irmana das condições únicas a que o seu povo está sujeito, nomeadamente ao isolamento geográfico e à convivência com a dispersão em nove ilhas; à riqueza que emerge das actividades mais ligadas ao sector primário - agricultura, pecuária, actividade piscatória e transformação desses produtos; aos rituais religiosos e profanos associados às Festas Populares do Divino Espírito Santo que decorrem por todo o Arquipélago. (da Introdução)
- (Re)aprender a brincar : memórias de infância dos seniores das ilhas Terceira e GraciosaPublication . Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Condessa, IsabelA identidade cultural dos açorianos distingue-se pela singularidade do arquipélago, em que grande parte da população tem um compromisso entre o passado e o presente, manifestando essa relação nos mais singulares hábitos e costumes, como na culinária, no folclore, na música, na dança e no jogo tradicional. A partir das memórias de um grupo de indivíduos pertencentes à população sénior (n=239) naturais e residentes em duas ilhas (Terceira e Graciosa) do arquipélago dos Açores fomos recordar e partilhar experiências decorrentes das suas vivências de infância, deixando no texto uma análise quantitativa e comparativa das brincadeiras e jogos mais recordados, cruzando com uma análise qualitativa, efetuada a partir de inúmeros testemunhos de inúmeros idosos. Esta análise permitiu-nos inferir que há a crença generalizada sobre a elevada relevância do papel do brincar e do jogo na infância, devendo perpetuar-se essas atividades como marca da sua cultura e como estimulo à relação e ao convívio, mesmo nos dias e idades atuais.