Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.93 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O projecto de investigação, Recolha e Análise de Tradições Açorianas: da cultura do brincar PIRATA - CB) tem o propósito de nos convidar a recuar no tempo e a descobrir a magia daquilo que de mais genuíno herdámos dos nossos antepassados - o brincar, o expressar e o comunicar através das actividades que se relacionam com a infância: as danças e rodas cantadas, os jogos tradicionais infantis (com e sem lengalengas, envolvendo ou não brinquedos). Estas actividades são parte integrante da nossa memória da infância e cremos serem a base de muitas das criações açorianas. A cultura de um povo engloba "todo um património assente em valores humanos e sociais, sendo marcada por ritos profanos e religiosos que vão desde a vida à morte das pessoas, determinando e definindo essas sociedades" (Torres 1998: 22). Neste mesmo sentido, o brinquedo, e a actividade lúdica que ele gera, é também ele propriedade real ou simbólica de um povo, património do colectivo, que gera sensações, sentimentos e representações. Parafraseando Brougère (2002: 19), "Brincar torna-se o arquétipo de toda actividade cultural que, como a arte, não se limita a uma relação simples com o real". Esta investigação procurará reverter a favor de uma "Escola do Século XXI", escoa essa que deverá actuar em pleno diálogo com a comunidade envolvente e, assim, reflectir o sentido das brincadeiras de infância na educação das crianças, não só pela aquisição de conhecimento sobre o património cultural da infância e pelas interacções sociais que potenciam, mas também, e num primeiro plano, pela possibilidade de desenvolvimento das diferentes capacidades da criança: lúdica, expressiva, comunicativa e criativa. Contudo, para transmitir este património da "cultural do brincar": através da educação da/pela expressão artística e lúdica, primeiro é preciso conhecer, compreender, explicar e valorizar essa mesma cultura. Neste sentido, procurámos alargar o universo das pesquisas a uma amostra representativa das gentes açorianas, cuja identidade colectiva irmana das condições únicas a que o seu povo está sujeito, nomeadamente ao isolamento geográfico e à convivência com a dispersão em nove ilhas; à riqueza que emerge das actividades mais ligadas ao sector primário - agricultura, pecuária, actividade piscatória e transformação desses produtos; aos rituais religiosos e profanos associados às Festas Populares do Divino Espírito Santo que decorrem por todo o Arquipélago. (da Introdução)
Description
O presente texto corresponde ao capítulo XIII do livro em apreço, redigido em co-autoria com colegas da Universidade dos Açores, no qual se apresentam alguns dos resultados do estudo realizado em torno da cultura do brincar nos Açores.
Keywords
Actividade Lúdica Infantil Cultura do Brincar Infância Jogo Tradicional Infantil
Pedagogical Context
Citation
Condessa, Isabel; Fialho, Adolfo; Andrade, Rita; Fortuna, Margarida; Castanho, Graça (2009). "O projecto P.I.R.A.T.A.-C.B", in Isabel Cabrita Condessa (org.), (Re)aprender a brincar: da especificidade à diversidade, 173-202. Ponta Delgada : Universidade dos Açores e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Publisher
Universidade dos Açores